sábado, 16 de abril de 2011

Liga Adelante: O iminente retorno béltico e franjiroyo

O Rayo Vallecano driblou os problemas extracampos envolvendo seu presidente e está a um passo de assegurar sua vaga na elite do f utebol espanhol (marca)

Um mês atrás, quando falávamos de Liga Adelante, alertávamos sobre uma ligeira queda de produção do Bétis (líder, 63 pontos), que havia perdido a liderança naquele mês. Pois bem, depois dos tropeços, o time do técnico Pepe Mel iniciou uma sequência de três vitórias e um empate para praticamente se garantir na próxima Liga BBVA, disputando o título da segundona com o Rayo Vallecano, outra equipe que está praticamente com a vaga assegurada na primeira divisão. Foi contra os rayistas, entretanto, que o Bétis tropeçou durante esse período e chegou a perder a liderança por duas rodadas.

A vaga na próxima Liga BBVA deve premiar uma equipe que soube administrar a saída de nove jogadores importantes e que conseguiu substitui-los com bons golpes de mercado, como Jorge Molina, Rubén Castro e o bom lateral Isidoro. Além do mais, a permanência de Pepe Mel no cargo, não obstante à decepção da temporada passada, ajudou a diminuiu o impacto e foi uma atitude louvável dos dirigentes do clube. Dentre os últimos resultados dos verdiblancos, destacam-se o que fechou o ciclo: jogando no Chapín, a equipe da Andaluzia venceu o Xerez (12º, 45) após estar perdendo por dois a zero e, mesmo com um a menos, conseguir anotar três gols num período de quinze minutos, graças aos tentos de Rubén Castro, Pereira e Emaná

Apesar da liderança e do ótimo torneio feito pelo Bétis, a equipe que mais tem chamado a atenção é o Rayo Vallecano (2º, 63). Os franjiroyos estão passando por problemas extracampos, ligados ao presidente Ruiz-Mateos, que colocou o clube à venda, desde o início da temporada e, mesmo assim, tem conseguido vencer estes problemas. No jogo mais importante da temporada, os aficionados do Rayo protestaram contra o presidente, chegando a quimar um veículo da policia de Madrid. Dentro das quatro linhas, o Rayo Vallecano fez sua melhor partida no ano e em um chutaço de Piti, garantiu uma vitória que o deixou na liderança. Porém, a equipe do treinador Sandoval deixou a primeira colocação escapar uma semana depois, quando a equipe só empatou com o Valladolid (7º, 49) no El Zorilla.

Falando em Valladolid, os pucelanos tiveram um mês muito bom e se juntaram a briga - cada vez mais acirrada - que definirá os play-offs. O excelente sprint do Valladolid resultou em quatro vitórias em cinco partidas e redimensionou os objetivos do clube: agora, os comandados de Antonio Bianchi lutam pelo retorno imediato para a elite, o que parecia impensável durante todo o desenrolar da competição. Além disso, com elenco mais qualificado e extenso do que seus rivais diretos, é possível dizer que o clube de Castilla y León é favorito para a vaga e terá dois confrontos diretos, atuando em seu estádio, contra Elche (5º, 53) e Granada (6º, 50).

O Barcelona B (3º, 58) segue em campanha impecável. Os blaugranas interromperam a sequência de vitória do Celta (4º, 56) em pleno Balaídos na 29ª rodada. O show de Soriano, autor de um doblete, decretou a má fase dos galegos, que veem a vaga direta na elite ficar mais distante. Jonathan Soriano é o principal nome da campanha espetacular da equipe treinada por Luis Enrique. O atacante, de 25 anos, tornou-se neste mês o pichichi da competição, com 22 gols. Nolito, outro destaque, já tem seu nome especulado em equipes como Benfica e Aston Villa, mas os dirigentes do clube já informaram que o canterano irá assinar um contrato exclusivo com a equipe A na próxima temporada. Luis Enrique, que vem sendo chamado como "novo Guardiola", também tem seu nome especulado em outros clubes. Com a confirmação de que Quique Sánchez Flores não ficará no Atlético de Madrid ao término da temporada, o rojiblancos foram atrás de El Tourero, que já afirmou que não ficará mais um ano na filial blaugrana.

Para saber mais da Liga Adelante, os artilheiros, a classificação, as estatísticas, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário