sábado, 1 de maio de 2010

O gigante cai!

Jogadores do Barça parecem não acreditar: favoritaço ao bí-campeonato, o gigante cai e não irá à final (AP)

A Inter foi para o Camp Nou com uma boa vantagem diante do Barcelona, já que vencera a partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões por 3 a 1. O que não surpreendeu ninguém foi a forma como o Barcelona começou a partida, jogando em cima dos italianos. Nos primeiros 20 minutos, o Barça teve 81% de posse de bola. É bem verdade que, durante esse período, aconteceu apenas uma chance boa de gol para os blaugranas. Aos dois minutos, Pedro recebeu passe de Messi e chutou de fora da área, a bola passou perto do gol de Júlio César.

Pedro mais uma vez levou perigo para o gol da Inter aos 22 minutos, quando chutou de primeira após cruzamento de Daniel Alves. A bola passou pertinho da trave. O jogo seguia sob domínio espanhol, mas a Internazionale estava com uma marcação implacável. Só que, aos 27 minutos, após falta em Busquets, Thiago Motta recebeu o cartão vermelho. O brasileiro colocou a mão no rosto do espanhol, e o árbitro entendeu como agressão.

Como era de se esperar, a expulsão fez com que o Barcelona aumentasse a pressão. Aos 32 minutos, Messi fez grande jogada na entrada da área e chutou para excepcional defesa de Júlio César que, com a ponta dos dedos, mandou para escanteio. Seis minutos depois, Daniel Alves recebeu dentro da área e rolou para Ibrahimovic. O sueco chutou em cima de Samuel.

A última chance do Barcelona na primeira etapa foi de Ibrahimovic em cobrança de falta. A bola foi para fora. Na segunda etapa, o Pep Guardiola apostou na entrada de Maxwell no lugar de Gabriel Milito. Mas o panorama da partida seguiu o mesmo. Barcelona com maior posse de bola, mas sem conseguir criar chances muito claras de gol.

Apesar de estar muito marcado, as principais chances do Barça foram com Messi (reuters)


Guardiola ainda trocou nos primeiros 20 minutos Ibrahimovic e Busquets, por Bojan e Jeffrén. Aos 36 minutos, o Barcelona criou sua melhor chance no segundo tempo. Messi cruzou para Bojan, que cabeceou forte. A bola triscou a trave de Júlio César. Dois minutos depois, o time espanhol trocou passes na frente da área. Xavi encontrou Piqué, que deu um belo drible para enganar Córdoba e Júlio César e tocou para as redes: 1 a 0 Barcelona. Faltavam menos de 10 minutos para o fim da partida. E a pressão aumentou. Aos 41 minutos, Xavi chutou forte para defesa de Júlio César, no lance seguinte, mais uma defesa do goleiro brasileiro, após chute de Messi.

O árbitro apontou quatro minutos e, logo aos 46 minutos, Bojan marcou para o Barça, mas o gol foi anulado, já que Touré tinha tocado com a mão no início da jogada. Depois disso o Barcelona não conseguiu marcar o segundo gol, que daria a classificação para o time blaugrana. Ao final da partida, Mourinho correu para celebrar a classificação, o que, na "cabeça" de Victor Valdés, foi gerado como uma "provocação". Valdés até chegou a discutir com Mourinho, mas não tinha força, por causa da "decepção". Segundo dados do jornal catalão Sport, os jogadores da Inter exageraram demais na comemoração... nos vestiários!

Levantar a cabeça
A torcida culé acreditava fielmente numa remontada histórica. O mosaico na entrada das equipes a campo demonstrava muito bem a confiança. Foco de uma jogada polêmica, o gol anulado de Bojan, no final do jogo, o meio-campista Yaya Touré criticou a decisão do árbitro Frank de Bleeckere, que anulou a jogada por suposto toque de mão seu.

Sábado, contra o Villarreal, o Barça volta a campo para mais um jogo decisivo na temporada. Se vencer, poderá dar um passo enorme para a conquista da Liga. Porém se perder, irá se complicar muito na Liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário