sábado, 9 de abril de 2011

31ª Rodada (1ª parte): Respirando por aparelhos

Kaká, autor de dois gols, vibra: o Real Madrid não se rende (getty images)

A um final de semana do superclássico, o Real Madrid mais vez deu prova de força. Ao colocar em campo um time misto, José Mourinho parecia que já havia jogado a toalha da Liga Espanhola. Porém, o "mistão" de Mourinho não deu espaço para a perda de pontos e, com dois gols de Kaká, venceu o Athletic Bilbao por 3 a 0. O Barcelona suou mais que previsto, mas também saiu com os três pontos do Camp Nou, ao vencer o Almería de virada por 3 a 1.

Na Catedral, Mourinho reservou seus principais jogadores para o duro embate contra o Athletic Bilbao. No banco, nada mais, nada menos que Özil, Marcelo, Xabi Alonso e Cristiano Ronaldo. Joaquin Caparrós, por sua vez, conseguiu recuperar em última hora um de seus principais jogadores, Iker Muniain, e prometeu sufocar os merengues para conquistar os três pontos. Hoje, porém, a zaga rojiblanca cometeu erros que não está acostumada a cometer e contra uma equipe como o Real Madrid, os erros são fatais. Ekiza parecia nervoso na marcação de Higuain, que, para sorte do defensor, esteve em péssima noite. Porém, quando Di María caia em seu setor, o desastre era notável. O argentino, em ótima fase, acabou sendo um dos grandes nomes da partida: primeiro, porque sofreu um pênalti no momento que os euskaras pareciam mais próxima do gol que os merengues. Na cobrança, Kaká bateu firme no canto direito de Iraizoz para abrir o placar. Depois, já no segundo tempo, o Athletic Bilbao novamente era melhor, impussionados por Llorente e Toquero, mas, novamente, apareceu Di María, que sofreu pênalti de Iraola que Kaká converteu, chegando ao doblete.

Com o jogo nas mãos, Mourinho mexeu no módulo da equipe: o 4-3-2-1, com Pepe fazendo as vezes de volante, tornou-se um 5-4-1, e Xabi Alonso e Cristiano Ronaldo entraram nos lugares de um onipresente Di María e Higuaín. O português, que não marcava pelo espanhol há três partidas, sacramentou o resultado ao deixar Xabi Castillo, outro defensor basco mal na partida, para trás e fuzilar as redes de Iraizoz. Notável partida de Kaká. Jogando mais centralizado, conduziu a equipe ao ataque com sua tradicional arrancada. Participou bem dos lances, sendo um dos jogadores mais acionados pelo time no campo de ataque, tal qual Di María. Num momento crucial na temporada, Mourinho pode comemorar o retorno em alto estilo de Kaká aos gramados. A pergunta que fica no ar é: será que agora vai?

No jogo das três horas, um Barcelona preguiçoso teve que suar mais que o previsto para conquistar os três pontos. Como em uma premonição do que teria pela frente, Guardiola pediu máxima atenção para essa partida na coletiva: "vocês falaram que o Schalke 04 era o adversário mais fraco que o Barcelona teria para fazer na LC, e ficaram todos surpresos depois. Quero seriedade de meus comandados contra o Almería", comparou o treinador. Em campo, algumas mudanças na equipe titular. Victor Valdés, suspenso, deu lugar a Pinto, enquanto Milito voltou à equipe titular no lugar de Busquets, também suspenso. A maior preocupaçã era Messi, que estava pendurado. Até por isso, La Pulga evitou reclamar de qualquer tipo de jogada com o árbitro da partida.

Bojan acabou se machucando e deu lugar ao titular do time, David Villa. El Principito ficará de seis a oito semanas fora dos gramados e só volta na próxima temporada. Os rumores de um empréstimo ao Racing Santander após sua volta aos gramados aumentam e é provável que um empréstimo à equipe da Cantábria seja seu destino. As emoções ficaram reservadas para a segunda etapa. Logo aos quatro, Corona ganhou na velocidade de Milito e chutou no contra-pé de Pinto para abrir o placar. Quatro minutos depois, porém, Milito deu a voltar por cima e, com extrema categoria, lançou Villa, que sofreu pênalti de Diego Alves, convertido por Messi. Thiago, que atuava como um senador no meio-campo, cumpria com excelência o papel que Iniesta está acostumado a exercer no meio e acabou premiado com o gol da virada, após escanteio cobrado por Messi. No final, Keita afastou uma bola na defesa que não daria em nada. Marcelo Silva, porém, acabou se atrapalhando - para infelicidade dele - na frente de Messi, que roubou a bola do defensor e, com um toque sutil, chutou na saída de Diego Alves, chegando ao seu 47º gol na temporada, igualando mais uma vez o recorde de gols de Ronaldo, em 1996/97.

A má notícia que fica para Guardiola é o fato de Mascherano ter recebido seu quinto cartão amarelo, ficando assim de fora do superclássico. Hoje Milito foi titular devido ao Almería não oferecer nenhum tipo de resistência - apesar da seriedade pedida na coletiva - e não cometeu nenhum erro que costuma cometer. Entretanto, é de ficar com um pé atrás confiar em um zagueiro que em nenhum momento passar confiança para marcar jogadores como Benzema, Di María e Cristiano Ronaldo. O mais provável é que Busquets, que irá retornar, seja improvisado como zagueiro e Keita jogue como volante, como fazia em tempos de Sevilla.

No retorno de Gregório Manzano ao Ono Estadi, o Sevilla ficou no empate com o Mallorca e praticamente deu adeus às chances de disputar a Liga dos Campeões. Os bermellones, por sua vez, também foram prejudicados pelo empate, que serviu para afastar mais a equipe da zona de Liga Europa. Sem Kanouté e Jesus Navas, Manzano foi a campo num 4-2-3-1, com Capel e Perotti como extremos. Rakitic, homem de ligação, não foi brilhante como em outrora, mas apareceu em hora importante: foi dele o gol que decretou o empate no Ono Estadi, após Aouate largar uma bola muito fácil alçada para a área. O empate foi pouco digerido por Michael Laudrup, que afirmou que a equipe irá desperdiçar muitos pontos se continuar a jogar dessa maneira.

Colaborou: Victor Mendes

2 comentários:

  1. acho que irá dar Real Madrid no clássico da semana que vem. mas Barcelona vence na final da Copa e na UCL.

    ResponderExcluir