domingo, 11 de abril de 2010

Resumo: 31ª Rodada

Messi e Pedro comemoram: com a ajuda de Xavi os dois brilharam (getty images)


Barcelona, Sevilla, Mallorca e Athletic Bilbao: os quatro times conseguiram vitórias importantíssimas na liga. O Sevilla conseguiu uma grande vitória contra o Málaga, no La Rosaleda, e deu um passo importante para ir à próxima Champions League. O time rojiblanco parece ter ressuscitado pro campeonato, após a eliminação não muito aceitável na Champions. O Málaga se encontrou com um gol polêmico. Porém, o inexperiente Estrada Fernández validou o tento. Caicedo arrastou desde o chão uma bola que Palop já tinha defendido. Na teoria, falta de ataque do Málaga. Mas na prática, 1 a 0. O Sevilla fez pouco para reagir, e pouco soube fazer. No segundo tempo, Cala aproveitou pra empatar. Esse gol, também em circunstâncias similares às de Caicedo, mudou a cara da partida de forma definitiva. A equipe de Alvarez confiou em si mesma e tudo se concretizou com o gol de Lolo, de cabeça, no minuto 84. Um gol que ele mesmo poderia ter marcado antes. Um gol que devolve confiança ao Sevilla, que começa a recuperar seu rumo.

Mas o grande jogo da rodada, sem dúvidas, foi o que todos esperaram. Real Madrid e Barcelona entraram para, ao contrário do que os jogadores dos dois times falaram durante a semana, decidir o campeonato. No post de ontem, o antecedente, a partida em si e o pós-jogo da vitória catalã. O sábado também viu o empate insonso entre Valladolid e Tenerife (0 a 0), dois times que parecem disposto a jogar à Liga Adelante. O outro time que, de umas rodadas para cá vem em busca de uma reação, parece disposto a cair, o Xerez, entrou em campo no sábado também. Jogando no Chapín e podendo aproveitar o empate entre Valladolid e Tenerife e alcançar 26 pts, sendo assim, chegar à 18ª posição e tentar se salvar, o time de Jerez de la Fronteira acabou perdendo pro Getafe, em um jogo muito aberto e com oportunidades claras para as duas equipes, mas os azulones aproveitaram uma bola parada para chegar a vitória, com Rafa. O Getafe jogou no toque de bola e com sua qualidade técnica; o Xerez, apostava nos seus pilares Míchel e Bermejo. Para Míchel, técnico do Getafe, o time madrileño tem grandes chances de chegar a Europa.

E para fechar os jogos de sábado, o Villarreal fez seu papel e vê as chances de pegar uma vaga na Liga Europa continuar viva. Desta forma o Villarreal acumulou sua terceira vitória seguida. O Sporting Gijón se mostrou muitos inocentes e sem pegadas, e volta a ver o abismo de perta. A primeira etapa fui de claro domínio do Villarreal, que desde o princípio teve uma maior posse de bola. O Gijón tentava pressionar a saída de bola castellonense e, em algum roubo de bola no meio-campo, sair para o contra ataque. O único gol da partida saiu logo no começo da partida, aos 15 minutos. Após Kiki Matheo desperdiçar ótima chance para os visitantes, Cani soltou a bomba e Juan Pablo fez uma defesaça mandando pra escanteio. Na cobrança, Diego Godín subiu mais alto que todos e fez o importante gol do Villarreal.

Já no Domingo, o Deportivo continuou sua derrocada na temporada. Os galegos só empataram em casa com o Racing Santander por 1 a 1. O empate diminuiu as pretensões do Deportivo de disputar a próxima Liga Europa. O time tem 43 pontos e está na 9ª posição da liga. O Racing Santander tem 32 e está na 15ª posição. Riki botou os galegos na frente mas Manu del Moral, no finalzinho, empatou para os cantábrios. Diferentemente do Deportivo, o Athletic Bilbao vem firme e forte na luta por vaga em competições europeias. Liderados por Javi Martínez, autor de um golaço, os euskaras não tiveram dificuldades para golear o Almería. Se há algum destaque no Almería, o goleado, esse é Diego Alves. O goleiro brasileiro pegou seu sétimo pênalti na temporada, a vítima da vez foi Llorente. Javi Martinez foi o dono do jogo no San Mamés: ele marcou dois gols, sendo o segundo dele - o terceiro do Athletic - um belíssimo gol. Ele recebeu uma bola na área, e deixou Acasiete e Bernadello para trás e deu um sútil toque sem chances para Diego Alves. Os outros gols foram de Gabilondo, num chutaço, e Llorente, com Piatti diminuindo pro Almería.

Contando com o apoio da torcida périca, o Espanyol conseguiu uma importante vitória contra o Atlético de Madrid. Essa foi a 13ª derrota rojiblanca em toda à Liga. O Espanyol perdeu uma grande chance de golear, graças a mais uma atuação de gala de De Gea. Na segunda etapa, contudo, o espanhol não conseguiu conter a pressão dos catalães. Logo aos dois minutos, Callejon cruzou pela direita para o meio da área. Caído, o zagueiro Victor Ruiz se enrolou com o companheiro Luis García, mas conseguiu tocar antes do colega a bola para o gol de De Gea. O gol embalou o Espanyol dentro do gramado. Enfrentando um adversário apático, os donos da casa ampliaram aos 23 minutos, quando Osvaldo desviou de cabeça outro cruzamento de Callejon e aumentou a diferença. Nos acréscimos, os donos da casa ainda tiveram outro motivo para comemorar: Iván Alonso recebeu cruzamento de Luís Garcia e acertou a trave, mas, no rebote, completou para as redes e sacramentou a vitória.

No jogo de encerramento, o Mallorca manteve vivo o sonho de retorna à disputar uma Champions League. Castro fez o primeiro gol do Mallorca aos seis minutos do jogo. Webo ampliou aos 21. No segundo tempo, o Valencia diminuiu logo no primeiro minuto, com Jordi Alba. Mas um gol contra aumentou a vantagem do Mallorca aos 18 minutos. Pablo Hernández diminuiu mais uma vez aos 41 minutos. Mas, aos 44, Fernandes, que tinha marcado o gol contra, foi expulso. E o Valencia não conseguiu empatar. A nota negativa ficou por conta de Banega, que ao ser substituido, se desetendeu com o técnico Unai Emery e deu um "chega pra lá" no técnico. O técnico ché não gostou nada da atitude do argentino e já pensa em multá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário