sábado, 17 de abril de 2010

Um título, dois times

O Barcelona tem, na tabela, três pontos de vantagem em relação ao Real Madrid no Campeonato Espanhol. Na prática, são quatro pontos. Como ganhou os dois jogos contra o Real e o primeiro critério de desempate na Espanha é o confronto direto, o Barcelona pode acabar empatado com o maior rival na tabela para ser bicampeão.

A esperança do Real Madrid reside em dois fatores. Uma tabela mais fácil e o fato de o Barcelona dividir as atenções com a disputa na Champions League - nos dias 20 e 28, o time enfrenta a Inter de Milão nas semifinais da competição europeia.

O Real, portanto, pega rivais com melhores campanhas. Mas os times mais encardidos, Valencia, Osasuna e Athletic, o Real recebe em casa, no Bernabéu, onde venceu todos os jogos exceto o de sábado passado. O mais complicadinho é o Mallorca fora. Sinceramente, não vejo o Real Madrid perdendo pontos em nenhum destes sete jogos. Como disse Manuel Pellegrini, o time fará o Barcelona ganhar todos os seus pontos.

Para o Barça, a boa notícia é que o Xerez, praticamente rebaixado e no Camp Nou, será o rival entre os jogos contra a Inter. Dá para colocar 11 reservas e ganhar do Xerez do mesmo jeito. Mas os adversários mais complicados o Barcelona vai enfrentar fora de casa: Espanyol (uma derrota em nove jogos, rival da cidade), Villarreal (em franca ascenção) e Sevilla (brigando por Champions).

Segundo Guardiola, serão "jogos terríveis em campos difíceis". Ele tem razão. Caso o Real ganhe todos os seus jogos, e Guardiola está certamente contando com isso, o Barcelona poderá ter só um tropeço. Não pode ter dois. Na teoria, a tabela do Real Madrid é, sim, mais fácil que a do Barcelona. Ou melhor, mais tranquila.

Os jogos restantes para Barça e Madrid

Real Madrid: Valencia (casa), Zaragoza (f), Osasuna (c), Mallorca (f), Athletic Bilbao (c) e Málaga (f). No total, esses times somam no campeonato 292 pontos ganhos.

Barcelona: Espanyol (fora), Xerez (c), Villarreal (f), Tenerife (c), Sevilla (f) e Valladolid (c). No total, esses times somam 251 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário