domingo, 3 de abril de 2011

Resumo: 30ª rodada

Derrota para o Sporting Gijón, e consequentemente fim da invencibilidade caseira em campeonatos nacionais que já durava nove anos, deixou Mourinho boquiaberto (AP Photos)

A rodada que poderia confirmar o retorno do Real Madrid à disputa pelo título acabou saindo totalmente contrária aos planos de José Mourinho. Com um confronto teoricamente mais fácil do que os rivais blaugranas, que visitariam o El Madrigal para encarar o Villarreal, o Real Madrid sentiu a falta de Cristiano Ronaldo, perdeu para o Sporting Gijon e deu, praticamente, adeus às chances de título.

Se a disputa pelo título parece ter acabado, a disputa por Liga Europa e para fugir do descenso continuam intensas. Nesta rodada, o Sevilla deu um enorme passe para cravar sua vaga na competição, enquanto que o Espanyol tropeçou em casa contra o Racing Santander e vê sua vaga ficar ameaçada. Na disputa para fugir do inferno do rebaixamento, tudo embolado. O Hércules venceu na estreia de Djukic com treinador e largou a última posição, enquanto que a Real Sociedad é a nova candidata ao descenso. O Deportivo respirou ao vencer o Mallorca, numa ótima partida de Valerón, e agora está a cinco da zona de rebaixamento. Confira o resumo da trigésima rodada do campeonato espanhol.

Real Madrid 0x1 Sporting Gijón
Na partida que marcou homenagens a Ronaldo Fenômeno, 150 jogos depois (ou nove anos, se você preferir), uma equipe treinada por Mourinho voltou a perder em casa por campeonatos nacionais. A derrota teve um sabor mais do que azedo: ainda que não matematicamente, as chances do Barcelona ser tricampeão só aumentaram, já que os blaugranas abriram oito pontos de vantagem. Para Manuel Preciado, técnico do Sporting Gijón, a vitória teve um sabor especial: além de ter tirado a invencibilidade histórica de Mourinho, seu desafeto, Preciado fez Mou engolir as palavras ditas antes do confronto no primeiro turno de uma maneira cruel. Sem Cristiano Ronaldo, o Real Madrid mostrou-se dependente de seu melhor jogador. Özil, Di María e Granero bateram cabeça durante boa parte do jogo, e Adebayor parece estar sofrendo do mal que Benzema sofria. O francês, quem diria, fez falta à equipe comandada por José Mourinho, que ainda lançou Higuaín, recuperado de lesão, em campo, mas La Pipita mostrou-se fora de sintonia com o grupo. Ao final da partida, Preciado afirmou que Mourinho foi até os vestiários para parabenizar os jogadores pela vitória.

Villarreal 0x1 Barcelona
A comemoração em êxtase dos jogadores ao término da partida mostrou o que a vitória blaugrana significou: em outras palavras, a essencial vitória em um dos campos mais difíceis da Espanha, a larga vantagem de oito pontos a oito rodadas do fim e com uma tabela, teoricamente, mais fácil, colocou o Barcelona mais próximo possível do tricampeonato. Ainda que tenha assegurada a euforia, Piqué não pode esconder: o triunfo na Comunidade Valenciana tirou o peso do superclássico de duas semanas, já que as duas equipes passarão a concentrar as suas forças na Champions League e na final da Copa do Rei, porque a Liga, como diz Mourinho, está praticamente sentenciada. Com uma equipe extramente remendada (desfalcada de Xavi, Messi, Puyol e Pedro), o Barcelona passou por apuros nos primeiros quarenta e cinco minutos. Rossi e Marco Rúben tiveram ótimas oportunidades para abrirem o placar, mas, ora por displicência, ora por defesas de Valdés, melhor da partida, acabaram desperdiçando. No segundo tempo, a mudança na postura blaugrana foi nítida e, após tanta pressão, Piqué acabou fuzilando as redes de Diego López. No final, Valdés ainda iria aparecer para fazer uma defesa espetacular num chute de Cazorla, melhor amarillo em campo.

Getafe 2x4 Valencia
Em dia de luto pelo falecimento Francisco Guaita, pai do goleiro Vicente Guaita, o Valencia esqueceu os problemas extracampos para vencer o Getafe em Valdebebas e recuperar a terceira colocação. O jogo teve sabor doce para Soldado: de volta à equipe onde passou uma de suas melhores fases na carreira, o canterano do Real Madrid foi o autor dos quatro gols do Valencia na partida. O feito vai além quando você para para analisar e vê que o último jogador ché a conseguir anotar quatro gols numa mesma partida de Liga foi Mario Kempes, em 1978. A má notícia fica por conta de Mathieu, que sofreu uma arritmia e foi levado às pressas para um hospital mais próximo. Os primeiros boletins foram positivos, mas está mais do que claro que o lateral desfalcará a equipe no duelo decisivo contra o Villarreal, na rodada que vem. O Getafe, decepção total em 2011, vê o perigo do rebaixamento ficar mais real a cada rodada: a equipe de Míchel está a cinco pontos do Málaga, primeiro da zona de rebaixamento e só venceu uma partida das últimas quatorze realizada.

Sevilla 3x1 Zaragoza
O Sevilla deu continuidade à boa fase e bateu o Zaragoza, num confronto marcado por um pênalti muito mal assinalado por Inglesias Villanueva de Ponzio em Cáceres, em um momento no qual o Zaragoza era melhor que os rojiblancos. Jogando no 4-4-2 a rombo, Rakitic exerceu a função de um enganche, mas não fora brilhante como das outras vezes. Quem merece destaque hoje, além de Kanouté e Negredo, autores dos gols, é o chileno Gary Medel, que chegou junto com Rakitic no inverno. El León, como já vem sendo apelidado pela imprensa espanhola, fez uma partida impecável, sendo responsável direta pela marcação dura em Ander Herrera, principal criador do Zaragoza. Hoje atuou de volante, função que deve exercer até o final da temporada. Manzano já testou o chileno como zagueiro, lateral direito/esquerdo, e meia-ofensiva, mas parece ter achado na volância o principal lugar para o chileno raçudo. Os próximos jogos dos andaluzes podem definir o futuro do time na temporada: a oito rodadas do fim, terá três confrontos diretos para fazer - Mallorca, Villarreal e Espanyol. O Zaragoza, por sua vez, está ameaçado: a um ponto do descenso, Javier Aguirre já começa a ficar com as cordas no pescoço.

Levante 3x1 Málaga
Nem o mais fanático torcedor do Levante esperava ver a equipe numa fase perfeita como que o time está vivendo. Para se ter uma noção da fase do time azulgrená de Valencia, se computados apenas os pontos conquistado no segundo turno, o Levante estaria atrás na tabela apenas de Barcelona e Real Madrid. Ou seja: seria o líder do campeonato paralelo a Barcelona-Real Madrid. A vitória ganha contornos mais espetaculares pelo fato de o Levante ter ido a campo sem oito titulares. Portanto, para não passar por apuros, Plaza mandou sua equipe para frente desde os primeiros minutos. E obteve resultado: em oito minutos, os levantinos já mandavam no marcador, com gols de Stuani, melhor em campo, e Rúben. O Málaga trabalhou muito a bola, mas não conseguiu ser tão incisivo para chegar com perigo na meta de Munúa, um dos fatores citados por Pelegrinni na coletiva. O Málaga segue inconstante e o perigo de um rebaixamento é real: hoje a equipe caiu mais uma posição, assumiu a penúltima colocação e terá três confrontos diretos na próxima rodada. Se, nos últimos jogos, o fator casa tem sido importante, o otimismo é grande: contra Hércules e Deportivo, o Málaga jogará no La Rosaleda, em jogos que definirão o futuro da equipe de Pelegrinni. Pelo lado do Levante, se a fase é tão boa, por que não sonhar com Liga Europa? A quatro pontos da zona da competição europeia, os levantinos irão encarar Atlético de Madrid e Athletic Bilbao até o término da Liga. A boa notícia é que Caicedo deve ser reforço para essas duas finais.

Osasuna 2x3 Atlético de Madrid
E o Atlético de Madrid convenceu. Ainda que tenha saído atrás no marcador, a reação e o futebol apresentado, sobretudo no segundo tempo, colocaram os rojiblancos cada vez mais próximos da Liga Europa. Diego Costa foi o grande nome do duelo, com um hat-trick. O triplete foi o primeiro de um jogador do Atlético de Madrid desde Forlán em 2009. Para o feito do brasileiro, a zaga roja colaborou: nos três gols, três erros de saída de bola totalmente infantil, sendo duas delas de Puñal. Outro que merece destaque é De Gea. Como tem se tornado praxe, o goleiro foi crucial no momento em que o Osasuna imprimiu um ritmo à procura do gol de empate, no momento em que o Atlético de Madrid caiu de produção. O desligamento da partida é um dos erros que o Atlético de Madrid tem que concertar para querer continuar com suas aspirações na temporada. O Osasuna, com 35 pontos, dificilmente cairá para a Liga Adelante, e, a partir de agora, jogará apenas para ficar perto dos oito primeiros colocados, como definiu Camacho após a partida. Com os mesmos 42 pontos do Athletic Bilbao, o Atlético de Madrid fará contra os bascos, daqui a um mês, o duelo decisivo pela terceira e última vaga na Liga Europa.

Espanyol 1x2 Racing Santander
Uma derrota para o Racing Santander, no Cornellá El Prat, definitivamente não estavam nos planos de Pochettino. A derrota para os cantabrianos colocaram em xeque a participação do clube de Barcelona na próxima edição da Liga Europa, já que a equipe caiu uma posição e viu as vitórias de Atlético de Madrid e Sevilla, além da ascensão dessas duas equipes a oito rodadas do fim. A derrota evidenciou - novamente - a fragilidade da zaga périca desde as saídas de Didac e Víctor Ruíz. Colsa e Giovanni dos Santos, autores dos gols, cabecearam livre para as redes de Kameni, sacramentando a virada verdiblanca. Pochettino ainda tentou buscar o resultado, colocando Álvaro e Iván Alonso nos lugares de Verdú e Luis García, mas a equipe não foi incisiva o bastante. No final, Osvaldo ainda carimbou a trave de Toño, que beijou a baliza salvadora. De destaque, apenas a bela partida de Callejón, que nesta semana teve seu nome ligado a uma possível repatriação para o Real Madrid. O meio-campista ditou o ritmo do Espanyol na partida e sofreu o pênalti convertido por Osvaldo. No lado vencedor, fica o destaque para, principalmente, Giovanni dos Santos. O mexicano mudou a cara dos verdiblancos desde que chegou à Cantábria e toda desconfiança dos torcedores racinguistas quanto à sua contratação passaram. Após a vitória, o rebaixamento ficou bem distante.

Real Sociedad 1x3 Hércules
Já é possível detectar que a troca de treinadores foi o melhor para o Hércules. Na primeira partida de Miroslav Djukic no comando técnico dos herculinos, o Hércules voltou a comemorar uma vitória e logrou um triunfo importante para suas pretensões daqui para a frente. Nome do jogo, Drenthe ganhou todos os elogios do treinador após a partida. Autor de um doblete providencial, o holandês será o pilar do Hércules na tentativa de fuga do descenso. Drenthe foi o nome da partida, mas o gol mais comentado foi o de Portillo. O chute seco do meio-campista, à esquerda de Bravo, quebrou uma sequência para lá de negativa que rondava sobre o Hércules: a equipe ficou 1.113 minutos sem marcar um gol fora do Rico Pérez (desde outubro de 2010, para ser mais preciso, quando Haedo Valdez marcou contra o Almería). A Real Sociedad só decepciona: depois de deixar de brigar por competições europeias, os txuri-urdins veem a ameaça do rebaixamento se aproximar a cada rodada. Os donostiarras perderam o rumo do campeonato estão numa dinâmica muito complicada. Sem jogo e sem pegada, o momento no Anoeta é tenso e as vaias durante e após o término do jogo representa muito bem isso.

Deportivo 2x1 Mallorca
Juan Carlos Valerón. Desde 1999/2000 no Deportivo, Valerón é o único remanescente da equipe campeã espanhola naquela temporada e sempre teve papel importante nos jogos da equipe galega. Xodó da torcida, El Mago deu duas assistências que podem, ao final da temporada, fazer toda a diferença para o Deportivo: os blanquiazules viraram um difícil jogo contra o Mallorca e chutaram para longe a ameaça do rebaixamento. Além de Valerón, outros dois merecem destaque. Guardado, que reencontrou o caminho das redes no último compromisso da seleção mexicana, e Lassad, autor do gol que culminou a virada blanquiazul. O Riazor inflamou após o gol do camisa oito e os aficionados não paravam de gritar "o Deportivo é da primeira, da primeira!". A figura negativa ficou por conta de Webó. O camaronês, que vinha fazendo grande partida (foi o autor do gol malloquín), acabou cometendo falta extremamente boba e, por consequência, foi expulso pelo árbitro Teixera Vitienes, num momento que o Mallorca pressionava em busca do empate. Com a derrota, as chances de pegar uma vaga na próxima Liga Europa diminuíram, mas Laudrup mantém o otimismo: a diferença não é grande e há um confronto direto para fazer - contra o Atlético de Madrid, no Ono Estadi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário