domingo, 25 de setembro de 2011

Raúl: você levaria?

Raúl trajando o uniforme da seleção espanhola: ainda há possibilidades para isso? (reuters)

O início de temporada do futebol europeu não reservou aos atuais atacantes que são frequentementes convocados por Vicente Del Bosque uma fase boa. Porém, de jogo em jogo, Villa e Fernando Torres vão recuperando a forma de algumas temporadas e começam a desencantar. Llorente, que apareceu como titular no último jogo da Fúria, ainda está bem opaco num Athletic Bilbao bem confuso com Marcelo Bielsa. Apenas Negredo vive uma fase interessante: em cinco jogos, balançou a redes três vezes.

A má fase destes traz à tona um velho conhecido do povo espanhol e de Vicente Del Bosque: Raúl Gonzáles Blanco, segundo maior artilheiro da história da Espanha e bi campeão europeu e espanhol com Vicente Del Bosque no início do século. Raúl Madrid, como é conhecido, ainda tem esperanças de ser convocado à Eurocopa de 2012, mas mantem-se cauteloso: "se for convocado, ficarei muito feliz. Ir à seleção é um grande privilégio, mas não vou perder o sono. Estou tranquilo, a situação não mudou e não vai variar", disse em entrevista recente ao AS. Ontem, esbanjou classe, junto com Jurado (ex-Atlético de Madrid), ao marcar o quarto gol da vitória do Schalke 04 contra o Freiburg. A última participação de Raúl na seleção foi em 6 de setembro de 2006, na derrota de 3 a 2 para a Irlanda do Norte em Belfast.

Com 34 anos, o artilheiro madridista ainda pode mostrar mais pela seleção espanhola. Em questão de números, é soberano. Mas há uma lacuna bem vazia: a questão de títulos. Foi apenas um, que, vale lembrar, foi com a seleção de base (Eurocopa Sub-21 de 1996). Com a principal, colecionou fracassos: Copa do Mundo e Eurocopa, além das Olímpiadas de 2000, onde foi medalha de prata. O início de temporada com o Schalke 04 é excelente, o que mostra que o craque é o atacante espanhol que vive em uma melhor fase no momento: seis gols em sete jogos. Na temporada passada, quando "surpreendeu" a Europa ao comandar o Schalke 04 semifinalista de Uefa Champions League - ratificando que essa é a sua competição -, foram 19 gols em 30 jogos.

Hoje, ainda há alguns aspectos que afasta Raúl da seleção. Vicente Del Bosque tem, teoricamente, um grupo fechado, além de prezar por jogadores jovens (vide a convocação de Pedro à Copa do Mundo em última hora). Há, também, a questão do atual esquema que o treinador utiliza: o 4-3-3 não oferece garantias ao atacante. É difícil saber até se, no fundo, ele tem essa pretensão. Vale lembrar que, na Copa do Mundo, o esquema utilizado foi totalmente oposto ao das eliminatórias (mudou do 4-4-2 de Aragones para o 4-5-1 com Villa como referência). Um esquema com três meias e um atacante também não seria o ideal para El grán capitán blanco.

A decisão precisa passar pela análise do aproveitamento dele e de outros atacantes na temporada (Villa, Fernando Torres, Llorente, Negredo, Pedro). Fisicamente bem, aos 34 anos, Raúl seria alguém com potencial decisivo em minutos finais. A pergunta final que fica: se ele continuar em uma boa fase, com aproveitamento melhor que os atacantes da seleção, será possível?

2 comentários:

  1. ost bem interessante Victor.

    Eu levaria sim. Não consigo confiar em Pedro e Fernando Torres para decidir contra as principais seleções européias.

    ResponderExcluir
  2. considerando o atual momento levaria soldado villa , pedro e raul

    ResponderExcluir