sábado, 19 de março de 2011

29ª Rodada (1ª parte): Mais do mesmo

Özil vibra na nova vitória do Real Madrid ante o Atlético de Madrid. Já são 21 dérbis sem vitória do lado vermelho e branco da capital (AP Photos)

A abertura da 29ª rodada teve como destaque o dérbi de Madrid. Como já tem virado praxe nos últimos anos, quem saiu comemorando foi a parte branca da capital: em uma nova boa partida de Benzema, os merengues venceram os rivais rojiblancos e não deixaram o líder Barcelona, que venceu o Getafe mais cedo, escapar, em dérbi que ficou marcado, também, pelos gritos de "Morte, Cristiano Ronaldo" e "Marcelo é um macaco" entoados pela principal torcida organizada do Atlético de Madri. A LFP ainda não se pronunciou, mas é quase certo que o Atlético de Madrid tome multa pelo cântico racista ao brasileiro. Confira a primeira parte do resumo da 29ª rodada.

Atlético de Madrid 1x2 Real Madrid
O tabu continua. Mais uma vez, o Atlético de Madrid foi impotente ante seu maior rival e saiu de campo derrotado. Agora, a racha negativa chega a 21 dérbis (11 anos), e o Atlético de Madrid pode ver o Sevilla distanciar-se na briga por uma das vagas na Liga Europa. Hoje o time de Manzanares jogou bem, mas como já tem sido substancial na temporada, não aproveitou as oportunidades que teve para chegar a vitória. Agüero e Reyes eram os que mais tentavam, mas pararam num Casillas inspiradíssimo. Forlán voltou a jogar mal, foi substituído cedo e já começa a por em xeque seu futuro em Madrid. Durante a semana, chegou a dizer que se recebesse proposta da Itália, aceitaria, e a Juventus é uma das mais interessadas em levar o melhor jogador da última Copa a Turim.

O Real Madrid, por sua vez, foi fatal quando chegou à meta de De Gea, que evitou que uma goleada fosse construída no primeiro tempo. Marcelo confirmou a ótima fase vivida, e praticamente impediu que Ujfalusi que subisse para ajudar nos ataques. Jogando no 4-3-2-1, com Khedira, Lass e Xabi Alonso, o volante alemão teve mais liberdade para participar das jogadas ofensivas. E foi em um dos passes do camisa 24 que Benzema recebeu em condição e tocou com categoria para abrir o placar para os blancos. O francês é outro que vive ótima fase e parece ter acordado para a profissão: o gol foi o nono no segundo turno, onde é o artilheiro ao lado de Messi. O Atlético de Madrid não se intimidou com o gol rival e continou em cima. Porém, Ricardo Carvalho atuava como um senador na zaga e Casillas defendia tudo que é bola chutada em direção ao gol. Quando parecia que o Atléti iria empatar, o Real Madrid aumentou a vantagem no placar. Aos 23', Marcelo cruzou e achou Özil, até então apagado, que bateu de primeira para o gol. De Gea ainda encostou na bola, mas não conseguiu impedi-la de entrar.

O Atlético voltou muito bem para o segundo tempo, mas Casillas esteve sempre lá para segurar o ímpeto dos colchoneros. Em um dos lances perigosos, Tiago lançou Agüero, que ficou de frente para Casillas. Mas o goleiro titular da seleção espanhola espalmou o chute do argentino. De tanto esforço, os colchoneros finalmente conseguiram alcançar o gol. Agüero tabelou com Koke e enfim conseguiu vencer Casillas. Mas aí já estava tarde para chegar ao empate. Ao término da partida, tanto Quique como Mourinho criticaram o árbitro Teixera Vitienes. Para o Real Madrid, fica a boa lição de que daqui para a frente, cada jogo será como um final de campeonato e, como Valdano afirmou, "a parte mais importante e decisiva da temporada chegou." O Atlético de Madrid, por sua vez, pode ver o Sevilla distanciar e, além disso, viu o Mallorca aproximar (a Real Sociedad também pode se aproximar). A temporada que começou com indícios de promissora após o título de Supercopa contra a poderosa Inter de Milão vai se tornando a cada jogo um pesadelo e a não-classificação a uma competição europeia pode ser a cereja do bolo.

Barcelona 2x1 Getafe
Em partidas de homenagens a Abidal, o Barcelona jogou para o gasto e saiu com uma vitória magra diante do Getafe. Antes de a bola rolar, o telão do Camp Nou exibiu um vídeo de três minutos com imagens de Abidal e mensagens de apoio ao lateral. Emocionados, os torcedores exibiram faixas para o francês e aplaudiram o atleta. Os jogadores de Barça e Getafe entraram em campo com camisas lembrando o colega, com os dizeres "Te amamos, Abidal". Depois que a partida começou, a torcida fez nova homenagem aos 22 minutos (número da camisa de Abidal) com uma calorosa salva de palmas.

Nas quatro linhas, bela partida de Daniel Alves, autor de um golaço, que terá reunião na casa do presidente Sandro Rosell para renovar seu contrato com o clube catalão. Bojan, que disputou seu jogo de número 100 com a camisa azulgrená, também fez bela partida, consagrada com o gol na segunda etapa. Villa, porém, esteve em noite bem atípica e desperdiçou muitas ocasiões claras de gols. Muito bem marcado por Casquero, Messi esteve em noite calma, assim como Xavi e Iniesta, também muito bem marcado pelos jogadores de meio-campo dos azulones. O 2 a 0 passava tranquilidade ao Barcelona, mas Manu Del Moral, que marcou seu quarto gol em cinco jogos contra o líder, chegou ao gol aos 42' minutos do segundo tempo e a acomodação virou sofrimento. No último lance, Albín recebeu em condição, mas demorou a chutar e teve seu chute interceptado por Adriano. Os três pontos foram fundamentais para o Barcelona, que terá um grande desafio após a Data FIFA: sem Xavi, suspenso, irá até o El Madrigal encarar o Villarreal. Míchel pode ter se orgulhado de seu time, mas ao final da rodada a consequência pode ser pior: caso Levante, Osasuna e Deportivo vençam, o Getafe pode cair mais duas posições, chegando a 14ª.

Mallorca 1x0 Zaragoza
O Mallorca conquistou ante o Zaragoza sua décima-segunda vitória no campeonato graças a um tento do canadense naturalizado holandês Jonathan De Guzmán. A vítoria importante ante os maños, põe o Mallorca na briga por uma das vagas na Liga Europa: a diferença para o Sevilla, último da zona, é momentaneamente de apenas 1 ponto. O triunfo sofrido saiu graças a um erro bobo de Da Silva, que afastou mal uma bola que caiu no pé direito do holandês, que chutou firme para as redes de Leo Franco, que havia acabado de entrar em campo, pois Doblas havia sido expulso. O triunfo foi sofrido por causa da insistência do Zaragoza em chegar ao gol de empate. Os maños, mesmo com um a menos, mandaram na partida durante o segundo tempo, mas Braulio esteve em noite infeliz. Em um de seus lances desperdiçados, fez boa jogada pela direita, tabelou com Gabi e, após driblar Aouate, acabou vendo Ramis salvar na linha um tento seu. Após um começo de 2011 promissor, o Zaragova vê o fantasma do rebaixamento se aproximar novamente e a queima de gordura acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário