sábado, 29 de maio de 2010

Especial: As 15 revelações da Liga Espanhola

De Gea surgiu como um meteoro no Atlético de Madrid. Hoje, já é ídolo da torcida colchonera e esteve presente na pré-lista da Espanha para a Copa do Mundo (getty images)


Um dos grandes clichês do futebol reza que “todo grande time começa com um grande goleiro”. O que nem sempre é verdade, mas, nesse caso, pode ser aplicado à lista de revelações do Campeonato Espanhol 2009/10. Isso porque ela se inicia com David De Gea, que simplesmente atropelou a concorrência no Atlético de Madrid, acabou com os problemas no setor, faturou a Liga Europa e quase foi à Copa do Mundo, se tornando, aos 20 anos, ídolo da torcida.

Além dele, podem ser citados bons zagueiros, como Álvaro Domínguez e Mikel San José, e extremos como Jordi Alba e o talentosíssimo Iker Muniaín, que prometia muito no início da temporada e até teve um bom desempenho mas ainda não chegou à titularidade. O polivalente Jeffrén Suárez é o único representante do Barcelona, que também tem Alberto Botía, do Sporting Gijón, sob contrato e mais três ex-atletas na lista: Raúl Baena, Toríbio e Jordi Alba.

Entre os clubes, destaque para o Atlético de Madrid, que apresentou quatro bons nomes e mostrou, novamente, que apostar na molecada é bem mais interessante do que torrar dinheiro com nomes de qualidade duvidosa, como Cléber Santana. O Espanyol aparece em segundo, com três, e promete ainda mais para os próximos anos. Confira a lista:

Nome: David De Gea
Idade: 20 anos
Posição: Goleiro
Clube: Atlético de Madrid
Quando o Atlético de Madrid contratou o badalado Sergio Asenjo no final da temporada passada, imaginava que estava trazendo um goleiro que seria titular do clube por muitos anos e acabaria com o problema na posição. Asenjo, porém, falhou seguidamente, e David De Gea, reserva dele no Mundial Sub-20 em 2009, tomou o lugar para não largar mais e passar a ser apontado como o sucessor natural de Iker Casillas na seleção espanhola. A convocação para a pré-lista de Vicente del Bosque mostra isso e confirma de vez o nome de De Gea como um dos grandes da posição no país.

Com apenas 17 anos, Muniaín já está fazendo história no Athletic Bilbao (AP Photo)


Nome: Iker Muniaín
Idade: 17 anos
Posição: Meia/Extremo direito
Clube: Athletic Bilbao
Tratado como joia já há algum tempo, Muniaín finalmente estreou nos profissionais do Athletic Bilbao e contribuiu, durante a temporada, com gols decisivos, como contra os Young Boys-SUI pela Liga Europa. Ele também se tornou o segundo jogador mais jovem da história do clube e fez uma boa temporada de estreia, mesmo tendo jogado o Mundial Sub-17 e interrompido a sequência do bom início que teve. Reserva em 22 das 26 partidas que atuou, foi às redes quatro vezes, deu três assistências e deixou a impressão de que ainda tem muito a evoluir, embora mostre um potencial imenso.

Nome:
Jordi Alba
Idade: 21 anos
Posição: Extremo esquerdo
Clube: Valencia
Dispensado do Barcelona em função da sua fragilidade física, o pequenino Jordi Alba parece mostrar, a cada dia, que pode compensar a baixa estatura com o talento que possui e se tornar um jogador interessante. Depois de fazer uma boa Liga Adelante em 2008/09 pelo Gimnàstic de Tarragona, ele retornou ao Valencia, clube ao qual pertence, para buscar um lugar na equipe principal, e conseguiu. Ao todo, Alba atuou em 15 partidas dos Ches, sendo 12 como titular, e terminou o ano em alta com a torcida, mesmo tendo sido deslocado para a lateral esquerda em função da alta concorrência em sua posição de origem.

Nome: Mikel San José
Idade: 21 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Athletic Bilbao
Revelado pelo Athletic, o jovem Mikel San José se transferiu para o Liverpool ainda na base, mas, sem chances nos Reds, retornou a Bilbao e parece ter tomado a decisão certa, pois, logo de cara, tornou-se titular absoluto dos Leones. Exibindo muita segurança e solidez, San José atuou em 30 partidas da Liga e marcou três gols, figurando sempre em listas de melhores defensores da competição e tendo o nome cogitado para a disputa da Copa do Mundo. Ele quer permanecer na Espanha por mais tempo, mas os ingleses já solicitaram seu retorno para a disputa da Premier League 2010/11.

Nome: Ander Herrera
Idade: 21 anos
Posição: Meia
Clube: Zaragoza
Depois de surgir como grande promessa na Liga Adelante 2008/09, Ander Herrera estreou na primeira divisão espanhola cercado de expectativas. Não repetiu, naturalmente, o desempenho do ano passado, mas mostrou qualidade, regularidade e, principalmente, muita versatilidade, atuando em várias posições no meio-campo e ajudando sua equipe a se livrar de um rebaixamento que parecia certo. Ao todo, Ander disputou 30 partidas, sendo 23 como titular, marcando dois gols. Em um time mais arrumado, poderá crescer muito.

Nome: Ibrahima Baldé
Idade: 19 anos
Posição: Atacante
Clube: Atlético de Madrid
O senegalês, que começou a carreira no Vélez Sarsfield, começa a colher os frutos da aposta ousada que fez ao sair do país e tentar a sorte na América do Sul, e, em sua primeira temporada com os Colchoneros, já mostrou talento. Baldé atuou, ao todo, em 18 partidas, sendo cinco delas como titular e foi capaz de ofuscar o desempenho de jogadores mais caros e experientes, como Eduardo Salvio, além de adiar a progressão de Borja Bastón, que disputou o Mundial Sub-17 e é apontado dentro do clube como um possível sucessor de Fernando Torres.

Nome: Álvaro Domínguez
Idade: 21 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid teve a pior defesa do Campeonato Espanhol entre os dez primeiros colocados, com 61 gols sofridos, mas os jovens parecem ter ignorado essa estatística. Além do supracitado David De Gea, o /89 Álvaro Domínguez também conseguiu aproveitar as oportunidades que teve e se firmar no time titular com uma naturalidade surpreendente. Versátil e qualificado tecnicamente, ele pode atuar também como lateral esquerdo e deixou, durante toda a temporada, o badalado Leandro Cabrera ausente inclusive do banco de reservas.

Nome: Didac
Idade: 21 anos
Posição: Lateral esquerdo
Clube: Espanyol
Titular da seleção espanhola no Mundial Sub-20, Didac é um dos expoentes de uma nova geração que surgiu com muita qualidade nos blanquiblaus em 2009/10. Rápido, relativamente habilidoso e eficiente na defesa, ele se firmou como titular a partir do início do segundo turno e fez frente a Daniel Alves no empate sem gols do clássico da Catalunha, marcando-o com muita qualidade. Mais um bom nome para a excelente safra espanhola de laterais esquerdos, que já contava com Roberto Canella, Nacho Monreal e José Ángel, entre outros.

Nome: Raúl Baena
Idade: 21 anos
Posição: Volante
Clube: Espanyol
Outro nome pinçado por Mauricio Pochettino nesta temporada, Raúl Baena começou a carreira no Málaga e se transferiu para o Barcelona, onde ficou em 2003 e 2007. Após abandonar os culés, acertou com o Espanyol e foi pinçado por Mauricio Pochettino para o time de cima em 2009/10, demonstrando boa técnica, combatividade e dinamismo dentro de campo. Atuou, ao todo, em 19 partidas, sendo onze delas como titular, e também se destacou no empate sem gols contra o seu ex-clube, para o qual terá de pagar uma indenização de 3.5 milhões de euros.

Nome: Víctor Ruiz
Idade: 21 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Espanyol
Sem dúvidas, a principal revelação do Espanyol na temporada. Canhoto, habilidoso e viril quando necessário, Ruiz logo se firmou como titular, abrindo espaço para outros companheiros da base e mostrando que poderá crescer ainda mais num futuro próximo. A boa temporada do defensor atraiu o interesse de clubes como Napoli e Tottenham, mas é provável que ele permaneça na Catalunha por mais algum tempo, para seguir jogando com regularidade e evoluir mais rapidamente. É outro que tem condições de chegar à seleção depois da Copa do Mundo.

Sem muitas chances no Barcelona, Botía foi para o Sporting Gijón e fez uma grande temporada (AP Photos)


Nome: Alberto Botía
Idade: 21 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Sporting Gijón
Também titular no Mundial Sub-20, Alberto Botía é cria das divisões de base do Barcelona, mas, com a contratação de Dmitro Chigrynskiy e a ascensão do jovem Marc Muniesa à equipe principal, se viu sem espaço. Emprestado ao Sporting Gijón, porém, ele teve a chance de, em uma sequência de jogos, mostrar qualidades e se valorizar muito no mercado europeu. Rápido, forte e eficiente no jogo aéreo, Botía poderá até retornar à Catalunha na próxima temporada, graças ao seu desempenho e à inconstância de alguns defensores culés.

Nome: Keko
Idade: 18 anos
Posição: Extremo direito
Clube: Atlético de Madrid/ Valladolid
Revelado pelo Atlético de Madrid, o extremo direito Keko estreou pelo clube nessa temporada, mas, em função do excesso de concorrência e do caos vivido no Vicente Calderón, acabou sendo emprestado ao Valladolid. Ele não conseguiu evitar o rebaixamento dos blanquivioletas, mas deixou boa impressão ao disputar 14 partidas no Campeonato Espanhol e efetuar duas assistências, mostrando boa velocidade e precisão nos cruzamentos. Nascido em 1991, ele poderá, nos próximos anos, reeditar a dupla com Koke, volante /92 que deverá subir aos profissionais dos Colchoneros em breve.

Nome: Toríbio
Idade: 21 anos
Posição: Volante
Clube: Málaga
Assim como Baena, Botía e Jordi Alba, Toribio também passou pelas divisões de base do Barcelona, mas não teve muito espaço por lá e rumou para o Málaga B em 2009. Logo de cara, subiu para os profissionais e não demorou para conseguir um lugar entre os titulares, sempre mostrando muita combatividade no meio-campo. Versátil, ele também chegou a atuar como zagueiro durante a temporada e, dada a excessiva juventude dos Boquerones, acabou se tornando um dos líderes de uma geração de garotos que salvou o clube do rebaixamento na última rodada com um empate contra o Real Madrid.

Nome: Michel Macedo
Idade: 20 anos
Posição: Lateral direito
Time: Almeria
Com a saída do experiente e regular Bruno para o Valencia, o então técnico do Almeria, Hugo Sánchez, resolveu dar um voto de confiança ao jovem brasileiro Michel Macedo, efetivando-o no posto. E o ex-flamenguista, que teve passagens pela seleção sub-17, não decepcionou, mostrando boa desenvoltura no apoio ao ataque, além de muita velocidade e alguma qualidade nos cruzamentos. Seu estilo de jogo é semelhante ao do também brasileiro Guilherme, ex-Vasco, que já milita na equipe principal há mais tempo, mas só ganhou a posição de titular nesse ano.

Jeffrén entrou muito bem na final do Mundial, contra o Estudiantes, e passou a ter a confiança de Guardiola (getty images)


Nome: Jeffrén Suárez
Idade: 22 anos
Posição: Extremo direito
Time: Barcelona
Depois de tanto esperar e ver o sucesso de ex-companheiros do time B, como Pedro, Sergio Busquets e Piqué, o hispano-venezuelano Jeffrén Suarez finalmente teve as chances pelas quais aguardava já há algum tempo, e não decepcionou. Versátil, atuou em várias posições, desde a lateral direita até a ponta esquerda, e fez uma belíssima partida na final do Mundial Interclubes, contra o Estudiantes, além de mostrar que pode, sim, ser muito útil no elenco de canteranos superstars que Guardiola possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário