quarta-feira, 30 de março de 2011

Presidentes: Enrique Cerezo

Enrique Cerezo (à direita) vive a maior crise no comando dos colchoneros e os rumores indicam que Miguel Gil (à esquerda) deve subistituí-lo em breve (extraconfidencial.com)

Quando o dono de 80% das ações do Atlético de Madrid resolveu deixar a presidência da equipe, havia muitas dúvidas de quem seria o novo mandatário dos Colchoneros. Jesús Gil optou pelo famoso e consagrado produtor de cinema, Enrique Cerezo Torres. A escolha de um homem pouco acostumado aos negócios futebolísticos será explicada no decorrer do texto, pois os anos colaborando com o atleti (justificativa oficial para a escolha) não foi o fator decisivo.

Dono de uma produtora de cinema, que tem o seu nome, Enrique Cerezo trabalha na sétima arte desde 1971. Na tela, ele começou como um mero ajudante de câmera, mas de lá pra cá, o madrilenho ganhou destaque na profissão. Em 1998 ele assumiu a presidência da EGEDA, que defende os direitos de produtores espanhóis e de toda a América. Para se ter uma ideia da importância da entidade, o muito famoso Agustín Almodóvar também faz parte dela e é seu vice-presidente. Além disso, seu trabalho já foi reconhecido no Festival de Cinema de Huelva, quando, em novembro de 2010, foi eleito o melhor produtor cinematográfico do ano.

A decisão de Jesús Gil de passar o cargo para Enrique ocorreu em maio de 2003 e o trabalho começou em 28 do mesmo mês. A primeira temporada à frente dos rojiblancos foi recheada de mundanças. Após ficar na 12ª posição, novos importantes jogadores chegaram. O mais importante deles: Diego Simeone, já em fase final da carreira. Com um time burcrático, os colchoneros alcançaram o sétimo posto. As temporadas de 2004-05 e 2005-06 foram muito ruins: o Atleti não conseguiu passar da faixa média da tabela, treinadores não duravam e a afirmação de Fernando Torres era a válvula de escape da equipe.

Para o ano seguinte, Enrique Cerezo ajudou o Atleti vencer a disputar e conseguir contratar a jovem estrela argentina, Kun Agüerro. Com “El Niño” em grande jornada, o Atlético de Madrid conseguiu se classificar para a Copa da UEFA 2007-08 e também venceu a extinta Copa Intertoto. Porém o camisa nove e capitão colchonero chamou atenção dos gigantes europeus. O Liverpool acabou levando e pagou 20 milhões de libras mais o passe de Luis García.

O Atlético respondeu em grande estilo trazendo Diego Forlán do Villarreal. Porém, a torcida colchonera não aceitou perder a referência da equipe e sem que o presidente tivesse mostrado grande resistência. Aí está justificada a escolha de Enrique Cerezo. Jesús Gil evita todo o desgate de estar no comando da equipe em momentos como esse e segue podendo dar a palavra final, pois ainda mantém o controle acionário do Atlético de Madrid. O produtor cinematográfico em diversos casos ficou contra Gil, mas a palavra final sempre fica por conta do seu antecessor, já as critícas acabam sendo feitas ao trabalho do madrilenho.

Ainda nessa época, o presidente se viu envolvido no escandâlo de apropriação indevida de ações do Atlético de Madrid executado por Jesús Gil (pai) e Miguel Gil (filho). Os três não foram presos, pois o crime havia prescrito. Após todas as polêmicas extra-campo, os colchoneros voltaram à Liga dos Campeões, após 12 anos de ausência na principal competição interclubes da Europa.

Porém, o grande feito da “Era Cerezo” ocorreu em 2009-10, quando liderados por Agüerro e Diego Forlán, os rojiblancos conseguiram o título da Liga Europa. Na campanha o destaque ficou por conta da virada na prorrogação contra o Liverpool no Anfield e que garantiu a classificação à decisão contra o Fulham, que acabou vencida por 2 a 1.

Recentemente as crises entre a família que comanda as ações do Atlético e Enrique Cerezo aumentaram e o tempo do produtor cinematográfico nos colchoneros parece estar chegando ao fim. E o pai já pensa em colocar o filho (atual Diretor de Futebol do clube) no posto de presidente.

Enrique Cerezo Torres
Nascimento: 27 de fevereiro de 1948, em Madrid, Espanha
Ocupação: Produtor de cinema e empresário do ramo cinematográfico.
Títulos do Atlético de Madrid durante a sua gestão: Copa Intertoto (2006-07), Liga Europa (2009-10) e Supercopa Europeia (2009-10)

Um comentário: