terça-feira, 27 de setembro de 2011

6ª rodada: Noite dos artilheiros

Artilheiro da Liga, Messi fez chover no Camp Nou. Literalmente (AP Photos)

Cristiano Ronaldo e Messi, artilheiro e vice, respectivamente, da liga passada, foram os protagonistas da rodada. Cada um marcou um triplete e foram os principais responsáveis pelas goleadas de Real Madrid e Barcelona, ratificando que, novamente, a disputa pelo Pichichi será polarizado pelos dois. A rodada também marcou a primeira derrota de Valencia e Bétis e, como supracitado, a recuperação do Real Madrid. Athletic Bilbao e Villarreal continuam mal e só empataram no País Basco. Confira o resumo da sexta rodada.

Barcelona 5x0 Atlético de Madrid
Quando o Barcelona vence e dá show é porque parte teve Messi em campo e inspirado. Isso já tem virado clichê, e não foi diferente contra o Atlético de Madrid. A boa fase vivida pelo rojiblancos, somado à segurança da defesa atleticana, fez com que o 3-4-3 escalado por Guardiola fosse dito como bastante arriscado antes do jogo. A bola na trave de Tiago logo no início do jogo quase justificou isso. Porém, bastou Xavi lançar milimetricamente Villa para tudo ir por água abaixo. O guaje deixou Miranda e Courtrois para trás e chutou firme à esquerda do goleiro para abrir o placar. Daí em diante foi só show. Messi, até então tímido, marcou três belíssimos gols, chegando a oito no campeonato com apenas cinco rodadas disputadas. Na temporada, contabilizando os gols das supercopas, La Pulga já balançou as redes doze vezes. Os colchoneros inexistiram frente ao furação azulgrená: Reyes, Diego e, sobretudo, Falcão García foram anulados por Mascherano, Busquets e Abidal.

Real Madrid 6x2 Rayo Vallecano
A goleada imposta pelos merengues não condiz com o que foi o jogo: o Rayo Vallecano jogou muito. Logo aos 15 segundos, já vencia, após erro de Lass e gol de Pichu. Com Özil no banco e Cristiano Ronaldo bem marcado, os blancos sofreram para criar algo no meio-campo. Kaká jogava bem, mas faltava ser mais incisivo. Sem opção, restou a Mourinho mexer em sua equipe ainda na primeira etapa: aos 30', tirou Lass e colocou Özil, que teve seu nome gritado pela torcida logo após o primeiro gol rayista. A alteração teve resultado: além de mudar para o 4-1-4-1, o Real Madrid passou a jogar com mais notoriedade e chegou à virada restando quinze pro término da primeira etapa. Soberba a partida de Kaká: com algumas arrancadas que lembrou aquele pré-2008, o brasileiro participou diretamente dos três primeiros gols, e saiu de campo ovacionado. O camisa oito começou a temporada em alta e a expectativa é de que seja titular no jogo contra o Ajax, no meio da semana.

Sevilla 1x0 Valencia
Caiu a invencibilidade do Valencia na temporada. Com alguns dos principais jogadores poupados para o jogo contra o Chelsea, quarta-feira, pela LC, os chés jogaram abaixo do rendimento, apesar do sufoco dado aos nervionenses nos minutos finais, e caíram para a sétima colocação. O Sevilla, por sua vez, continua com um joguinho mixuruca, mas, ironicamente, permanece invicto. A equipe de Marcelino Toral passa por sérios problemas na criação, problema totalmente oposto ao da época de Manzano, e sente bastante a falta de Rakitic quando este não joga. A defesa, por outro lado, passa segurança, enquanto o ataque decide. Se não é Negredo, é Kanouté, autor do gol da vitória sevillista após boa jogada de Jesus Navas na direita. No Valencia, Unai Emery preferiu jogar com Aduriz ao invés de Jonas no lugar de Soldado. E o ex-Mallorca perdeu pontos com o treinador: foi expulso infantilmente no momento no qual o Valencia mais pressionava. Após o jogo, Unai não comentou o lance, mas é fato que deve ter ficado extremamente aborrecido.

Getafe 1x0 Bétis
Não existe mais equipe com 100% de aproveitamento na Liga Espanhola. Em uma boa partida, os azulones, que saíram mais concentrado do que os béticos, dominaram durante boa parte dos noventa minutos e venceram com gol de Diego Castro. A primeira vitória do Getafe na liga veio em hora certa: foi uma rodada favorável aos madrileños, que viram Granada, Athletic Bilbao, Racing Santander e Sporting Gijón não vencerem na rodada. A defesa esteve muito bem em campo. Segura e ordenada, contarma com uma ótima partida de Cata Díaz e Lopo, que frearam as investidas béticas. Moyá também esteve em bom dia. O Bétis, que ainda permanece na liderança, sentiu a falta de Beñat. O meio-campista começou no banco por causa de um desconforto na coxa esquerda, mas entrou no segundo tempo, adicionando um grande upgrade à equipe verdiblanca.

Athletic Bilbao 1x1 Villarreal
El Loco segue sem cura e com muitos problemas. O Athletic Bilbao demonstrou melhora na fluência do jogo, mas não foi o suficente para conseguir os três pontos. Llorente segue muito mal: passou batido durante os noventa minutos e ratificou que começou a temporada abaixo do nível. Fato é que o Athletic Bilbao e sobretudo Bielsa precisam dos gols do atacante. Enquanto isso, Rossi e Nilmar, principalmente, é só alegria. O gol do brasileiro foi oriundo de uma jogada do ítalo-americano. Com apenas dois pontos, é inegável pensar que o Athletic Bilbao não vai ser rebaixado, mas a penúltima colocação assusta, principalmente para uma equipe que vem de uma excelente temporada e conta com bons valores em seu plantel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário