quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alívio

Athletic Bilbao convence contra o PSG, esfriando a batata de Marcelo Bielsa (AP Photos)

Se o Athletic Bilbao ainda não tem convencido no Campeonato Espanhol, ao menos na Liga Europa a campanha é satisfatória. Jogando em casa contra o PSG, novo milionário da Europa, os rojiblancos do País Basco venceram bem por 2 a 0 e chegaram à liderança do grupo F. Uma vitória para aliviar a pressão exercida sobre Marcelo Bielsa, que não poupou ninguém para o dérbi contra a Real Sociedad no domingo. O time francês não conseguiu fazer frente ao Athletic Bilbao, especialmente depois da expulsão do meio-campista Sissoko, no segundo tempo. Javier Pastore, maior contratação da história do futebol francês, teve atuação apagada e foi substituído durante a partida, assim como o brasileiro Nenê, que deu lugar a seu compatriota Ceará.

Apesar de o Paris Saint-Germain ter esboçado uma pressão nos primeiros cinco minutos, o Athletic Bilbao logo tomou conta da partida, tentando, especialmente, jogadas aéreas para Llorente. Assim, foi desta forma que a equipe de Bilbao abriu o placar: aos 20', foi Llorente quem cruzou da direita, e Gabilondo, na segunda trave, acertou um belo voleio, abrindo o placar no San Mamés. Com a vantagem, os donos da casa seguiam em cima do PSG, que não tinha forças para resistir à pressão. Aos 28', Erdinç recebeu livre, arrumou para o chute, mas desperdiçou boa chance para o empate.

Nos dois lances seguintes, Nenê apareceu com destaque: em falta na direita, o jogador cruzou direto, obrigando Iraizoz a fazer boa defesa; no outro, porém, o camisa 10 desperdiçou um bom contra-ataque para o time parisiense. Animado, o PSG esteve perto do empate aos 43': Nenê fez a jogada pela esquerda e rolou para Bodmer, que, na meia-lua, bateu mal, por cima da meta de Iraizoz. O castigo veio três minutos depois: em um bom contra-ataque, Gabilondo cruzou para área, e Sussaeta, livre, tocou para o gol, ampliando a vantagem euskara na partida.

Precisando descontar a diferença no placar, o PSG sofreu um duro golpe logo aos 8' da segunda etapa: após dar um carrinho por trás em Muniain, Sissoko deixou o time francês com um a menos por mais de meia hora. A desvantagem numérica diminuiu o ímpeto do Paris Saint-Germain, que não chegava com perigo na área do Athletic. Assim, os rojiblancos passaram a controlar o jogo como queria, tocando a bola no meio de campo. Sem grandes chances nesse período, o Athletic Bilbao rodava a bola, e o PSG não gerava problemas.

Na próxima rodada, o Athletic joga novamente na Espanha, desta vez contra o Salzburgo, enquanto o PSG vai enfrentar o Slovan Bratislava, fora de casa. Os dois jogos estão marcados para o dia 20 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário