quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pós-jogo: Barcelona 5x1 Shakthar Donetsk

Dono do jogo, Iniesta marcou o primeiro gol da goleada e homenageou sua filha, recém-nascida (getty images)

O Barcelona saiu do Camp Nou, palco da primeira partida das quartas-de-finais da Liga dos Campeões, com a convicção de que vem por aí mais dois superclássicos pela frente. A vitória acachapante contra o Shakhtar Donetsk, somado ao triunfo também acachapante do Real Madrid ante o Tottenham, facilitou a vida dos blaugranas na competição e já pode fazer os comandados de Guardiola pensarem nas semifinais e na final da Copa do Rei, também contra o arquirrival, Real Madrid. Se confirmado, as duas equipes farão quatro superclássicos em menos de vinte dias, em jogos que irão parar o mundo.

Contra os ucranianos, o dever de casa começou cedo. Aos dois minutos de jogo, Messi tentou tocar para Villa na entrada da área, mas, por sorte, a bola acabou chegando aos pés de Iniesta, que chutou na direita de Pyatov. O gol levantou o astral de Guardiola, que estava bem "pessimista" na coletiva pré-jogo. Os visitantes, porém, não se abalaram e criaram muitas oportunidades de gol. Willian era a principal válvula de escape do Shakthar e era o que mais levava perigo à meta de Valdés. O brasileiro levou clara vantagem sobre o compatriota Daniel Alves, que parecia sem sintonia durante os primeiros trinta minutos.

Iniesta seguia com os passes afinados e, em uma bola genial, conseguiu um lançamento extraordinário para Daniel Alves, que se redimiu dos seus erros iniciais, ganhou de Pyatov e chutou para as redes, marcando o segundo dos azulgrenás na partida. O camisa oito blaugrana, melhor em campo ontem, acabou recebendo um amarelo e estará fora do jogo de volta, mas em compensação, voltará tinindo no primeiro jogo da semifinal. Os Kroty, entretanto, não diminuiram o ritmo após o gol de Dani Alves e continuaram levando perigo ao gol de Valdés. Douglas Costa, na esquerda, dava um trabalho redobrado a Adriano, mas Luis Adriano, o único atacante do ofensivo 4-2-3-1 de Lucescu, estava em péssimo dia: o ex-Inter teve em seus pés três chances claras de gols, mas acabou desperdiçando todas por displicência.

Na segunda etapa, o ritmo do Shakhtar diminuiu e do Barcelona aumentou. Aos oito minutos, em cobrança de escanteio ensaiada, Daniel Alves rolou rasteiro para Piqué, que chutou firme para marcar o terceiro dos catalães. Na comemoração, homenagem a Abidal e Shakira, sua namorada. O zagueiro culé, que não conseguia acompanhar o ritmo de Douglas Costa na primeira etapa, melhorou muito nos quarenta e cinco minutos finais e anulou o brasileiro que caia pelo seu setor. Messi, que quase foi desfalque, queria marcar o seu gol, mas foi impedido por Pyatov. Para Guardiola, o fato de Messi e Villa terem passado em branco não o preocupa: os dois estão se reservando para os jogos mais importante. O Shakthar diminuiu aos quinte com Rakitiskiy, após desvio em cobrança de falta oriunda de lance cometido por Iniesta. Porém, um minuto depois, o Barcelona forçou e Messi fez toda a jogada pela direita, ajeitando para Keita pegar firme no ângulo de Pyatov.

Com a goleada, a torcida barcelonista começou a provocar Mourinho, provável adversário na semifinal. Um dos gritos xingava a mãe do técnico de Setubal, além de vários torcedores terem sidos flagrados com uma máscara do português. O Barcelona tratou de administrar o tempo, fazer a bola rodar. O técnnico Mircea Lucescu não desisitiu e tratou de mandar a campo Alex Teixeira e Fernandinho, nas vagas de Willian e Jadson. O volume de jogo melhorou ligeiramente, e o Shakhtar ainda esteve muito perto de diminuir, mas Luiz Adriano carimbou a trave e viu a bola cruzar a boca do gol e não entrar. Aos 41 minutos, após bela jogada de Daniel Alves, Xavi selou a manita blaugrana e homenageou Abidal.

Para a volta, Guardiola já avisou que não irá diminuir o ritmo, mesmo com a boa vantagem obtida na Catalunha. Se o Barcelona não se cansou na partida de ida, o jogo da volta promete ser mais intenso, pois a torcida ucraniana promete inflamar o estádio Donbass Arena, local onde a equipe ainda não perdeu nenhum jogo desde de sua inauguração, em 2009. O confronto, porém, já está dizimado e o Barcelona terá as voltas de Puyol e Pedro para o confronto. Mircea Lucescu, técnico do Shakhtar, jogou a toalha após o jogo: "gostaria de parabenizar o Barcelona por estarem nas semifinais.".

Barcelona 5x1 Shakthar Donetsk
Barcelona: Váldes; Dani Alves, Piqué, Busquets e Adriano (Maxwell); Mascherano, Keitá, Xavi e Iniesta; Messi e Villa (Pedro).
Shakthar Donetsk: Pyatov; Srna, Ishchenko, Rakitskiy e Rat; Hubschman (Eduardo), Mhkhitaryan, Douglas Costa, Jadson (Fernandinho) e William (Alex Teixeira); Luiz Adriano
Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Cartão amarelo: Iniesta (BAR) Rat, Rakitskiy e Fernandinho (SHA)

Veja também
Real Madrid 4x0 Tottenham

Nenhum comentário:

Postar um comentário