domingo, 13 de março de 2011

Liga Adelante: O bom trabalho das filiais

Nolito é um dos destaques do Barcelona B e, como premiação, já apareceu no time comandando por Pep Guardiola (abola.pt)

A atual edição da Liga Adelante tem três times brigando ferrenhamente pelo título (Rayo Vallecano, Bétis e Celta Vigo), mas dois têm chamado a atenção. Trata-se das duas únicas filiais disputando a competição, Villarreal B e Barcelona B. De maneira surpreendente, as duas equipes estão entre os oito primeiro times e, caso fosse permitido, estariam disputando os play-offs, se o campeonato acabasse hoje. O Barcelona B, aliás, vai além: com jogadores que já marcaram presença em jogos de menos importância na Champions e Copa del Rey, tem o melhor ataque da competição (56 gols) e o vice-artilheiro, Jonathan Soriano (17 gols), ao lado de Quini, do Granada.

O processo de mudança do Barcelona B e a mudança da mentalidade dos jovens começou há algum tempo. Houve reestruturação do Atlètic, a começar pela designação de uma figura identificada com a instituição para comandar o projeto. Guardiola assumiu, foi terceiro colocado na Tercera División (a quarta), conseguiu a promoção da equipe e acabou confirmado para treinar o time principal na temporada seguinte. Guardiola tem sido vitorioso, como todo mundo deve saber. Mas o Barcelona Atlètic (em 2010 voltou a ser apenas “Barcelona B”) também vai bem, obrigado. O time já retornou à Segundona (onde não aparecia desde 1998-99) e briga pela ponta desde as primeiras rodadas. O estopim da má fase do ex-líder Bétis foi justamente contra os blaugrana, onde, atuando no Benito Villamarín, as duas equipes fizeram um dos melhores jogos da competição. O 1 a 1 foi bastante comemorado por Luis Enrique, técnico do Barcelona B, que viu que tem um promissor plantel em suas mãos.

O trabalho de Luis Enrique tem agradado aos dirigentes e o presidente Sandro Rosell, que chegou a afirmar que o ex-jogador pode ser um substituto de Guardiola no comando do time principal. Durante o início da competição, El Tourero teve seu contrato renovado pela diretoria culé, que demonstrou satisfação com o trabalho do treinador. A base do treinado tem sido Miño (Oier); Montoya, Bartra, Fontàs, Muniesa; Oriol, Carmona, Sergi Roberto, Jonathan dos Santos; Nolito, Soriano. Desses, Fontàs, Sergi Gómez, Oriol, Nolito, Victor Vázquez, Jonathan do Santos e Bartra já defenderam o time principal nesta temporada, por Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei ou Supercopa da Espanha. Mas os nomes de mais destaque é do mexicano Jonathan, irmão de Giovanni dos Santos, e do atacante Nolito, que vem sendo assediado pelo Benfica. O Barcelona já ofereceu ao bom jogador um contrato exclusivo com o time A para a próxima temporada, mas segundo Josep Maria Bartomeu, vice-presidente do clube, o jogador não deseja seguir no time.

O Villarreal B, por sua vez, aparece na oitava colocação, com 44 pontos, mesmos de Elche e Cartagena, na sexta e sétima colocação, respectivamente. Na rodada, calou os 13.000 espectadores presentes no Balaídos, onde derrotou o então líder Celta Vigo por 1 a 0. O principal jogador do clube é o promissor Iago Falqué, que, ironicamente, começou na base do Barcelona (passou pela Juventus e Bari também). Outro que vem recebendo bastante elogios é o volante Gullón e o extremo direito Cristóbal, que apareceram no time A como titulares no empate ante o Racing Santander. A boa campanha das duas filiais tem servido de exemplo na Espanha.

Depois de muito tempo, um time B consegue mostrar como ele pode ser importante para o irmão rico. Os jogadores não apenas têm uma boa formação técnica na cantera (como tinha o Real Madrid Castilla de 2005/06), mas podem também visualizar como o caminho ao topo está desobstruído. É só olhar para Xavi, Iniesta, Messi, Sergio, Valdés, Pedro, Puyol e Bojan para perceber que haverá oportunidades para os melhores. É só olhar para o modo como Thiago Alcântara (filho de Mazinho) já vem aparecendo nos jogos do Barcelona A.

E os líderes?
Continuam bem, obrigado. Desde nossa última coluna temática sobre a competição, houve três trocas de lideranças. Após viver uma mini-má fase e ver Celta e Rayo Vallecano se distanciarem, o Bétis se recuperou na competição e emplacou uma sequência de quatro vitórias consecutivas, para retornar à briga pelo título. Os verdiblancos, na segunda posição com 56 pontos, terão dois jogos em sequência que poderá decidir seu rumo na temporada: na 31ª e 32ª rodada, respectivamente, irá enfrentar Rayo Vallecano e Celta Vigo, em duelos que poderão decidir o torneio.

A má fase do Bétis parece ter passado ao Celta Vigo. O time da Galícia perdeu três em consecutivas, sendo duas em seus domínios, e quem aproveitou foi o Rayo Vallecano: apesar do tropeço nesta rodada contra o bom e veloz time do Granada, os franjiroios vem em ascensão em 2011 e, pela primeira vez na temporada, assumiram a liderança da competição. Em 2011, foram 10 vitórias em 12 jogos, o que justifica a liderança. O big match contra o Real Bétis será decisivo e certamente o Teresa Rivero estará lotado.

Para saber mais da Liga Adelante, os artilheiros, a classificação, as estatísticas, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário