sexta-feira, 28 de maio de 2010

Promessas: Paco Alcácer

Destaque da Euro Sub-17, Paco Alcácer pode ser o substituto de Villa no Valencia (uefa.com)

Originalmente do site Olheiros

--

David Villa não é fruto das canteiras do Valencia, mas, pode-se dizer, é tão filho da família Ché como qualquer outro garoto que esteja na base da equipe. Grande ídolo do clube nos últimos anos, o goleador recentemente deixou órfã a torcida que lotava o Mestalla para vê-lo, ao se transferir para o Barcelona. Mas ao que parece, é na própria formação valenciana que está o atacante que pinta como mais provável e imediato substituto de Villa – algo, aliás, almejado pelo próprio jogador: Paco Alcácer.

O atleta é o principal destaque da seleção espanhola sub-17, favoritíssima ao título do Europeu da categoria, cuja fase final está sendo realizada em Liechtenstein. Com um faro de gol que faz lembrar o ídolo valenciano, Paco já deixou sua marca quatro vezes nos dois jogos dessa última etapa da competição, além de dar uma assistência. Isso porque nas fases anteriores, o atacante já havia marcado oito gols. Ao todo, dos 31 tentos feitos pela Fúria no torneio, o jogador fez, sozinho, 12 deles.

As últimas vítimas do artilheiro foram França e Suíça. Contra os Bleus, fez um gol típico de centroavante, surgindo por trás da defesa e desviando o lançamento de Jesé Rodríguez, fechando o placar em 2 a 1 para os espanhois. Já no duelo contra os atuais campeões do mundo sub-17, Paco fez logo três dos quatro gols da Fúria, com destaque para o terceiro tento, onde brigou pela bola na entrada da área e, ao recuperá-la, limpou os zagueiros para chutar no contrapé do goleiro.

Como se vê, são lances que evidenciam tanto o bom posicionamento como técnica para controlar a bola. Características importantes para um atacante com presença de área. E a facilidade do jogador em causar estragos nas defesas rivais, mesmo com uma estatura baixa, já havia sido premiada no próprio Valencia. Com 16 anos, na temporada recém-encerrada, tornou-se o mais jovem atleta a marcar gols com a camisa da equipe B dos Chés, o Mestalla, pela Segunda Divisão B espanhola, e logo na primeira vez que pegara na bola em campo.

Já no elenco juvenil, Paco Alcácer era o garoto mais badalado. Foi destaque na campanha da equipe no campeonato espanhol da categoria, em que o Valencia chegou à decisão, sendo superado pelo Real Madrid. Na ocasião, aliás, o atacante teve um gol legal mal anulado, quando a partida estava 1 a 1 (terminou 3 a 1 para os merengues). Hoje, o atleta intercala treinos entre os juvenis, os juniores, o elenco Mestalla e já é cogitado para fazer a pré-temporada com a equipe principal. Possibilidade que ganhou força com a venda de Villa.

E o futebol apresentado pela promessa goleadora do Mestalla, como de se esperar, já é conhecido de olheiros e clubes de ponta europeus. Conforme a imprensa espanhola, Paco está sob a mira de times como os italianos Milan e Inter de Milão, o inglês Arsenal, além de Barcelona e Real Madrid. Os madrilenhos, na verdade, miram o atacante desde que este tinha 13 anos e ainda defendia o pequeno Torrent, clube que a jovem promessa Ché defendia antes de rumar ao Valencia.

Naturalmente, não há nenhuma pretensão de negociar ou perder a pequena jóia que, aos olhares de torcedores e da diretoria, é o nome ideal para, gradativamente, substituir David Villa. Mas o desafio, como se sabe, atende pela ótica financeira. Já há um tempo o Valencia vive uma grave crise financeira, que promete ser um pouco aliviada com a venda do ídolo do clube nos últimos anos. Manter Paco e outros destaques da base, como o também atacante Roger e o meia Isco será importante tanto para a formação da futuras equipes, como para a própria venda destes, mais adiante.

Euro Sub-17

Nesta segunda, a Euro Sub-17, aonde Paco Alcácer vem se notabilizando como principal nome do torneio, chega à rodada final da fase de grupos de sua etapa decisiva. Com seis pontos em dois jogos, os espanhois estão praticamente assegurados nas semifinais, e precisam de apenas um empate com Portugal para sacramentar a liderança do grupo A. Os lusos, por sua vez, necessitam da vitória e de um tropeço da França contra a lanterna Suíça, que só avança em caso de milagre, para chegar à próxima fase. Portugueses e franceses têm três pontos cada.

No grupo B, a Inglaterra, com seis pontos, já está classificada, e encara a Turquia (quatro pontos), que depende de apenas um empate para fazer companhia ao English Team. Aos britânicos, uma igualdade no marcador assegura a liderança. Eliminados e ainda sem pontos, os gregos podem complicar a vida dos tchecos, que têm um ponto e precisam que os turcos percam para os ingleses para avançar. As semifinais estão marcadas para o próximo dia 27, em Vaduz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário