quarta-feira, 9 de março de 2011

Adeus, Europa

Cara feia para o Valencia. Chés jogaram bem, mas pecaram nas finalizações e deram adeus à principal competição europeia (getty images)

Pelo jogo de volta das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões, Schalke 04 e Valencia entraram na Veltins-Arena em um duelo sem favorito. Apesar do 1 a 1 no jogo da ida, o momento vivido pelas duas equipes em seus respectivos campeonatos nacionais são bem distintos. Enquanto que o Valencia veio de vitória importante ante o Mallorca e está com a faca e o queijo nas mãos para assumir uma das quatro vagas espanholas para a próxima Champions League, o Schalke 04 aparece na décima posição na Bundesliga, com 17 pontos atrás do Hannover 96, último da zona de Champions League.

Porém, nas quatro linhas, o Schalke 04 não foi melhor que os Chés, não. Mas soube aproveitar as chances que tiveram para avançar de fase. Atrás, Neuer foi um paredão, sobretudo no segundo tempo, quando parou a parte ofensiva blanquinegra. Unai escalou o Valencia no já tradicional 4-2-3-1, mas abdicou de Soldado e Jonas para colocar Aduriz, que está recém recuperado de lesão. O ex-Mallorca fez uma má partida, talvez sua pior desde que chegou a Paterna, e perdeu uma série de gols importantes que fizeram falta no final. Outros jogadores que estão em ótimas temporadas, decepcionaram no jogo mais importante da temporada valenciana: Banega e, principalmente, Mata raramente foram notados na partida e o Valencia passou a ficar sem criação, já que os dois são responsáveis por tal jogada.

Pablo Hernández, caindo pela esquerda, também não fez boa partida e acabou anulado por Uchida. O jogador acabou sacado no segundo tempo, quando o Schalke já havia virado a partida, para a entrada de Soldado. A partir daí, os morcegos passaram a joga no 4-4-2 e sufocaram mais os Azuis Reais. Gavranovic, numa bela jornada, passou a entrar mais na partida e, ao lado de Raúl, deram trabalho a Ricardo Costa e David Navarro. O ídolo merengue, aliás, deu fim à seca de seis temporadas consecutivas caindo nas oitavas de finais da Champions (resta saber, agora, se o Real Madrid irá avançar de fase).

Na tentativa desesperada de achar o gol de empate, o Valencia se lançou todo ao ataque e deixou a retaguarda aberta. O bastante para, após um cruzamento mal executado, Sarpei lançar Farfán e o peruano, sem marcação alguma, caminhar sozinho e, com extrema categoria, encobrir Guaita, que nada pôde fazer. A torcida, que já fazia muita festa, foi à loucura após o apito final, enquanto que os jogadores faziam a festa dentro de campo. Aos comandados de Unai Emery, restaram-se apenas lamentar pelas oportunidades não concluidas com êxitos. E, também, reclamar do sueco Jonas Erikson, árbitro da partida. Em declaração reproduzida pela Trivela, Ricardo Costa reclamou de dois pênaltis não assinalados em cada tempo. Segundo Ricardo Costa, houve um lance no primeiro tempo em que um jogador do Schalke colocou a mão na bola e na segunda etapa Jérémy Mathieu teria sido derrubado na área.

Agora, resta ao Valencia concentrar seu foco na Liga BBVA, onde a equipe tem um compromisso contra o Zaragoza, no final de semana. Com quatro pontos à frente do Villarreal, é difícil imaginar a equipe não disputando a próxima Champions, mas o exemplo está dado: primeiro, aproveitar o fator casa; segundo, aproveitar as chances que têm para matar a classificatória. Pelo lado alemão, agora é torcer para um sorteio favorável no próximo dia 18, pois dependendo do adversário, o baile poderá existir. O sistema defensivo do Schalke é um terror, fortes emoções a todo momento.

Schalke 04 3x1 Valencia
Schalke 04: Neuer; Uchida, Howedes, Metzelder e Escudero; Kluge (Sarpei), Matip (Papadopoulos), Farfán e Jurado (Draxler); Raúl e Gavranovic.
Valencia: Guaita; Bruno Saltor, David Navarro, Ricardo Costa e Mathieu; Banega (Costa), Topal, Joaquín, Pablo Hernández (Soldado) e Mata; Aduriz (Jonas).
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE).
Cartão amarelo: Escudero e Kluge (Schalke).

Veja também

Barcelona 3x1 Arsenal

Nenhum comentário:

Postar um comentário