terça-feira, 19 de abril de 2011

Resumo: 32ª rodada

Júlio Baptista renasce no momento que o Málaga mais precisa: com doblete do brasileiro, os blanquiazules enfim saíram da zona de rebaixamento (EFE)

Málaga 3x0 Mallorca

Desde que chegou ao Málaga, Júlio Baptista ainda não havia feito uma partida que convencesse os aficionados blanquiazules. Em sua apresenteção no clube andaluzes, La Bestia havia prometido 12 gols até o término da Liga e dedicação total para tirar o time da zona do descenso. Uma lesão o impediu de chegar aos 12 tentos (ainda que faltam sete rodadas para o fim, mas Baptista tem 4 gols) e o Málaga passou a conviver com o perigo real do rebaixamento. No sábado, porém, Júlio Baptista voltou aos gramados após dois meses e não decepcionou: escalado como enganche no 4-4-2 de Pelegrinni, La Bestia foi autor de um doblete providencial para os malagueses, que contando com o apoio de sua fanática torcida saiu da degola. A primeira parte foi de domínio total dos comandados de Pelegrinni, que desde o início da partida mostraram sua proposta de jogo. Após chegar com perigo três vezes à meta de Aouate, Rondón desceu em velocidade pela direita, deixou Ayoze para trás e cruzou na medida para Sebá Domínguez completar abrindo o placar.

Após o gol, o ímpeto do Málaga diminuiu, enquanto o Mallorca tentava levar mais perigo em jogadas de Nsue e Webó. No final da primeira etapa, apareceu Júlio Baptista: após rebote dado por Nunes, o brasileiro chutou com extrema categoria no canto esquerdo de Aouate, que nada pôde fazer. A tônica da segunda etapa foi a mesma, e após cobrança de falta de Duda, La Bestia apareceu como elemento surpresa para chegar ao doblete e consolidar a vitória blanquiazul. Para o Mallorca, sem maior compromisso na Liga, fica a imprensão de que chegar à Europa agora é tarefa árdua, visto que até o Levante o ultrapassou. Para o Málaga, que saiu da zona de rebaixmento, o dedicamento total deve continuar: até o término da Liga, a equipe fará um confronto direto contra o Hércules na 34ª rodada.

Osasuna 1x2 Athletic Bilbao
O Athletic Bilbao voltou a assumir a quinta colocação após a vitória no duelo de equipes euskaras. Contra o Osasuna, os leones saíram atrás no marcador, mas não se abalaram com a atmosfera do Reyno de Navarra e foram atrás da virada. A boa notícia foi o gol de Llorente, que estava há seis rodadas sem marcar. Para a partida, Caparrós inovou: escalou um inédito 4-3-3, com Muniain aberto à esquerda e Toquero, à direita. O jovem, que a cada dia ganha mais prestígios com a torcida, foi o autor do gol que deu a vitória aos bascos. Aproveitando-se de um erro infantil de Ricardo e Nelson, Muniain recuperou a bola do goleiro e, de fora da área, chutou para um gol vazio e decretando a virada rojiblanca, aos 46' do segundo tempo.

Toquero, o outro extremo, também teve papel importante: foi dele a bela jogada para cima de Kike Sola que resultou no gol de Llorente. O Osasuna teve tudo para somar três pontos, mas pagou caro por erros primários. Com um jogador a mais (Castillo foi expulso) e segurando uma vantagem de um gol, cochilou na partida e recebeu a virada. Agora, o risco do rebaixamento existe: a equipe terá dois duelos diretos até o fim do campeonato - Getafe (f) e Zaragoza (f) - e ainda encara equipes que estão no topo da tabela - Barcelona (f), Sevilla (c), Villarreal (c) e Valencia (c). "A partir de agora é dedicação total", como próprio afirmou Camacho. O Athletic Bilbao está mais tranquilo após a crucial vitória e pode se concentrar com mais calma para o dérbi de semana que vem: contra a Real Sociedad, o amarelo de Muniain foi negado e o jovem, que passou em branco no primeiro turno, está confirmado e pode dar a volta com cima.

Villarreal 1x0 Zaragoza
Em um jogo no qual os goleiros foram os nomes do duelo, o Villarreal venceu com um gol de pênalti de Rossi e, praticamente, pôs fim à briga por Champions. Com 57 pontos, os amarillos estão a nove do Athletic Bilbao e muito improvavelmente irá perder a vaga na principal competição do velho continente. Agora, os comandados de Garrido concentrão suas forças na Liga Europa, onde a equipe terá pela frente o temido Porto do brasileiro Hulk e do colombiano Falcão García. No El Madrigal, uma partida bem movimentada. O Villarreal tomou o partida e foi mais perigoso que os blancos, porém Doblas esteve em dia muito inspirado. Nilmar teve uma partida apagada e foi facilmente batido por Diego Silva e Ponzio fazia uma partida perfeita na volância segurando Borja Valero. O camisa vinte e três, entretanto, acabou cometendo falta boba em Rossi dentro da área e o italo-americano converteu. De volta à zona de rebaixamento, o Zaragoza tem que se preocupar: a tabela daqui para frente requer atenção e dedicação e a equipe só fará um confronto direto, contra o Osasuna na La Romareda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário