sábado, 1 de maio de 2010

Mais uma final na temporada

O Atlético de Madrid disputará no dia 12 de maio mais uma final na temporada (getty images)


Um gol de Forlán, aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação, colocou o Atlético de Madrid na decisão da Liga Europa. Os rojiblancos perderam por 2 a 1 para o Liverpool em Anfield Road, mas avançou graças ao gol marcado fora de casa. Na decisão, o Atléti enfrentará o Fulham, que passou pelo Hamburgo.

A decisão será a primeira do Atlético de Madrid na Liga Europa, incluindo os tempos da Copa da Uefa – antes, a equipe havia chegado às semifinais em 1997/98 e em 1998/99. Além disso, o clube impediu uma decisão entre ingleses, que seria a segunda da história; em 1971/72, o Tottenham levou a melhor sobre o Wolverhampton.

Antes do confronto desta quinta-feira, o brasileiro Lucas deixou claro que o Liverpool precisava tomar a iniciativa da partida. Era necessário sufocar o rival para fazer rapidamente um gol. Até deu sinais de que sufocaria o time madrileño. Na primeira jogada e com menos de 1min, Benayoun bateu forte e viu o goleiro De Gea evitar a abertura do marcador. Mas os visitantes não ficaram apenas recuados. O Atlético de Madrid não se intimidou com o estádio Anfield lotado e partiu para cima do Liverpool. As melhores jogadas da equipe espanhola nasciam pelos lados do campo, onde o português Simão Sabrosa, de 30 anos, se deslocava com velocidade. Com isto, as chances apareciam e obrigavam o goleiro espanhol da equipe inglesa, Pepe Reina, a realizar grandes defesas. Porém, os dois principais jogadores dos rojiblancos, Agüero e Forlán, não conseguiam finalizar em boas condições.

Aos poucos, os reds iam se encaixando na partida e conseguindo subir para o campo de ataque. Com uma escalação inusitada (Mascherano na lateral direita, Johnson na esquerda, Aquilani no meio e Kuyt isolado no ataque), a primeira grande oportunidade de marcar só surgiu aos 25 minutos, quando Javier Mascherano cruzou da direita e Dirk Kuyt finalizou para fora. A chance empolgou os ingleses que passaram a se impor em seu estádio e pressionar o jovem goleiro David De Gea. Após desperdiçar boas chances, o Liverpool chegou ao gol apenas aos 44 minutos, quando o israelense Yossi Benayoun cruzou da direita e o volante italiano Alberto Aquilani chutou com um 'voleio' meio desajeitado e acertou no canto esquerdo da meta de De Gea.

Na segunda etapa, Simão seguiu dando muito trabalho para Carragher e Agger. Porém, o time do participativo Gerrard era perigoso no contra ataque, deixando o resultado do jogo aberto. Lucas e Benayoun, do lado red, Raúl García e Reyes, pelo rojiblanco , tiveram suas oportunidades, mas desperdiçaram.

Com isto, a partida foi para a prorrogação e o Liverpool se saiu melhor. Aos 5 minutos do primeiro tempo, o brasileiro Lucas deu ótimo passe para Benayoun, que invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado para fazer o segundo gol dos anfitriões.

Porém, aos 12 minutos, Reyes escapou pela direita e cruzou para a boa chegada do artilheiro uruguaio Diego Forlán, que subiu de cabeça, deixou sua marca e comemorou muito. No segundo tempo da prorrogação, o Liverpool sentiu o golpe. Apático em campo, o time não conseguiu mostrar um bom futebol, não pressionou De Gea e foi eliminado em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário