sexta-feira, 28 de maio de 2010

Técnicos: Vicente Del Bosque

Vicente Del Bosque já está na África, assim como a seleção espanhola, e terá uma grande missão pela frente: levar a Espanha ao primeiro título Mundial (getty images)


Como jogador, Vicente Del Bosque jogou na posição de meio-campo em um total de 441 partidas oficiais pelo Castilla, Córdoba, Castellón e Real Madrid, onde ganhou 5 ligas e 4 Copas del Rey. Com a seleção espanhola, jogou a Eurocopa de 1980.

Uma vez abandonada a carreira como jogador de futebol, del Bosque se incorporou como técnico nas categorias de base do Real Madrid. Em 1994, estreou como treinador da equipe A dos blancos graças a demissão de Benito Floro, mas só ocupou esse posto durante 1 mês, voltando, logo, ao seu trabalho na cantera merengue. Da mesma maneira, dirigiu uma partida da primeira equipe em 1996, quando o Real Madrid derrotou o Athletic Bilbao, no San Mamés, por 5 a 0.

Finalmente, na temporada 99/2000, o clube decidiu confiar a gestão de maneira estável para Vicente del Bosque em substituição à John B. Toshack. O resultado foi muito satisfatória ao clube: conseguiu ganhar a Champions League dessa temporada, eliminando equipes como Manchester United, até então atual campeão da competição, Bayern de Munich e Valencia, na final, quando arrasou os chés: 3 a 0.

Como contra-ponto, o clube, presidido por Florentino Pérez, começou a Era Galática - ao incorporar os três ganhadores da Bola de Ouro, como Luís Figo, procedente do Barcelona, Zinedine Zidane, da Juventus, e Ronaldo, da Inter de Milão. Em suas 4 temporadas como treinador da primeira equipe, Del Bosque conseguiu duas Champions League, 2000 e 2002; duas Ligas, 2001 e 2003; uma Supercopa da Espanha, 2001; uma Supercopa da Europa, 2002; e um Mundial Interclubes, em 2002. Essa grande trajetória do Real Madrid chegou a ser comparada como grande Real Madrid dos anos 50 e 60 líderados por Alfredo Di Stéfano e Ferenc Puskás.

Mas em junho de 2003, um dia após o Real Madrid conquistar o seu 29º título da Liga, o clube informou que não iria renovar o contrato do treinador espanhol, que expirou no dia 30 de junho desse ano. Apesar de tantos títulos e de ter trago o Real Madrid à glórias europeias novamente, Del Bosque foi acusado de usar métodos ultrapassados ou de concessão de muito poder no vestiário por jogadores como Fernando Hierro, cujo contrato não foi renovado. No verão de 2004, trás a demissão de Iñaki Sáez como treinador da fúria, Del Bosque foi sondado como um dos possíveis candidatos de ocupar o cargo, mas o eleito foi Luis Aragonéz, que fracassou na Copa do Mundo de 2006, mas conquistou a tão "pedida" Eurocopa de 2008.

Na temporada 2004-05, foi contratado pelos turcos do Besiktas, mas, após uma temporada medíocre, acabou demitido no mesmo ano. Em julho de 2006, a Federação Mexicana de Futebol ofereceu ao treinador o cargo da seleção após a eliminação no Mundial desse mesmo ano, com um saldo mínimo de $2.000.000 por, mas, no entanto, rejeitou a proposta.

Nas eleições à presidência do Real Madrid, em julho de 2006, esteve muito perto de regressar ao clube, mas a vitória de Ramón Calderón impediu que isso acontecesse, e Fábio Capello acabou como treinador do clube. Em julho de 2008, confirmou em entrevista à Cadenar SER ser o novo treinador da seleção espanhol, substituindo Luis Aragonéz, onde estreou em agosto de 2008, em um amistoso contra a Dinamarca. Vitória da fúria por 3 a 0. Um ano depois, disputou a Copa das Confederações e chegou ao torneio como um dos grandes favoritos para levar a taça, mas acabou caindo de maneira surpreendente para a seleção dos Estados Unidos, nas semifinais, por 2 a 0. A fúria acabou levando o terceiro lugar do torneio após vencer a Africa do Sul por 3 a 2.

Vicente Del Bosque chegou a atuar também como comentarista de futebol do canal Tele5, onde comentou algumas partidas da Copa del Rey e da SuperCopa da Espanha.

VICENTE DEL BOSQUE
Nome completo: Vicente Del Bosque González
Nascimento: 23 de dezembro de 1990, em Salamanca
Posição: Meio-campo
Clubes: Castilla, Córdoba, Castellón e Real Madrid
Clubes como técnico: Real Madrid, Besiktas, Seleção Espanhola
Títulos: 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Espanholas, 2 Supercopa da Espanha, 1 Supercopa da UEFA, 1 Mundial de Clubes

Nenhum comentário:

Postar um comentário