sexta-feira, 15 de abril de 2011

As armas para o superclássico

Neste sábado, 16 de abril, será realizado o primeiro de quatro jogos decisivos entre Real Madrid e Barcelona num pequeno período de dezoito dias. O deste final de semana parece ser o de menos expressão, visto que o Barcelona está oito pontos à frente do Real Madrid e com uma tabela muito mais fácil em relação a dos merengues. Na quarta-feira, 20 de abril, o confronto já irá valer: as duas equipes entrarão no Mestalla em jogo que irá decidir o campeão da Copa do Rei. Nas duas semanas seguintes (terça-feira, 26 de abril; e quarta-feira, 5 de maio), um confronto histórico que irá definir um dos finalistas da Uefa Champions League.

Desde 1916 que a dupla não disputavam quatro superclássicos consecutivos, em partidas que poucos dados na internet ou nos sites oficiais dos dois clubes são disponíveis. Portanto, dá para dizer claramente que esta temporada será a maior da história da rivalidade entre as duas equipes. Por enquanto, o Quatro Tiempos não toma partida. Mas deixa, logo abaixo, alguns motivos pelos quais cada um pode se dizer favoritos. Quem leva? Boa leitura!

Real Madrid

"Quem rir por último, rir melhor", disse Cristiano Ronaldo. Será?

1 - Desde aquele fatídico 5 a 0, os jogadores merengues estão com um nó na garganta com os blaugranas. Ao contrário dos dias antecedentes ao primeiro superclássico, provocações do lado catalão é o que não falta, apesar de poucas. Mourinho, estrategista do jeito que é, pode usar isso como um fator para o seu lado, e seus jogadores podem entrar em campo mais engasgados do que já estão.

2 - Enquanto o Barcelona "sofre" com um elenco curto, o Real Madrid pode comemorar: opções boas é o que não falta para Mourinho, que recuperou um bom Kaká e um onipresente Benzema, além de Higuaín. Se o Barcelona deve ir com o mesmo time nos quatro jogos, muito por causa de lesões, Mourinho pode alterar algumas peças e, com isso, não desgastar muito sua equipe.

3 - José Mourinho é a prova de como um treinador pode mudar o ambiente. Em apenas uma temporada, conseguiu classificar a equipe para a final da Copa e, o mais importante, à semifinal da Champions, o que já não acontecia desde o último título do Real Madrid. Além disso, Mourinho já parou o Barcelona quando este estava em seu melhor momento no passado e, por que não, pode pará-lo novamente.

4 - Cristiano Ronaldo. O português é a maior esperança dos aficionados merengues para os embates. Em ótima temporada, o camisa sete merengue duela com Messi pela artilharia da Liga, da Copa e da LC (está em desvantagem nas três). Apesar de ter passado em branco em todas as partidas contra o Barcelona, o português voltou a balançar as redes e já provocou - como de praxe: "quem rir por último, rir melhor". Sempre que Cristiano marca, o clube merengue vence.

5 - Adebayor se reencontrou com os gols e marcou dois contra o Tottenham. A auto-estima do togolês se elevou e, como aponta o AS, há uma probabilidade enorme de ele ser titular. Além disso, Roberto Mancini, treinador do Manchester City, já deu carta branca para que o togolês fique em Chamartin em definitivo.

Barcelona (Victor Mendes)

Messi: sete gols em nove jogos contra o Real Madrid (La Presse)

1 - São oito pontos de vantagem sobre o Real Madrid, a sete rodadas para o fim. Ainda há muita estrada a percorrer, mas chegar ao confronto direto, na Liga, sem o nervosismo de poder perder ali a liderança pode ser a grande ajuda. A tabela, teoricamente mais fácil que a dos blancos, também ajuda e é muito difícil pensar que a taça espanhola escapará das mãos dos comandados de Josep Guardiola.

2 - Há o efeito freguesia: desde 2008 que o Real Madrid não vence um superclássico, seja no Bernabéu ou no Camp Nou. De lá para cá, foram cinco jogos e cinco vitórias azulgrená, entre elas, os acachapantes 6 a 2 no Bernabéu e a inesquecível manita (5 a 0) no Camp Nou.

3 - Em última hora, Guardiola confirmou Puyol, que não estaria apto nem para a final da Copa, para a partida de amanhã. El Capitán não é um oásis de habilidade como seu companheiro Piqué, mas dá a vida em um superclássico e é pé-quente. Além disso, o zagueiro não sente mais as dores que o incomodavam e, se os torcedores barcelonistas temiam pela titularidade de Milito, há grandes chances de ser titular.

4 - Jogadores como Xavi e Iniesta crescem em clássicos como este. No primeiro turno, os dois ditaram o ritmo da partida, participaram de três gols e colocaram os comandados de José Mourinho, definitivamente, na roda. Além disso, há Villa: são nove gols em onze jogos contra o Real Madrid.

5 - Lionel Messi. Em temporada absurda, o argentino é o nome do Barcelona. Contra o Shakthar Donetsk, o argentino bateu seu próprio recorde e de Ronaldo Fenômeno: Messi tem 48 gols na temporada, em 46 partidas, com uma média de 1,06 gols por jogo. Quando o melhor jogador do mundo não marcou estando no campo do Barça, a equipe desperdiçou cinco pontos de trinta (16%). Messi, também, ajuda sua equipe com assistências: já são dezoito na temporada, uma marca nunca vista antes em Barcelona. Além disso, La Pulga gosta de marcar contra o Real Madrid: são sete gols em nove jogos, incluindo um hat-trick com apenas 19 anos.

Um comentário:

  1. Excelente análise, de fato. Creio eu, que o Barcelona irá ganhar os quatro jogos. sinceramente

    ResponderExcluir