quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Castigado

Cabisbaixo: Barcelona dominou o Milan durante 90 minutos, mas não conseguiu vencer (reuters)

Cercado de expectativas, Barcelona e Milan fizeram um bom jogo no Camp Nou. Se, no último sábado contra a Real Sociedad, os blaugrana já haviam se acomodado muito na partida e permitiram o empates em dois minutos, que custou dois pontos, contra os italianos a história voltou a se repetir: após sofrer um gol logo aos vinte e cinco segundos, o Barcelona virou com Pedro e Villa, mas voltar a mostrar acomodação, não matou a partida, e sofreu o gol de empate no final de Thiago Silva, que testou firme para as redes de Víctor Valdés.

Após uma boa atuação frente aos catalães, o nome de Thiago Silva começou a ser especulado pela imprensa de Barcelona. Um dos melhores zagueiros do mundo, o brasileiro atuou com grande personalidade, e parou alguns contra-ataques do Barcelona, sobretudo no segundo tempo, quando o Barça passou a subiu mais ao ataque. Thiago Silva, por sinal, já havia sido sondado pelo Barça no início da temporada: em declarações a rede de tv Esporte Interativo, no final de julho, o ex-Fluminense admitiu estar em negociações avançadas com o principal clube da Catalunha. Atualmente, dizem, com o aval do presidente Sandro Rosell, o diretor esportivo Andoni Zubizarreta já havia recomeçado os contatos com o clube de Milão para ter o jogador, que também interessa ao Real Madrid, mas que dificilmente deve deixar o Milan. A investida em Thiago Silva por parte do Barcelona deve-se ao dinheiro da venda de Ibrahimovic no verão passado, que ainda não foi pago por completo.

Apesar do belo cabeceio de Thiago Silva no gol de empate, é inegável que o Barcelona deste início de temporada vem sofrendo sem Piqué e Puyol na zaga. Dos seis jogos oficiais até o momento, apenas na goleada contra o Villarreal que nenhum homem de zaga comprometeu em alguma jogada ou sofreu com as jogadas ofensivas dos adversários. As improvisações de Mascherano e Busquets como zagueiros também não fizeram bem à equipe. Além disso, a baixa estatura do onze inicial foi um dos motivos do empate. Com uma média igual a 1, 78m, nenhum jogador subiu junto com o zagueiro brasileiro no gol de empate ontem. A partida contra a Real Sociedad já havia sido um aviso: o gol de Agirretxe de cabeça foi muito semelhante ao de Thiago Silva. Na Supercopa, três de quatro gols do Real Madrid foram em bolas alçadas à área.

Os problemas do Barcelona, porém, não se resumem apenas à altura do elenco. Especialmente no empate de ontem, o Barcelona esbarrou em uma coisa muito comum desde que Guardiola assumiu: a acomodação. Em alguns jogos, o Barça não mata a partida, mas consegue "segurar" o resultado a favor. Nos dois últimos, entretanto, sofreu o castigo e deixou de levar três pontos. Guardiola já havia reiterado que haverá jogos que, se os seus comandados tirarem o pé da forma, irá se lamentar no final. Entretanto, os dois últimos resultados não devem ser preocupação. Como bem avisou Pep na coletiva pós-jogo, sua equipe só começa a mostrar todo seu poderio de verdade depois de dois, três meses do arranque da temporada. E, curiosamente, Barcelona e Milan voltam a se enfrentar em novembro, quando o Barcelona, provavelmente, já deve estar voando na temporada.

Outra coisa que Guardiola deve lamentar é a lesão de Iniesta. Após um lance isolado com Abate, o meio-campista lesionou o bíceps femoral da perna esquerda e estará de fora dos gramados por um mês. Curioso é que as outras lesões deste início de temporada foram justamente por esse músculo da perna: Adriano, Piqué, Afellay e Alexis Sánchez ficaram (o espanhol e o chileno ainda estão) inapto devido ao mesmo tipo de lesão. Zubizarreta lamentou a lesão de Iniesta, mas tocou em um outro assunto: a profundidade do elenco. Com a ascensão de Thiago ao plantel A e a contratação de Fàbregas, que começa a temporada muito bem, Guardiola tem duas excelentes opções para suprir a ausência de Iniesta, ao contrário das temporada anteriores, quando tinha que improvisar Keita (foi assim nas últimas duas semifinais de LC, contra Inter e Real Madrid).

Valencia empata na Bélgica
Outro espanhol a entrar em campo na abertura da nova temporada da Champions foi o Valencia. No início do jogo, os chés sufocaram o Genk e pareciam até que iriam vencer facilmente. Contudo, o nível do jogo foi caindo e o zero não saiu do marcador. Para uma partida, teoricamente, fácil, Unai Emery jogou no seu querido 4-3-3, mas mais uma vez a formação mais estragou do que ajudou o Valencia. Adil Rami, melhor em campo, teve a chance de abrir o placar após bela cabeçada, mas a jogada mais perigosa da partida foi um chute de Simayes, defendido por Diego Alves, titular ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário