terça-feira, 20 de setembro de 2011

4ª rodada: Surpresas

Irritado, Mourinho soltou o verbo na coletiva e não digeriu a derrota para o Levante (getty images)

Os jogos de domingo pela quarta rodada foram marcados pelas surpresas. Em seis jogos, três deles tiveram resultados que, antes da bola rolar, poucas pessoas apostariam. A principal, é claro, veio de Valencia: o Real Madrid de José Mourinho caiu para o Levante em um jogo polêmico e perdeu a invencibilidade na Liga Espanhola. Rayo Vallecano e Real Bétis, duas equipes vindas da Liga Adelante, também surpreenderam seus adversários: longe de seus domínios, venceram Getafe e Athletic Bilbao, respectivamente. A vitória no San Mamés garantiu à equipe verdiblanca a liderança da Liga Espanhola ao lado do Valencia.

Levante 1x0 Real Madrid
"Isento de culpa pela derrota apenas Kaká. O restante, incluindo eu, foram abaixo da média". As palavras de José Mourinho após o jogo no Ciutat de Valencia deixou claro que o Real Madrid fez sua pior partida na temporada. No meio da semana, contra o Dínamo Zagreb, já haviam atuado bastante mal, mas conseguiram sair com a vitória. Com Cristiano Ronaldo e Özil poupados (o português por sentir dores no tornozelo), o Real Madrid voltou a demonstrar muitos defeitos. E, pela terceira vez em seis jogos, teve um expulso. O cartão vermelho dado a Khedira tirou Mourinho do sério: "eles provocaram e Khedira caiu", disse o treinador, visivelmente irritado na coletiva pós-jogo.

O mal início dos jogadores da volância (Xabi Alonso, Khedira e Fabio Coentrão) já fazem Mourinho sentir falta daquele que nem estreou, mas é dado pelo treinador como a principal contratação no verão: Sahin. Contra o Levante, não houve jogo por esse setor e Kaká muitas vezes teve que recuar para fazer a bola chegar a Benzema. A opção por poupar Özil foi inexplicável: sem o turco-alemão e com a má partida de Xabi, os merengues bateram cabeça durante todo o jogo. O Levante pode se dar satisfeito não só pela vitória. Além de ganhar mais três pontos e parar o Real Madrid, os blaugrana chegaram à vitória através de Koné, contratado para substituir Caicedo, artilheiro da equipe na temporada passada e que rumou ao Lokomotiv. Se a grande incógnita da pré-temporada era saber que se a diretoria iria achar um substituto natural ao equatoriano, a resposta veio com um pouco de atraso, é verdade, mas em alto estilo.

Athletic Bilbao 2x3 Bétis
Antes do jogo, Marcelo Bielsa havia comentado que o crescimento do Athletic Bilbao após a vitória em Bratislava, pela Liga Europa, seria testado, de verdade, no duelo contra o Bétis. Acertou em cheio, ironicamente, o treinador argentino: os bascos foram sufocados pelos verdiblancos e perderam em plena Catedral. O 3-1-3-3 que El Loco tanto insiste novamente deu errado e os euskaras foram um caos. Os aficionados já têm demonstrado impaciência: após o término da primeira etapa e do jogo, vaiaram o treinador, a quem havia creditado muita confiança. Muniain e Llorente foram os únicos que se salvaram da "ira" da torcida. O jovem, diga-se de passagem, a cada dia tem deixado de se tornar o xodó da torcida para tornar-se um ídolo.

A vitória no País Basco ratificou que o Bétis não voltou à elite à toa: segundo palavras de seu treinador, Pepe Mel, após o jogo, os andaluzes vão brigar por alguma competição europeia. O Bétis jogou como quis na Catedral: inteligente, marcou sob pressão e não deixou a bola rodar no meio-campo rojiblanco. Jonathan Pereira foi um demônio na esquerda e impediu que Iraola subisse para ajudar o ataque. Na frente, Santa Cruz, apesar de não ter marcado, teve papel importante. Contudo, Pepe Mel ainda tem algo a corrigir em sua equipe: nos minutos finais, o Bétis passou por apuros justamente por não ter matado a partida. Foram, na segunda etapa, mais de cinco ocasiões para sentenciar a partida. No mais, início verdiblanco é digno de aplausos e boa fase pode continuar. Os próximos cinco jogos não irão requer mais esforço dos comandados de Mel.

Atlético de Madrid 4x0 Racing Santander
De pouco em pouco o Atlético de Madrid vai se encontrando na temporada. Após deixar uma imagem positiva no jogo contra Valencia e Celtic, o Atléti enfim convenceu. Escalado no 4-2-3-1 tornava-se um 4-3-3 nas jogadas de ataque, os rojiblancos parecem, após muito tempo, ter um meio-campo de respeito. Reyes, à direita, Diego, centralizado, e, principalmente, Arda, à esquerda deram um recital. À frente, Falcão García decidiu e confirmou sua fama de goleador: triplete e promessa de briga pela artilharia. A consistência defensiva também começa a aparecer. Já adaptado à equipe, Mirando brilha a cada jogo e Álvaro Domínguez é um bom companheiro de zaga. Se, por um lado, Manzano comemora o aparecimento do bom futebol de sua equipe, por outro lado Héctor Cúper começa a se preocupar. O Racing Santander foi inócuo no Vicente Calderón. Não criou nenhuma oportunidade de perigo e mostrou bastante insegurança defensiva. Desse jeito, como disse o treinador, vai ser bastante complicado.

Zaragoza 2x1 Espanyol
No primeiro jogo entre Luis García e o Espanyol, o meio-campista deitou e rolou para cima de seu ex-clube. Além do doblete providencial, sendo o gol da vitória aos 49 da segunda etapa, o veterano esbanjou classe jogando aberto à esquerda na linha de quatro. Apesar da derrota, o Espanyol sai de campo com a cabeça erguida: fez um primeiro muito bom, mas não teve muita sorte na finalização. Javier Aguirre, treinador do Zaragoza, admitiu que "um empate seria o resultado mais justo". O Zaragoza, por sua vez, teve de positivo o poder de reação: após a expulsão de Javi López e a lesão de Verdú, melhor em campo, o Espanyol recuou, chamando mais os maños para seu campo. Quando parecia que o um a um seria o placar final, eis que apareceu Luis García para decretar a vitória maña, que se recupera no campeonato após a má estreia. Os aragoneses ainda não convenceram, mas já deram um passo à frente. Os catalões, por outro lado, vão de mal a pior a cada rodada.

2 comentários:

  1. Só uma pequena correção, sobre o jogo do Athletic Bilbao (time que torço), Athletic tem jogado num híbrido de 4-3-3/4-2-3-1, e não no 3-1-3-3, como evidenciado nesta análise do Zonal Marking: http://www.zonalmarking.net/2011/08/08/marcelo-bielsa-tactics-athletic-bilbao/ . Parabéns pelo excelente blog sobre o futebol espanhol.

    ResponderExcluir
  2. Victor,

    o Bielsa tem utilizado o 4-2-3-1 mesmo (não trocou porque não queria mexer na formação de Caparrós). Entretanto, neste jogo contra o Bétis, resolveu mudar para o 3-1-3-3.

    Obrigado pelos elogios e volte sempre!
    Abraço!

    ResponderExcluir