quinta-feira, 22 de setembro de 2011

5ª rodada: E agora, Del Nido?

Pepe Mel, eufórico: Bétis vence mais uma chega, continua com 100% de aproveitamento e, de praxe, chega à liderança da liga bbva (AS)

Logo após a primeira rodada (na prática), marcada pelas goleadas de Real Madrid e Barcelona, Fernando Roig, presidente do Villarreal, e Josep Maria Del Nido, presidente do Sevilla, ficaram indignados pela facilidade com a qual os dois gigantes espanhóis chegaram ao resultado e soltaram o verbo, criticando, principalmente, a cota dos contratos de televisão proposto pela federação espanhola, que separa 60% para Barça e Madrid e divide o restante para equipes da primeira e segunda divisão espanhola. Além disso, há os problemas do país em recessão, fuga de patrocinadores, queda brusca nas receitas.

O presidente andaluz foi além e convocou uma reunião com os outros presidentes dos clubes da Liga BBVA, excetuando os gigantes, para debater sobre o atual estado do campeonato espanhol. Hoje, três rodadas após o cenário criado por Del Nido, o presidente "respira aliviado": apesar de seu Sevilla estar na quinta colocação, os primeiros três colocados não são nem Barcelona e nem Real Madrid: Bétis, Valencia e Málaga, respectivamente, ocupam as três primeiras posições. Veja como foram os jogos de quarta e quinta.

Bétis 4x3 Zaragoza
Principal contratação do Bétis no mercado, Roque Santa Cruz andava tímido. Porém, o paraguaio mostrou por que a torcida bética lotou o Benito Villamarín em sua apresentação e marcou um doblete providencial para a vitória e, consequentemente, liderança verdiblanca. A vitória que quase foi por água abaixo pela reação maña não pode diminuir a boa partida dos anfitriões. A equipe de Pepe Mel começou a partida num ritmo atônito e foi para o intervalo com um três a zero convincente no placar. O Zaragoza voltou a mostrar muitas fragilidades defensivas e, além disso, começou a partida dormindo, postura totalmente oposta à dos andaluzes. Na segunda etapa, as posturas se inverteram: o Bétis passou a dormir ante um adversário que não dava sinais de vida. A expulsão de Casto foi o diferencial: com um a mais e após o gol de Juárez, os blancos viram que dava para vencer ou, pelo menos, empatar. Os dois gols de Juan Carlos colocaram fogo na partida, mas a vitória ficou mesmo com o líder Bétis.

A vitória contra o Athletic Bilbao deixou claro que os béticos não voltaram à elite para ser saco de pancadas. Apesar do mau início dos bascos, sempre é difícil batê-los em seus domínios, e os verdiblancos passaram com facilidades, apesar do resultado, de um de seus mais complicados desafio deste início de Liga. Após admitir que sua equipe irá brigar por competições europeias, Pepe Mel tocou em um assunto chave: saber como será o segundo semestre do Bétis. Desgaste físico pelo elenco curto sempre bate, sobretudo, em equipes que voltam da Liga Adelante, mas o treinador tratou de acalmar os aficionados dizendo que o departamento médico já está preparando um trabalho especial para isso não acontecer. Na temporada passada, quando disputava a Liga Adelante, os verdiblancos passaram por algo semelhante: iniciaram a temporada voando, caíram muito de produção, mas se recuperaram no final e conseguiram o título. Na Liga BBVA, Pepe sabe que não terá essa facilidade toda. Entretanto, para os torcedores, o futuro não deve ser pensado agora: somente comemorar uma liderança que já não vem desde 2001/2002.

Valencia 2x2 Barcelona
Após dois empates nos quais dominava a partida e sofreu o castigo no final, o Barcelona pôde rir da situação: contra os chés, os azulgrenás jogaram muito abaixo da média - sobretudo no primeiro tempo -, sofreram com os contra-ataques valencianista e com os espaços deixados pelo lado direito da defesa, mas conseguiram levar um pontinho à Catalunha. Messi novamente foi o diferencial: mesmo sem marcar (teve ótima oportunidade na segunda etapa, após belo toque de Thiago), La Pulga deu duas milimétricas assistências para os tentos de Pedro e Fàbregas. Cesc, aliás, segue muito bem: com o gol, tornou-se o primeiro espanhol da história do clube a marcar consecutivamente nas primeiras quatro rodadas.

A opção de Guardiola pelo 3-4-3 não deu certo. Daniel Alves, jogando como ala, subiu muito ao ataque e voltava atrasado para recompor à marcação, deixando o lado direito da defesa blaugrana muito exposto. Foi ali, por exemplo, que saíram as jogadas dos dois gols chés e da incrível chance desperdiçada por Soldado, além de vários outros lances perigosos do Valencia. Na volta do intervalo, já no 4-3-3, o Barcelona controlou a partida, passou a passar por menos apuros e chegou ao tento de empate. Ao Valencia, restou lamentar: os gols perdidos na primeira etapa fizeram muita falta e a equipe perdeu uma ótima oportunidade de voltar a triunfar frente ao Barcelona, o que já não acontece desde 2007/2006. Soldado, grande esperança de vitória, decepcionou: além do gol perdido, o canterano do Real Madrid foi anulado por Mascherano, que fez uma partidaça, sobretudo na segunda etapa.

Racing Santander 0x0 Real Madrid
O Real Madrid tropeçou contra uma equipe que, segundo José Mourinho (ironicamente), é seu adversário direto na luta pela permanência na elite nacional. Os merengues, novamente, sofreram: muito abaixo do que pode jogar, o Real Madrid só não perdeu mais uma porque Casillas fez uma linda defesa em chute de Óscar Serrano. As rotações de Mourinho também fizeram mal à equipe: Di María, que começou no banco, adicionou um gas a mais ao time na segunda etapa, sendo responsável pelas principais jogadas de perigo dos blancos. Özil e Cristiano Ronaldo foram mais uma vez mal: o português, após começar a temporada bem, parece distante daquele letal da temporada passada. O Real Madrid de José Mourinho, muitas vezes elogiado pelo seu poder de fogo, parece estar sem pólvora: acreditem, foram apenas dois chutes a gol durante os noventa minutos. Quem comemora o resultado é Héctor Cúper. O treinador, que estava balançando no cargo, motou muito bem seu Racing. A zaga mostrou segurança, enquanto Stuani saiu muito de sua posição para ajudar na marcação.

Atlético de Madrid 4x0 Sporting Gijón
Falcão García. Contratado por 45 milhões de euros nos últimos dias de mercado, o colombiano chegou sob olhares de desconfiança. Entretanto, a cada jogo, El Tigre vai justificando o alto valor pago ao Porto para sua contratação. Contra os gijoneses, marcou dois - três se não fosse o gol contra de Lora - e empatou no Pichichi com Messi e Soldado. O suficiente para Gregório Manzano, após a partida, declarar que Falcão irá, sim, brigar pela artilharia junto com o argentino e Cristiano Ronaldo. O treinador, por sua vez, vê seu trabalho dar certo. Desde que chegou ao Atlético de Madrid, Manzano testou por diversas vezes uma dupla de defesa, até que conseguiu achar em Álvaro Domínguez e Miranda uma segurança. Calcanhar de aquiles da equipe nos últimos anos, a defesa só sofreu um gol nas quatro partidas disputadas. Além disso, o plantel grande dá ao treinador a opção das rotações. E, pensando no duelo contra o Barcelona no Camp Nou no sábado, Manzano fez isso: começou a partida com Adrián e Reyes no banco, além de Diego, que não jogou. Será que, enfim, agora vai, Atlético de Madrid?

Málaga 1x0 Athletic Bilbao
Cazorla está se tornando a cada jogo um xodó da torcida blanquiazul. O craque ex-Villarreal está provando por que foi a contratação mais cara do Málaga no verão. Com direito a mais um golaço de falta, seu terceiro na Liga, definiu a complicada vitória dos andaluzes no La Rosaleda. Pelo lado basco, Marcelo Bielsa segue pressionado. Após acenar com a possibilidade de atuar num controverso 3-3-1-3, o argentino novamente mostrou variações táticas: entrou em campo num enxuto 5-4-1, que teve três improvisações. A mais complicada de se entender foi Llorente jogando pela esqueda na linha de quatro, com Gabilondo como referência. Enquanto Bielsa vai morrendo enforcado em seus próprios erros, Pelegrinni vê sua equipe jogar bonito e segue em alta em Málaga. O treinador espanhol é o oposto do argentino: não inventa e entra em campo com o que tem de melhor em seu elenco. Júlio Baptista voltou a jogar na equipe titular e, mais centralizado do que de costume, participou de algumas jogadas de perigo, mas ainda sente o desgaste físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário