quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Batata assando

O Villarreal de Juan Carlos Garrido iniciou a temporada muito mal e o técnico já começa a ver sua batata esquentar (getty images)

A temporada mal começou e já tem treinador com a batata assando. As vaias soltadas pela torcida após a derrota do Villarreal para o Bayern de Munich na estreia da fase de grupos da Uefa Champions League deixaram claro que Juan Carlos Garrido, treinador da equipe amarilla, já está com as cordas bambas. Na atual temporada, a equipe de Castilla y León ganhou somente um jogo oficial de cinco.

Para enfrentar o Bayern de Munich, o Villarreal sentiu muito a falta de Borja Valero, suspenso por três jogos pela Uefa devido à expulsão no jogo contra o Odense, e voltou a demonstrar muita fragilidade defensiva, calcanhar de aquiles da equipe nas últimas temporadas. Pela esquerda do ataque bávaro, Ribéry aprontou o verdadeiro carnaval para cima de Mário. Foi assim, por exemplo, no primeiro gol, quando o francês deixou o lateral e Marcos Senna para trás antes de cruzar para Kroos marcar.

Outro defeito que o Submarino Amarelo vem demonstrando neste início de temporada é a falta de um homem incisivo no meio-campo. Na temporada passada, Cazorla desempenhou com excelência esse papel, enquanto na atual temporada o treinador ainda não achou o jogador perfeitou para jogar pelo flanco esquerdo. No mercado, pediu às compras de Camuñas e De Guzmán, e foi atendido. Entretanto, nenhum dos dois jogadores ainda deu certo. Ontem, Garrido iniciu com o holandês mais centralizado, fazendo o papel de Borja Valero. E, como não deveria ser, a armação da equipe foi um desastre. Faltou um cérebro, alguém que pudesse colocar Nilmar e Rossi em condição de gol a todo momento. Garrido teimou e, ao invés de colocar Cani na armação, optou por De Guzmán, um jogador com características mais defensivas.

No último sábado, contra o Sevilla, o Villarreal havia demonstrado uma faceta mais séria, concentrada, que conseguiu o empate ante os nervionenses mesmo com um a menos durante boa parte da partida. Contra os alemães, entretanto, os amarillos pareciam nervosos e mostraram-se totalmente impotentes após o primeiro gol, que saiu cedo. Gol este, aliás, que Garrido lamentou: "o gol cedo condicionou a partida", disse após a partida. Se a classificação à fase de oitavas-de-finais parecia muito difícil antes da partida, com a derrota somada ao resultado do outro jogo do grupo piorou: Manchester City e Napoli ficaram no empate na Inglaterra e deixou o Villarreal em situação bastante desconfortável.

Para manter seu emprego de pé, neste sábado, Garrido terá um teste, teoricamente, fácil, fora de casa. Viaja à Andaluzia para encarar o Granada, que perdeu nas duas primeiras rodadas. Bom jogo àquele que já está bastante pressionado. Uma derrota, contudo, deve deixar a cozinha do Villarreal com um cheiro insuportável de batata queimada.

Na Croácia...
... o Real Madrid não decepcionou e foi o único espanhol a triunfar na primeira rodada da fase de grupos da LC. Mesmo passando por apuros não previsto antes da partida, o Real Madrid, que atuou de vermelho após 38 anos, venceu pelo placar mínimo após um belo gol de Di María. Com Özil e Cristiano Ronaldo abaixo da média e Kelava parando tudo atrás, os blancos atuaram mal.

Entretanto, a maior decepção foi Marcelo: após cavar um pênalti, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso pela segunda vez na temporada, ficando de fora da partida importante contra o Lyon. Quem também pode ficar de fora da partida contra os lioneses é CR7. O gajo criticou severamente a arbitragem após a partida e pode ser suspenso pela UEFA, assim como aconteceu com Drogba e Arséne Wenger em temporadas anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário