sexta-feira, 29 de abril de 2011

A briga que interessa

O Málaga, de Júlio Baptista, tem o melhor elenco dentre as equipes que brigam contra o descenso (getty images)

A disputa pelo título da Liga BBVA já chegou ao seu fim há algumas rodadas; da Liga dos Campeões, parece ter se reaberta após a 33ª rodada, mas nada faz pensar que o Villarreal irá perder a quarta vaga; da Liga Europa, Levante e Mallorca brigavam ferranhamente com o Espanyol para roubar uma das vagas de Athletic Bilbao, Sevilla e Atlético de Madrid, mas os dois times tropeçaram no último final de semana e deixaram a briga para o Espanyol, que está se mostrando um verdadeiro cavalo paraguaio. Resta, então, a briga para fugir da zona de rebaixamento, que vem tirando o fôlego dos simpatizantes da liga espanhola nessas últimas rodadas.

Apesar da diferença entre o Levante (10º colocado) para o Osasuna (18º colocado - primeiro da zona de rebaixamento) seja de sete pontos, o grupo de reais candidatos ao descenso diminuiu. Com quinze pontos para serem disputados e levando em conta a boa fase de Levante, Sporting Gijón e Deportivo, a tendência é que a disputa pela duas últimas vagas para a Liga Adelante (levando em consideração que o Almería, lanterna, já está virtualmente rebaixado) seja entre Real Sociedad (38), Deportivo (38), Getafe (37), Racing Santander (37), Zaragoza (36), Màlaga (36), Osasuna (35) e Hércules (33). Os gijoneses vêm de uma boa sequência de vitória e, na última rodada, conseguiram uma essencial vitória diante do Espanyol. Os blanquiazules, por sua vez, têm de ficar com o alerta ligado: para não correr riscos, o Deportivo terá pela frente Atlético de Madrid (c), Sporting Gijón (f), Athletic Bilbao (c), Barcelona (f) e Valencia (f). Uma tabela ingrata para aquele que entrou em sua pior fase na temporada.

O Hércules, penúltimo colocado, ganhou motivos para crer: a troca de treinadores (saiu Esteban Vigo e entrou Miroslav Djukic) foi assimilada com naturalidade pelo elenco, que estão lutando bravamento para escapar da degola. Drenthe, pilar da equipe após Djukic assumir os blanquiazules, recuperou o bom futebol que o levou ao Real Madrid e, a cada jogo, vem fazendo gols importantes para a equipe da Comunidade Valenciana. O grande porém é que, à medida que o Hércules vem somando pontos, seus rivais diretos também o fazem: o Málaga, que era o penúltimo colocado há três rodadas, emplacou uma sequência de três vitórias consecutivas e saiu da zona de rebaixamento após algum tempo dentro dela. Contudo, o time ainda está em alerta: no domingo, num dos jogos mais importantes da rodada (senão o mais importante), os malagueses receberão no La Rosaleda o Hércules, num jogo crucial, principalmente, para os comandados de Djukic. O Málaga não era a equipe mais apropriada para sair lá (frequentaram a zona de rebaixamento desde o começo do campeonato), mas bastou algum sucesso para aproveitar a ineficácia dos outros.

Racing Santander, Getafe e Real Sociedad estão pagando pelo péssimo 2011, sobretudo os bascos. Equipe sensação do primeiro semestre, os txuri-urdins estavam brigando por Europa até o final de janeira, quando tiveram uma queda brusca no rendimento: no segundo turno, foram somados apenas doze pontos de quarenta e cinco disputados, contra os vinte e quatro de cinquenta e sete do primeiro turno. Dedicação ao extremo é o que se fala no ambiente euskara, pois a tabela irá pedir isso: Barcelona (c), Valencia (f), Zaragoza (c), Sevilla (f), Getafe (c) são os adversários da Real Sociedad daqui ao término da rodada. O Getafe tem feito mais feio: foram conquistados apenas sete pontos dos quarenta e cinco disputados. Nas próximas rodadas, o time de Valdebebas fará dois confrontos diretos cruciais: na penúltima rodada irá enfrentar o Osasuna no Coliseum Alfonso Pérez e na última, a Real Sociedad, no Anoeta.

Difícil mesmo é prever melhora para times tão fragilizados ultimamente e sem confiança alguma. Logo, o ideal é apostar nos confrontos diretos, que poderão resolver muita coisa. Nesta rodada, como avisamos há alguns parágrafos, o Málaga irá receber o Hércules; na 35ª, o Getafe recebe o Almería, o Zaragoza joga contra o Osasuna e o Racing Santander vai a Castilla y León enfrentar o Hércules; na 36ª tem Real Sociedad contra Zaragoza; na 37ª, Getafe contra Osasuna; e na 38ª rodada, Getafe contra Real Sociedad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário