segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3ª rodada: O bom e o ruim do País Basco

Festa em San Sebastián: Real Sociedad é a grande surpresa deste início de temporada e mostrou um grande poder de reação ao empatar com o Barcelona (getty images)


A terceira rodada da Liga BBVA mostrou que as equipes do País Basco começaram a temporada de maneira oposta: enquanto o Athletic Bilbao foi a Barcelona e perdeu para o Espanyol, continuando sem vitória no campeonato, a Real Sociedad é só alegria. Jogando no Anoeta, viu um Barcelona sem Messi, Villa e Iniesta sair na frente por dois a zero nos primeiros dez minutos, mas buscou a recuperação em uma excelente segunda etapa, onde quase chegou à virada no final.

Nos outros jogos da rodada, Atlético de Madrid e Villarreal mostraram que também não começaram o campeonato muito bem. Os amarillos só ficaram no empate contra o Sevilla do artilheiro Negredo, em ótima fase, enquanto que os rojiblancos perderam fora de casa para o Valencia, que divide a liderança junto com Real Madrid e Bétis. Confira, abaixo, o resumo dos dez jogos da terceira rodada do campeonato espanhol 11/12.

Real Sociedad 2x2 Barcelona
Um dia antes do jogo mais difícil que a Real Sociedad teria para fazer neste início de temporada, Philippe Montanier havia filosofado na coletiva pré-jogo, falando que "quem quer subir uma montanha não pode ter medo de altura". E, pelo menos no segundo tempo do duelo, os donostiarras mostraram não ter medo do altura. Após o gol de Agirretxe de cabeça, seu terceiro no campeonato, a Real Sociedad pressionou o Barcelona de uma maneira não vista antes. O resultado foi o gol de empate de Grizmann, que dessa vez começou como titular no lugar de Vela, e a bola rente à trave de Víctor Valdés em um chute de Xabi Prieto no final da partida, que deixou, de fato, Guardiola assustado.

O treinador catalão não colocou a culpa no vírus FIFA, mas, de fato, o Barcelona não costuma se dar bem após essa data: na Era Guardiola, foram somente sete vitórias após jogos da data FIFA. Vale lembrar que a surpreendente derrota ante o Hércules na temporada passada também foi após a data referente à compromissos com a seleção. Dentro de campo, Guardiola não deve ter ficado nada satisfeito com o desempenho na reta final de seus comandados. A amnésia sofrida em dois minutos, que resultou nos dois gols da Real Sociedad, comprometeu um jogo que já estava praticamente ganho e controlado. Fàbregas e Xavi controlaram o meio-campo txuri-urdin durante toda a primeira etapa, mas caíram de produção, sobretudo Xavi, muito marcado, nos minutos finais. As entradas de Messi e Iniesta também não representaram um acréscimo no futebol: muito bem marcado, os dois não levaram muito perigo à meta de Bravo.

Para piorar a situação de Pep, Alexis Sánchez, que era o melhor em campo, sofreu uma dura falta de estrada e acabou lesionando o músculo adutor da coxa direita, ficando de fora dos gramados de 6 a 8 semanas. No lado basco, Montanier vai cada vez mais caindo nas graças da torcida. Sua tática de adiantar a marcação para asfixiar Xavi no meio-campo na segunda etapa deu muito certo, pois o camisa seis blaugrana caiu facilmente na marcação de Illarramendi e Aranburu no meio-campo. Quem surpreende até agora é o canterano Iñigo Martínez: com apenas 20 anos, marcou com personalidade Messi, perdendo apenas uma de cinco divididas com a Pulga. Fato é que a Real Sociedad promete ir mais longe na atual temporada, já com a experiência negativa do segundo turno da temporada passada. Até onde os bascos aguentarão?

Espanyol 2x1 Athletic Bilbao
Enquanto a Real Sociedad é só alegria, o Athletic Bilbao coleciona decepções neste início de temporada. Até agora, foram três partidas oficiais (uma pela Liga Europa), e nenhuma vitória. No reencontro de Marcelo Bielsa com o Espanyol - única equipe que o argentino havia treinado na Europa até então, em 1999 - e seu pupilo, Maurício Pochettino, melhor para os péricos: vitória sofrida, com direito a doblete de Sergio García, que terminou a temporada passada em baixa, e defesas sensacionais de Cristian Álvarez, dificultando a volta de Kameni à meta blanquiazul. A provável disputa com Pandiani para um lugar no ataque do Espanyol condicionou Sergio García, que jogou como um leão.

Não bastasse a derrota, Marcelo Bielsa recebeu uma notícia hoje pela manhã que o desagradou muito: Ander Herrera sofreu uma ruptura no menisco e, assim como Alexis Sánchez no Barcelona, estará de fora dos gramados de 6 a 8 semanas. O argentino, como bem escreveu Ubiratan Leal, já começa a ficar pressionado. Seu 3-3-1-3 não tem dado certo e Bielsa não sabe o que fazer. As improvisações são muitas e o elenco anda muito em dúvida, por jogar em um esquema tático muito diferente do habitual. Na coletiva, El Loco reconheceu que tomou decisões equivocadas durante a partida, e que esses erros teriam sido responsáveis pelo fato de o marcador não refletir o futebol das duas equipes no jogo. Assumir a culpa e acenar com uma mudança tática já é um bom início.

Real Madrid 4x2 Getafe
O Getafe voltou a encrencar para o lado do Real Madrid, mas no final a individualidade dos craques merengues e a polêmica decisão do árbitro Clóz Gomez fizeram a diferença. Primeiro, quando a partida estava um a um com o Getafe pressionando, o árbitro assinalou um pênalti muito mal marcado de Cata Díaz em Cristiano Ronaldo - que, diga-se de passagem, caiu fora da área -, que o português acabou convertendo. O lance foi comentando até por Mourinho após o jogo. E, acreditem, o português confirmou que não houve nada, mas ressaltou que o árbitro só marcou porque Cristiano Ronaldo não é cai-cai.

Dois jogadores que estavam cotados para começar como titular acabaram entrando apenas no final e viram uma luz no fim do túnel: Higuain e Kaká veem Benzema e Özil, os titulares nas posições de cada, começarem a temporada a mil. Porém, tanto o argentino quanto o brasileiro entraram muito bem no duelo de sábado: o argentino marcou o gol que sacramentou a partida com uma assistência de calcanhar do brasileiro. Foi o primeiro gol oficial do Pipita, que entrou sendo ovacionado pelos aficionados merengues, desde abril. No lado azulon, destaque para a raça demonstrada pela equipe e pela excelente partida de Miku, autor de um doblete. Referência no 4-2-3-1 de Luis García, se movimentou com bastante eficácia e foi bastante elogiado pelo treinador após a partida.

Valencia 1x0 Atlético de Madrid
Em um dos melhores jogos da rodada, o Valencia derrotou o Atlético de Madrid e chegou aos seis pontos. O gol foi marcado por Soldado, que segue em alta após uma grande temporada de estreia. Contabilizando somente o ano de 2011, o atacante é o jogador espanhol com mais gols: 19 tentos, sendo que, desde a última semana de abril, o canterano do Real Madrid marca em todos os jogos, sem exceção. A partida marcou a volta de Miguel à equipe titular do Valencia, e o português foi do inferno ao paraíso: entrou em campo muito vaiado - devido à problemas extracampo -, foi o autor da assistência para o único gol da partida e, quando substituído para a entrada de Topal, foi bastante aplaudido pelos aficionados blanquinegros.

Gregório Manzano promoveu a estreia de Falcão García pelo lado rojiblanco. Entretanto, muito preso à direita do setor ofensivo, o colombiano passou em branco e ainda não mostrou a que veio. Diego, por sua vez, deixou bons olhares. O brasileiro entrou faltando vinte e cinco minutos para o final da partida e, mesmo assim, deixou claro que será, de fato, o principal armador do Atléti. Ainda por cima, quase marcou o gol de empate, em belo chute defendido por Guaita. Manzano reconheceu seu nível, mas insistiu em pedir mais tempo para que se adapte por completo ao esquema tático.

Villarreal 2x2 Sevilla
Um empate ante o Villarreal em seu estádio é sempre um bom resultado, sem dúvidas. Porém, de acordo com as circunstâncias da partida de sábado no El Madrigal, o Sevilla não voltou à Andaluzia satisfeito, mesmo tendo salvado um ponto faltando cinco minutos pro fim da partida. Se uma partida com o um a zero a favor e mais uma hora pela frente, com um jogador a mais, acaba num empate a dois, é mais demérito do visitante do que mérito do anfitrião. E não há dúvidas sobre isso. O porquê da equipe nervionense não ter sabido desfrutar de seus bons primeiros 20 minutos foi a falta de intensidade defensiva que ainda assola a equipe.

Qualquer um dos gols do Villarreal foi exemplo disso. O setor não é tão contundente como deveria e é óbvio que um bom jogador adversário como Rossi se aproveita de toda essa inocência. O Sevilla tem pegada (muita pegada), jogadores pelos flancos perigosos (Navas nas assistências), porém ainda não fabrica futebol, não tem regularidade. Se move bem nos contra-ataques, se encontra à vontade, porém, na hora de dominar realmente a partida, ocorrem falhas.

Málaga 4x0 Granada
Deu liga? Essa é a pergunta que fica após a goleada do Málaga contra o Granada no La Rosaleda. O jogo mostrou que Pellegrini deve mesmo utilizar o 4-2-3-1 durante a temporada. Contudo, a linha de três foi escalada estranhamente: Cazorla, que costuma jogar pela esquerda, jogou à direita, com Joaquín, acostumado a jogar pela direita, jogou mais centralizado. Buonanotte, que é um atacante, foi quem mais apareceu pelo flanco esquerdo. A opção acabou dando certo: tanto Joaquín quanto Cazorla marcaram um doblete e foram os nomes da partida. Outros destaques foram Demichelis e Toulalan. O argentino anulou qualquer tipo de jogada ofensiva dos granadenses, enquanto o francês acalmou, com contudência, a bola na volância. Se, após a estreia, a torcida blanquiazul ficou com um pé atrás com sua equipe, o jogo de hoje mostrou que, enfim, o novo Málaga foi ativado.

Um comentário:

  1. Post muito bom... realmente o Barça vacilou demais... mas na minha opinião, será campeão espanhol de novo.

    ResponderExcluir