sexta-feira, 9 de abril de 2010

Promessas: Antoine Griezmann




As grandes estrelas estão nas grandes equipes, isso é fato. Desfilam pelos principais palcos e estão sempre em evidência. Diferentemente das grandes promessas. Nem todas elas estão nas principais equipes do mundo, muitas jogam em divisões inferiores, para adquirir mais experiência, sejam emprestadas pelos grandes clubes ou criadas na base de times menores.

É o caso de Antoine Griezmann. Na segunda divisão espanhola, o jovem francês vem roubando a cena. Convocado para a seleção sub-19, já desperta interesse das grandes forças, mas enquanto só há especulação, ele se destaca na Real Sociedad. Para ser ter ideia de como está no início de carreira, no site oficial do clube ainda consta o nome do jogador nas camadas jovens, não no time principal.

Griezman chegou ao clube txuri-urdin com apenas 13 anos. Foi descoberto por um olheiro do clube, Eric Olhatas, quando o Montpellier, antigo clube do jogador, foi disputar um torneio amistoso em Paris. O clube francês decidiu não aproveitar o jogador e como os espanhóis gostaram da participação do atleta, o convidaram a jogar pela Real. Com destaque nas divisões inferiores, o treinador uruguaio Lasarte decidiu depositar suas fichas neste jovem, já que o clube, na divisão de acesso, estava sem dinheiro para contratar nomes mais conhecidos, com maior bagagem. O técnico do time juvenil, Meho Kodro, influenciou bastante na subida do jogador.

O francês é um jogador polivalente. Pode fazer a função de segundo atacante, jogando pelos flancos do campo, e também pode atuar como meia, armando o jogo e criando assistências. Tem habilidade e velocidade, porém é franzino. Gosta de jogar pelo lado esquerdo. O jovem marcou seu primeiro gol na quinta jornada, contra o Huesca, no final de setembro. Ocupando a vaga do colombiano Jonathan Estrada. Em sua partida de estreia como titular, o jovem marcou o gol solitário que deu a vitória ao clube.

Suas boas atuações com a equipe de San Sebastián colocaram o garoto em evidência. Alex Ferguson e Rafa Benitez seguem o atleta de perto, Bordeaux e Lyon também estão tentando repatriar o jogador, que saiu cedo da França, e aos poucos está sendo reconhecido em seu país. Com a provável subida da Real será difícil manter o atleta, mas se conseguir, o time deve ganhar um bom dinheiro com o jogador futuramente.

Griezman foi convocado pela primeira vez para a seleção sub-19, para dois amistosos contra a Ucrânia, se valorizando ainda mais, porém o clube acertou nas últimas semanas a renovação de contrato com atleta, mesmo tendo outras propostas. Bom sinal para o clube, mas não se sabe por quanto tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário