sábado, 24 de abril de 2010

Torneios de Pré-Temporada: Troféu Festa de Elche



O estádio Manuel Martínez Valero recebe todo ano o torneio "Trofeu Festa de Elche" (getty images)


O Troféu Festa de Elche (Festa d'Elx, em catalão) é um torneio amistoso de futebol que se organiza todo ano na cidade espanhola de Elche, (provincia de Alicante) de maneira ininterrumpta desde 1960, sendo o terceiro troféu de verão mais antigo da Espanha, despois do Teresa Herrera e o Ramón de Carranza. Um total de 39 clubes de 13 países diferentes já participaram do torneio, sendo o Elche FC quem disputa como mandante em cada uma das edições. Em 2009 foi disputada a qüinquagésima edição, sendo o Elche FC o atual campeão do torneio.

Em 1969, Elche e Estudiantes se enfrentaram pelo torneio. Os argentinos foram campeões ao ganharem por 2 a 1 (elche.com)

O Troféu Festa de Elche foi criado no ano de 1960 pela Junção de Elche para conmemorar as festas da cidade, em honra à sua padroeira, a Virgem de Assunção, cada 15 de agosto. Em um primeiro momento, o troféu representaria a Palmeira imperial, porém por diversos motivos se propususeram a dar ao troféu o nome de José Esquitino, nome de quem fora presidente em Elche por então, porém o mesmo não concordou.

No jogo desta temporada, o Elche venceu por 2 a 1 o Almería, conquistando, assim, o seu 25º torneio.

Todos os campeões

Elche FC - 25 títulos.

FC Barcelona - 3 títulos.

Real Madrid, Real Múrcia, Vasco da Gama, Indepediente, Estudiantes de La Plata, Real Zaragoza, Valencia, Seleção do Marrocos, Osasuna, Villarreaal, Deportivo, Real Bétis, Mallorca, Espanyol, Ferencvárosi Torna Club - 1 Título.


Você pode saber mais do torneio entrando página especial (em castellano) sobre o Torneio que movimenta a cidade da comunidade valenciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário