segunda-feira, 10 de maio de 2010

A falta que fez um lateral

Filipe Luís está de volta: estará na lista de Dunga? (AS)

À primeira vista muitos iriam estranhar um pouco o título da matéria. Mas isso aconteceu, de fato. E com o Deportivo La Coruña. O clube blanquiazul fazia uma temporada muito boa e estava cotado para assumir uma das vagas para a Champions League. Brigava fortemente com Sevilla, Mallorca e até mesmo o Valencia.

Até que, na vitória por 3 a 1 contra o Athletic Bilbao, no dia 23 de Janeiro, uma lesão mudou a temporada dos galegos. Aos 5 minutos do segundo tempo, com o jogo 0 a 0, Filipe Luís dividiu com o goleiro Goirka Iraizoz, do Athletic, e acabou mandando a bola para as redes. Mas, além do gol, sofreu um choque pior: o jogador fraturou o tornozelo direito quando sua perna ficou presa sobre o goleiro adversário, quando este caiu após o lance e, segundo os médicos, estava praticamente de fora da Copa do Mundo. O brasileiro, que foi convocado pela primeira vez por Dunga para a seleção em agosto, deixou os gramados de maca e vou levado imediatamente para o hospital local.

Filipe Luís dividindo com Iraizoz no lance ao qual se lesionou (getty images)

De lá pra cá, o Deportivo sofreu uma queda surreal, caindo da 4ª posição e chegando até a 12ª (hoje está em 10º). Mesmo contando com jogadores de alta produção, o Deportivo sentiu muito a falta de Filipe quando este esteve lesionado. Desde o jogo contra o Athletic Bilbao, o time somava 10 vitórias, 4 derrotas e 6 empates. Após o jogo contra os leones, a queda foi incrível: o time perdeu 12 vezes, incluindo a queda do tabu contra o Real Madrid, e venceu apenas DUAS vezes, empatando quatro vezes. Além disso, foi eliminado da Copa del Rey pelo Sevilla, perdendo em casa por 0 a 3.

Quando entrara em campo, contra o Mallorca, a torcida galega o ovacionou e fez um gesto semelhante à que a torcida do Barça faz para Messi. Uma reverência. Quando entraste em campo, o jogo estava 0 a 0, e o brasileiro mostrou ter estrela e "justificou" o motivo da queda de rendimento do Deportivo no período à qual ficou lesionado: em um jogo em que o Mallorca comandava e tinha mais chances reais de abrir o placar, logo após o retorno do brasileiro, Riki abriu o placar para o Deportivo, dando a vitória para os blanquiazules.

Filipe Luís marcando Messi: o brasileiro, na maioria das vezes, leva a melhor sobre o argentino... só individualmente (reuters)


Amanhã, Dunga dilvugará a lista com os nomes dos jogadores que irão à Copa representando a seleção brasileira. Filipe Luís tem esperança: ele será chamado?

------

ATUALIZADO (11/03):

Filipe Luís não foi convocado. Nem na lista de espera o lateral está. Dos que atuam no futebol espanhol, apenas Daniel Alves (Barcelona) e Kaká (Real Madrid) foram convocados. Marcelo (Real Madrid) está na lista de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário