domingo, 6 de março de 2011

27ª rodada (1ª parte): Para elevar a moral

Com um Reyes inspirado, Atlético de Madrid faz sua melhor partida na temporada e esquenta disputa por competições europeias (reuters)

Na abertura da 27ª rodada, Valencia, Barcelona e Atlético de Madrid conseguiram vitórias providenciais ante adversários perigosos. No Ono Estadi, o Valencia saiu atrás com um gol oriundo de um pênalti irregular, mas soube manter a calma para chegar a virada. No Camp Nou, antes do jogo decisivo pela Champions, o Barcelona jogou para o gasto e venceu pelo placar mínimo o Zaragoza. E, no último jogo do dia, o Atlético de Madrid venceu e convenceu perante o Villarreal, que sofre um duro revés antes de encarar o Bayer pela Liga Europa. Confira a primeira parte do resumo da rodada.

Atlético de Madrid 3x1 Villarreal
Na noite de gols bonitos no Vicente Calderón, o Atlético de Madrid, em sua melhor partida na temporada, contou com Agüero, Forlán e, sobretudo, Reyes inspirados para bater o Villarreal e subir quatro posições na Liga Espanhola. Jogando num compacto 4-3-1-2, os rojiblancos começaram num ritmo intenso e abriram o placar num belíssimo tento de Reyes, que, um pouco antes da meia-lua, acertou um feliz chute no ângulo direito de Diego López. Logo após o gol, o Villarreal passou a acordar na partida, mas Borja Valero, exercendo uma função mais recuada do que costuma fazer, era muito bem marcado pela linha de três do Atlético de Madrid na volância. Aos 34', porém, o Villarreal chegou ao gol de empate numa bela cobrança de falta de Rossi.

Para reforçar sua marcação no meio-campo, Garrido voltou para a segunda etapa com Oriol no lugar de Bruno. Cani, que caiu facilmente na marcação de Filipe Luís, deu lugar a Marco Rúben e os amarillos passaram a jogar num 4-2-1-3. Mesmo com mais um atacante em campo, o Villarreal não conseguia levar perigo à meta De Gea e, à medida que passava o jogo, o Atlético de Madrid era quem levava mais perigo. O gol, então, passou a ser questão de tempo e após boa tabela de Elias e Filipe Luís, o lateral brasileiro achou Agüero livre, e o argentino, com extrema categoria, encobriu Diego López para desempatar a partida. A assistência para Kun não foi o único ponto notável da atuação do ex-Deportivo, que fez sua melhor partida com a camisa rojiblanca. Ele também mostrou muita confiança e anulou Cani, em sua pior partida na temporada. Para completar a festa colchonera em Manzanarez, Forlán desencantou. Aos 27', o uruguaio recebeu bela assistência de Reyes e, com a categoria que lhe é peculiar, também encobriu Diego López, decretando a vitória rojiblanca. O gol deu tranquilidade ao time da casa, que soube se defender bem do assalto amarillo.

Barcelona 1x0 Zaragoza
Claramente com a cabeça no Arsenal, o Barcelona fez uma partida preguiçosa, mas conseguiu mais três pontos fundamentais na luta pelo tri-campeonato. Agora, a vantagem é de dez pontos momentaneamente. Com uma equipe mista em campo, o Barcelona dominou durante os 90 minutos, mas pouco finalizou a gol. O meio-campo formado por Mascherano, Xavi e Keita não deu a mesma mobilidade como dá quando tem Iniesta e Busquets, mas soube ser técnico. O argentino, aliás, fez sua melhor partida desde que chegou a Barcelona, sendo responsável direto pela má partida do jovem Ander Herrera, anulado pelo ex-Liverpool. Javier Aguirre, que já havia dito que iria ao Camp Nou para levar um ponto a Aragão, acabou traído por seus jogadores. Aos 41', Messi fez linda jogada pela direita e cruzou para a área. Lanzaro não cortou e Keita definiu de direita o único gol da partida. Na segunda etapa, embora não tenha conseguido ampliar o marcador, o Barcelona seguiu criando chances, e não sofreu tantos sustos na defesa. No fim das contas, o esperado aconteceu: vitória azul e grená, folga na liderança. O Real Madrid que corra atrás.

Mallorca 1x2 Valencia
Na primeira partida titular de Jonas como jogador do Valencia, os chés venceram o Mallorca na Ilha Balear e voltou a colocar quatro pontos à frente do seu rival, Villarreal. Além disso, eleva a moral dos comandados de Unai para o duelo contra o Schalke 04, na quarta-feira, pela Liga dos Campeões. Artilheiro do último Brasileirão, o ex-gremista ficou em campo até os 26 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Joaquín. O brasileiro, que completou a perfeita semana com a convocação à seleção brasileira, fez uma boa partida, sendo responsável pela assistência para o segundo gol de Pablo Hernández. O espanhol, que havia marcado o gol de empate logo após o gol do Mallorca, marcou seu primeiro doblete com a camisa blanquinegra. Com o resultado, o Valencia vai aos 54 pontos na tabela do Campeonato Espanhol e lidera o segundo escalão da competição, atrás apenas de Real Madrid e do líder Barcelona. O Mallorca segue em décimo com 34 pontos.Na próxima rodada, o Valencia joga novamente fora de casa contra o Zaragoza. O Mallorca encara o Levante também longe de seu estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário