sexta-feira, 1 de abril de 2011

100%

Em seu jogo de número 101 com a camisa roja, Xavi marcou e aproximou a Fúria da fase final da Euro (reuters)

Atual campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo, a Espanha vem repetindo as boas campanhas nas eliminatórias para a Eurocopa 2012. Mesmo sem dar show, a "Fúria" foi à Lituânia nesta terça-feira e bateu os donos da casa por 3 a 1, garantindo assim os 100% de aproveitamento e a liderança isolada do grupo I. Por outro lado, os lituanos se mantiveram com quatro pontos, na quarta colocação.

A partida, que ocorreu na cidade de Kaunas, quase não ocorreu devido ao mau estado do gramado do estádio Steponas Darius e Stasys Girenas. Porém, após a autorização da Uefa e da arbitragem, os espanhóis superaram as adversidades para o seu jogo de toque de bola e conseguiram o triunfo com gols de Xavi, Kijankas (contra) e Mata (Stankevicius diminuiu para a Lituânia).

Apesar de prejudicada pelo mau estado do campo de jogo, a seleção espanhola tomou a iniciativa ofensiva nos primeiros minutos de jogo e começou a impor a sua característica de toque de bola. Assim, não demorou muito para a Fúria abrir o placar. Aos 19 minutos, Xavi recebeu de David Villa e bateu para o gol de fora da área. Após um desvio na zaga lituana, a bola encobriu o goleiro Karcemaskas, que não conseguiu evitar o tento adversário.

Ainda no primeiro tempo, a Espanha teve a chance de ampliar a sua vantagem. Aos 40 minutos, Cazorla cruzou para Llorente, que recebeu sozinho na grande área e chutou para o gol. No reflexo, Karcemaskas defendeu com o pé e afastou o perigo da meta lituana.

No segundo tempo, incentivada pela sua torcida, a Lituânia chegou ao empate em pouco tempo. Aos 12 minutos, após um bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou Stankevicius, que chutou rasteiro da intermediária no canto direito do goleiro Casillas.

Mesmo com o gol sofrido, a Espanha não se abalou na partida e conseguiu recuperar a dianteira no placar pouco depois, quando Mata recebeu lançamento na esquerda e cruzou para a área. Tentando se antecipar ao atacante Llorente, o lituano Kijankas acabou pegando errado na bola e marcou um gol-contra.

Tranquila com a vantagem, a Espanha ainda chegou ao seu terceiro gol, na jogada mais bonita da partida. Após uma triangulação pelo lado direito, Silva tocou para Mata dentro da área, e o meia só teve o trabalho de deslocar o goleiro lituano com a perna esquerda, para garantir a vitória espanhola e mais três pontos nas Eliminatórias para a Euro 2012.

Momento várzea

Camisa que Llorente usou na Lituânia foi a mesma utilizada na Copa do Mundo: ainda sem a estrela de campeã mundial (AP Photos)

Não era só o campo do estádio de Kaunas, capital da Lituânia, que remetia ao Desafio ao Galo na partida entre os donos da casa e a Espanha na terça. Um fato curioso – e, até certo ponto, bizarro – foi o destaque da partida. Lloriente entrou em campo com o uniforme que a seleção espanhola utilizou na Copa do Mundo, cujos detalhes são bem diferentes do atual. De fato, é estranho ver tal erro num jogo oficial da Uefa, ainda mais quando se trata da atual campeã mundial; mas, de fato, essas coisas acontecem também com as "melhores famílias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário