sábado, 8 de maio de 2010

De volta à Champions, duas temporadas depois

Após uma campanha sem sal na liga, o Valencia assegurou a terceira vaga e está de volta à Champions League (AP)

Há três temporadas atrás, no dia 10 de abril de 2007, a torcida ché lotava o estádio Mestalla, acreditando fielmente que o Valencia poderia chegar à semifinal da Uefa Champions League daquela temporada. O Valencia tinha construido uma bela vantagem no jogo de ida, onde tinha empatado por 1 a 1, em pleno Stamford Bridge. Foi no último minuto de jogo, mas o Chelsea conseguiu avançar às semifinais da Liga dos Campeões. Morientes marcou o gol espanhol, enquanto Shevchenko e Essien fizeram os gols dos azuis. Foi a primeira vez em 40 anos que um time inglês vence o Valencia no estádio Mestalla. Na última ocasião, o Leeds United bateu os espanhóis por 2 a 0, em 1967.

O Valencia, então, deu adeus a competição, deixando os seus torcedores tristes e decepcionados. Mas não tanto como eles imaginavam. Ao término da Liga daquela temporada, o Valencia terminou em terceiro e garantiu novamente a vaga à Champions. Ficou no Grupo B, junto com Chelsea, Rosenborg e Schalke 04. Era de longe, um dos favoritos para pegar umas das duas vagas para a próxima fase. Não conseguiu. E fez pior: terminou em quarto colocado (5 pontos; 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas), não conseguindo nem uma vaga para a Copa da Uefa. Conseguiu o feito de perder duas vezes para o Rosenborg.

Após essa vergonha, o Valencia nunca mais voltou à Champions e ficou armagurando as quintas, sextas e sétimas posições da Liga. Porém, nesta temporada, o time conseguiu assegurar uma das vagas na UCL. Para a Champions da próxima temporada, a equipe precisa (e muito) mudar. Começando pelos pilares do time: David Villa e David Silva. Pelo que parece, nenhum dos dois jogadores irão continuar no clube. Se saírem, o Valencia tem a obrigação de contratar jogadores com o peso dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário