terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Euro é ali

Xavi e Iniesta foram os nomes da Espanha, que conseguiu a classificação à fase final da Euro (reuters)

A Espanha está classificada para a fase final da Eurocopa 2012 - assim como as potenciais favoritas Alemanha, Itália e Holanda. E depois deste ponto final, os espanhóis entrarão no torneio que Polônia e Ucrânia sediarão disposto a brigar firme pela manuntenção do título. Entretanto, o time de Vicente Del Bosque não fez frente àqueles que serão seus principais adversários pela disputa do título. Após o título da Copa do Mundo, a Fúria, é verdade, não perdeu nenhum jogo oficial, mas em amistosos contra seleções de alto nível não venceu nenhum.

Para início de conversa, Del Bosque lançou a campo o 4-3-3 que deveria ter lançado em jogos anteriores. Ao invés de adiantar Iniesta, dessa vez o treinador madrileño optou por colocar na primeira linha de três Xabi Alonso, Xavi e Iniesta. E os blaugranas, que jogam por música, domaram Liechtenstein. Outro blaugrana que ganhou destaque foi Thiago Alcântara. O jogador debutou oficialmente com a camisa Roja e acabou com as -mínimas - chances de jogar um dia pela seleção brasileira.

A nota negativa ficou por conta do corte de Fernando Torres, aparentemente por opção técnica. Em uma má fase longiqua, El Niño Torres vai perdendo moral até com aquele em quem sempre foi uma aposta. Negredo, seu substituto, não deixou a chance escapar: anotou duas vezes, confirmou o ótimo início de temporada e aparece como boa opção para continuar jogando como referência no ataque - apesar de, no Sevilla, atuar mais pelos flancos do campo. David Villa, por sua vez, voltou a marcar após quatro jogos em branco e, além disso, superou Raúl novamente: El Guaje possui uma média goleadora maior que a do ídolo blanco, que marcou 43 vezes em 102 ocasiões. Villa precisou de apenas 78 jogos para marcar 46 gols.

O jogo
Logo aos três minutos, Negredo, que foi o nome do jogo, avançou com total liberdade na fraca defesa adversária, que não esboçou reação. O chute, no entanto, saiu pela linha de fundo. Nos minutos seguintes, a Espanha continuaria mostrando o motivo de merecer a classificação antecipada para a competição continental e chegou perto de abrir o placar aos cinco, aos nove, aos treze e aos vinte, todas não aproveitadas por Villa e Negredo, que se entrosaram com muita facilidade no setor ofensivo da Fúria, que teve calma para abrir o placar.

Xavi buscou uma bola no campo de defesa e muniu Negredo que, aos 34 do primeiro tempo, fuzilou o goleiro Jehle e anotou o primeiro da Espanha. Com a "porteira aberta", como se diz no mundo do futebol, os outros gols saíram sem tanto sofrimento. O próprio Negredo, que participou de chance clara de gol aos 36, aumentou o placar no minuto seguinte. Após passe de Iniesta, sempre com qualidade, Villa não foi "fominha" e muniu o artilheiro.

Ainda no primeiro tempo, Xavi fez o terceiro em cobrança de falta na qual o goleiro Jehle não se mexeu. O quarto gol sairia logo aos sete minutos da segunda etapa, confirmando a fragilidade do adversário. Em troca de passes entre Negredo e Sérgio Ramos, o lateral estava impedido, mas recebeu a bola e marcou o gol, que não foi anulado pela arbitragem. Com o hispano-brasileiro Thiago Alcântara em campo, a Fúria não diminuiu o ritmo e construiu outras chances reais para humilhar Liechtenstein, que só assistia os gênios da bola trocarem passes e aguardarem o momento de surpreender o camisa um.

A partir dos 15 minutos, era a vez do outro artilheiro dar as caras. David Villa foi premiado duas vezes pela bela atuação. O segundo gol do camisa sete e sexto da Espanha, aos 34, sairia dos pés de Xabi Alonso, que cobrou falta e o deixou livre para marcar. Sem dar qualquer chance de reação aos liechtensteinianos, a Fúria foi superior do início ao fim, venceu por 6 a 0 e coroou sua classificação para a Eurocopa de 2012, em que pretende defender o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário