quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pós-Jogo: Inter 3x1 Barcelona

Maicon chuta para vencer Valdés. Merecidamente, a Inter derrotou o Barcelona e está próximo da final (globo.com)


Pelo jogo de ida das semifinais da Uefa Champions League, a Inter de Milão deu um grande passo rumo à final em Madrid ao vencer por 3 a 1 o Barcelona. O resultado também quebrou um tabu de 40 anos entre as duas equipes – desde 1970, quando fez 2 a 1 em partida no Camp Nou, a Inter não vencia o clube catalão. Os principais responsáveis pela quebra do tabu foram Sneijder, Milito, Maicon, Lúcio, Thiago Motta e Júlio César. as duas equipes começaram a partida com formações ofensivas, usando três atacantes. Na Inter, José Mourinho escalou Pandev, Milito e Eto’o; o Barcelona começou com Messi, Pedro e Ibrahimovic, que voltou à equipe.

Nos primeiros minutos da partida, as duas equipes não se acanharam. O Barcelona, dentro de suas características, tentava manter a posse de bola. Já a Inter, em casa, não contentou-se apenas em ficar atrás, e buscou o jogo. Os italianos apostavam demais nos passes longos para Milito e Eto'o, porém, muitas vezes, o argentino, principalmente, ficava em impedimento. Quando a Inter parecia mais próxima do gol, o Barcelona jogou um balde de água fria nos interistas. Em um ataque isolado, Maxwell avançou pela esquerda e cruzou para a área. Pedro, na marca do pênalti, tocou sem chances para Júlio César. Atrás no placar, a Inter mudou de comportamento. A equipe italiana passou a desperdiçar posses de bola em sequência, e recuou a marcação, permitindo que o Barcelona tomasse o controle da partida. Ainda assim, o clube de Milão criou boa oportunidade de empatar. Mas Milito, novamente frente a frente com Valdes, desperdiçou. O Barça não aguentou a pressão interista e acabou sofrendo o empate. Milito fez a jogada de pivô e Sneijder, livre na esquerda, chutou para empatar a partida. Foi o primeiro gol marcado pela Inter sobre o Barcelona desde 1970.

O gol da Inter deixou partida aberta. Enquanto o Barcelona tentava seus ataques pelas laterais, sobretudo com Daniel Alves, já que Messi e Xavi estavam muito marcados pelo meio. O clube italiano buscava suas jogadas sempre pelos pés de Sneijder, que era mais uma vez seu principal jogador ofensivo. O segundo tempo começou com a Inter mais ligada na partida. A marcação sobre Messi continuava intensa, e foi assim que saiu o segundo gol do clube italiano. Thiago Motta roubou a bola do argentino na defesa e achou Diego Milito livre pela direita; depois de entrar na área, o atacante cruzou para Maicon, que colocou a equipe da casa pela primeira vez à frente no placar aos 3 minutos.

Messi, bem marcado, tinha raras chances na partida. Na primeira grande oportunidade, aos 7 minutos, ele recebeu pela direita e chutou de fora da área. A bola fez uma curva e quase enganou o goleiro Júlio César, que se recuperou bem e conseguiu fazer a defesa. Apesar do susto, a Inter não se abalou. O terceiro gol saiu aos 16. Após cruzamento pela direita, Sneijder cabeceou em direção ao gol – a bola iria sair, mas Diego Milito, impedido, tocou para as redes do gol defendido por Valdés. Aos 25 minutos, a Inter levou outro susto: em disputa de bola com Messi, o brasileiro Maicon lesionou o maxilar, e teve de deixar a partida. O brasileiro terá que operar o dente e é dúvida para a volta.

A partir dos 30 minutos, com Messi mais aberto pela direita, o Barcelona voltou a levar perigo. Em busca de um segundo gol, a equipe comandada por Pep Guardiola pressionou. Primeiro, em cobrança de falta de Messi, defendida por Júlio César; depois, em jogada de Daniel Alves, em que o brasileiro caiu após disputa com Sneijder. Entretanto, o árbitro não assinalou pênalti e ainda deu cartão amarelo para o lateral. O Barcelona teve outra grande chance aos 40 minutos. Depois de cruzamento na área, Piqué passou por Júlio César e chutou em direção ao gol. Lúcio, em cima da linha, evitou o que seria o segundo gol dos espanhóis, coroando grande atuação. Já aos 46, o Barcelona teve nova oportunidade de balançar as redes. Depois de jogada de Messi e Piqué, Pedro concluiu de bicicleta, e a bola parou nas mãos do goleiro Júlio César. Após o término da partida, o Barça não reclamou muito da longa viagem, mas reclamou demais da arbitragem. Os jornais catalães abriram um inquérito e descobriram que Olegario Benquerença, o árbitro da partida, e Mourinho são amigos há 10 anos e que haviam sido sócios de um restaurante em Portugal chamado "O Menino".

O Barcelona terá uma missão difícil, mas não impossível. Vale lembrar que na temporada 99/2000, o Barça conseguiu virar para cima do Chelsea, quando, em Londres, perdeu por 3 a 1 e na volta venceu por 5 a 1. Iniesta ainda é dúvida e Puyol não joga por suspensão. De acordo com alguns jornais catalães, a derrota feriu o orgulho de alguns jogadores culés e, na volta, os torcedores farão uma grande festa e prometem lotar os 98.000 lugares do Camp Nou.

Confira também o resumo do jogo feito por Nelson Oliveira, do QuatroTratti


Inter 3x1 Barcelona
Inter: Júlio César; Maicon (Chivu), Lúcio, Samuel, Zanetti; Cambiasso, Thiago Motta; Pandev (Stankovic), Sneijder, Eto'o; Milito (Balotelli).
Barcelona:Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué, Maxwell; Xavi, Busquets; Keita; Messi, Ibrahimovic (Abidal); Pedro.
Árbitro: Olegário Benquerença, de Portugal.
Gols: Sneijder, Maicon e Milito (Inter); Pedro (Barcelona).
Cartões amarelos: Eto'o e Stankovic (Inter); Busquets, Puyol, Piqué, Keita e Daniel Alves (Barcelona).

---

(ATUALIZADO): Após o termino da partida de hoje, sábado 24/04, contra o Xerez, os jogadores do Barcelona colocaram uma camisa com a seguinte frase estampada: "El partido contra el Inter empieza a las 8 de la tarde. Nos dejaremos la piel. A por una remontada histórica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário