quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Redenção

Kaká comemora e os torcedores atrás aplaudem: a redenção do brasileiro, vaiado há algumas temporadas (getty images)

Esqueça a vitória do Real Madrid contra o Ajax por 3 a 0 pela segunda rodada da fase de grupos da Uefa Champions League. A melhor notícia que os torcedores e, principalmente, José Mourinho poderia receber foi a melhor partida de Kaká desde que chegou ao clube, em julho de 2009. E mais: ao lado do brasileiro no meio-campo, além de Cristiano Ronaldo, esteve Özil, que também fez boa partida, jogando por água abaixo o argumento de alguns, que falavam que os dois não eram compatíveis.

Kaká chegou do Milan com status de ídolo. Os 50 mil torcedores que lotaram o Santiago Bernabéu em sua apresentação depositaram no craque brasileiros suas maiores esperanças de ver o Real Madrid levantar a orelhuda pela décima vez. À época, o assunto não era outro senão ser campeão europeu no Santiago Bernabéu e, consequentemente, levantar a tríplice coroa. O objetivo maior, contudo, era vencer o Barcelona, que estava - ainda está, diga-se de passagem - maravilhando o mundo após a histórica temporada 2008/2009. Entretanto, o brasileiro não cumpriu as expectativas.

Chegou a fazer boas partidas, é verdade, como no dérbi ante o Atlético de Madrid e no superclássico contra o Barcelona, mas o estopim da paciência dos aficionados foi a partida contra o Lyon, pelas oitavas-de-finais da LC. O brasileiro foi muito mal em campo e saiu vaiado para a entrada de Raúl. Kaká voltou apenas na temporada posterior, vindo de uma infeliz Copa do Mundo, mas voltou a deixar a desejar. "Foi minha pior temporada na carreira", disse o brasileiro em entrevista recente ao Marca. O camisa oito ensaiou uma triunfal volta aos gramados, com boas partidas diante do Villarreal, Atlético de Madrid e Real Sociedad. Mas as dores no púbis voltaram a atrapalhar a carreira do jogador.

A redenção de Kaká pouco a pouco vai acontecendo. Após ser incógnita no mercado, José Mourinho admitiu publicamente que contaria com o brasileiro no plantel, dizendo que um jogador como ele não poderia ter o talento disperdiçado assim. Em uma enquete do Marca após a partida de ontem, 74% dos internautas querem continuar vendo o brasileiro na equipe titular. Os mesmos 74%, há uma temporada, preferiram Özil e Di María para formar a linha de três com Cristiano Ronaldo. "Ricardo passou por um período muito ruim para um jogador de seu nível. É muito importante para nós que agora ele esteja feliz. Ele sofreu muito com as lesões, e o primeiro que merece estar se sentindo assim é ele" ressaltou Karanka ao site oficial da Uefa.

Contra o Ajax, Kaká ratificou o ensaio do último sábado, quando já havia atuado muito bem. Participou diretamente dos três gols, com uma assistência e um tento, e se movimentou com contudência no campo, revertendo sempre posição com Özil. "Pouco a pouco vou demonstrando minha qualidade. Foi uma partida boa minha e da equipe. Mais uma vez digo que quero triunfar no Real Madrid", afirmo. O certo é que com a recuperação do futebol de Kaká, que está disposto a brilhar novamente, o poder de decisão de Cristiano Ronaldo e a "disputa" sadia de Özil e Di María por uma vaga no meio-campo, o Real Madrid vem forte rumo à décima.

Um comentário:

  1. Sensacional ver o Kaká voltando a jogar em forma. Deve isso a Jose Mourinho.

    ResponderExcluir