segunda-feira, 14 de março de 2011

Jogadores Históricos: Adrián Escudero

No último dia 7 de março, faleceu na capital espanhola um dos maiores ídolos da história do Atlético de Madrid. Trata-se de Adrián Escudero, o maior artilheiro dos rojiblancos de todos os tempos. Uma perda sentida por parte dos aficionados colchoneros, que respeitava e tratava a imagem do jogador com extremo respeito. Com 170 tentos, Escudero militou no Atlético de Madrid durante toda sua carreira, onde foi campeão da Liga Espanhola duas vezes. O primeiro título, em 1950, encerrou uma racha negativa que já durava dez anos sem títulos de expressão por parte colchonera. Pela seleção espanhola, não apareceu muito. Trajou a camisa roja apenas três vezes e marcou um gol, contra a Argentina, em 1952.

Nascido em Madrid, desde cedo Escuredo já mostrava o futebol era seu rumo. Profisionalizou-se nas divisões de base um pequeno clube no bairro onde morou, o Banco Hispano Americano. Lá, disputou a segunda divisão regional, onde passou a atrair as atenções de vários olheiros. Com 16 anos, o Mediodía o contratou para disputar a terceira divisão da temporada 1944/45, mas Escudero não demorou muito tempo lá: após um confronto pela Copa Eva contra o Atlético de Madrid (à época, Atlético Aviación), os dirigentes colchoneros ficaram impressionados com a habilidade do jovem Escudero e mesmo com a goleada imposta, contratam o garoto por 10 mil pesetas.

Em 1945/46, o jovem ficou disputando partidas pelo time B do Atléti e, de vez em quando, aparecia no banco de reservas do time treinado por Ricardo Zamora. No dia 27 de janeiro de 1946, com a baixa de seu titular, Zamora deu chance ao garoto no time titular. Contra o Barcelona de Suryal, o Atlético Aviación perdeu por 2 a 1 no Camp Nou, mas Escudero passou boa imprensão. Nessa temporada, o Sevilla acabou ganhando seu primeiro - e único - título do campeonato espanhol e Telmo Zarra acabou sendo o pichichi. O Atlético Aviación acabou no meio da tabela, com 26 pontos em 26 jogos, e 50 gols feito, o quarto melhor ataque. Em janeiro de 1947, o Atlétivo Aviación enfim passou a se chamar Atlético de Madrid e, para comemorar a data, um jogo comemorativo contra o Sabadell foi disputado. O jovem Escudero, então, passou a chamar a atenção dos aficionados após esta partida, na qual anotou um hat-trick na vitória colchonera por 3 a 1. Porém, mesmo anotando gols e fazendo partidas ótimas, o Barcelona de César Rodríguez era quem mandava na Espanha, e foi bi-campeão espanhol em 1947/48 e 1948/49.

Em 1949/50, entretanto, tudo começou a mudar de rumo. Para começar, Zamora foi demitido e, para seu lugar, foi contratado o argentino Helenio Herrera (que, depois, viria a tornar-se um mito do futebol, como treinador). Durante duas temporadas consecutivas, o Atlético de Madrid dominou o futebol espanhol e foi campeão da Liga duas vezes. Em 1950/51, com sabor especial para Adrián Escudero: o atacante foi o terceiro artilheiro da competição, ficando atrás apenas de César Rodríguez e do monstro Zarra. Junto com Pérez Paya, Ben Barek, Juncosa e Carlsson, formou a famosa e vitoriosa "delantera de seda".

Em 1955, completou nove anos trajando a camisa rojiblanco e a diretoria do Atléti resolveu homenageá-lo, em uma partida comemorativo contra os austríacos do Wiener Sport (que acabou em vitória do time de Manzanarez por 4 a 1). Ao término da temporada 1957/58, em que o Atlético de Madrid foi vice-campeão da Liga, decidiu se aposentar dos gramados, após o Atlético de Madrid não renovar seu contrato. Aposentou-se como um verdadeiro herói para os aficionados colchoneros. No total, disputou 287 partidas de Liga, onde marcou 150 gols. Apesar de passar toda sua carreira atuando como segundo atacante, Escudero a encerrou atuando como centravante. Como de praxe, encerrou a rotina de jogador para tornar-se técnico. A carreira como treinador, porém, não repetiu o sucesso enquanto jogador e Escudero resolveu se desligar em definitivo do futebol em 1963.

Em maio de 2009, compareceu a uma reunião especial com as outras lendas da história rojiblanca. Ao lado de Pereira, Calleja, Emilio Cruz, Marina, Callejo, Peiró, Collar, Garáte, Pedraza, Miguel Ángel Ruiz e Orosco, assistiu a final da Liga Europa entre Atlético de Madrid e Fulham, vencida pelos rojiblancos com dois gols de Forlán, a quem Escudero sempre foi um admirador. Aos 83 anos, faleceu em sua casa, em Madrid. O site oficial do Atlético de Madrid emitiu um comunicado logo após a confirmação do falecimento do histórico atacante: "O Clube Atlético de Madrid, em nome de Enrique Cerezo [presidente], Miguel Ángel Gil Marín [conselheiro], e todos os seguidores rojiblancos, transmite suas sinceras condolências à família de Escudero por uma perda tão irreparável. É um dia de luto. Descanse em paz.". Descanse em paz.

Adrián Escudero
Nome completo: Adrián Escudero García.
Data de nascimento: 24 de novembro de 1927.
Data de falecimento: 07 de março de 2011.
Clubes: Atlético de Madrid.
Títulos: 2 Campeonato Espanhol, 1 Copa da Eva.
Clubes como treinador: Atlético de Madrid e Badajóz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário