sexta-feira, 22 de abril de 2011

Jogadores Históricos: Paco Campos

Paco Campos, apesar de ser representante de uma época mais romântica do futebol, é um dos maiores artilheiros do Atlético de Madrid (historiadelfutbolcanario.com)

Poucos futebolistas tiveram ligações diretas com uma guerra quanto Francisco Campos Salamanca. O "interior izquierdo", que também atendia por Paco Campos, é considerado por muitos o melhor jogador formado nas Ilhas Canárias.

Nascido em 08 de março de 1916, Paco Campos viveu o auge da Guerra Civil Espanhola na sua juventude. Por isso, fora chamado para servir à Aviação de Salamanca durante os embates, tendo que sair das Canárias rumo à Península Ibérica. O jovem atleta, que recém começara sua carreira no pequeno Marino, viu interrompida sua trajetória por três anos. Mas a Guerra Civil o tirou do ostracismo canário, trazendo-o para um dos maiores times da Espanha: o Atlético Aviación, hoje sob a alcunha de Atlético de Madrid.

Sua estreia na primeira divisão foi com o Atlético na temporada 1939-40. Foram oito gols em 17 jogos pelos Colchoneros, que conquistariam ao final da temporada seu primeiro título de La Liga, um ponto à frente do Sevilla. No ano seguinte, mesmo êxito, comandando um ataque avassalador: 70 gols em 22 jogos, média impressionante de 3.18 gols por partida. Foram outros dois terceiros lugares e um vice-campeonato em La Liga durante seus nove anos atuando em Madrid.

Seu caminhar cansado, andando sempre a carregar sua perna esquerda, fazia sucessonos gramados espanhóis. Tanto que em apenas duas temporadas no Atlético já o colocaram no elenco da Fúria, além da conotação de atleta internacional, reconhecido nos gramados onde desfilava seu talento.

Até hoje, o nome de Paco Campos é lembrando no Atlético de Madrid pelo seu alto desempenho. Além de ser considerado um dos, senão o maior, jogador nascido nas Ilhas Canárias, ele é o terceiro maior artilheiro do clube da capital, com 127 gols em 205 jogos pelos colchoneros. Desses 127, nove foram pelo Aviación no maior clássico da Capital, contra o Real Madrid.

Paco encerrou a carreira no Sporting Gijón na temporada 1952/53 e virou treinador, função que já tinha acumulado por uma temprada na segunda divisão com o mesmo Sporting. Como técnico, passou por Badajóz, Salamanca, Real Oviedo, Recreativo Huelva e Tenerife, mas sem o mesmo destaque de quando estava dentro das quatro linhas.

Em setembro de 1995, Francisco "Paco" Campos Salamanca veio a falecer, justo no início da temporada em que os colchoneros conquistaram seu primeiro doblete (La Liga e Copa do Rei na mesma temporada) na história. Uma singela coincidência que cruza novamente os caminhos do Azul e Vermelho de Madrid com uma de suas maiores lendas.

Paco Campos
Nome completo: Francisco "Paco" Campos Salamanca
Data de nascimento: 08 de março de 1916, em Las Palmas, Espanha
Clubes que defendeu: Marino, Atlético Aviación (atual Atlético de Madrid) e Sporting Gijón
Títulos: Dois Campeonatos Espanhóis (1939/40 e 1940/41), Uma Copa Eva Duarte - Atual Supercopa - (1940), Uma Copa Presidente Federação Espanhola de Futebol (1947), Um Campeonato Regional Centro (1939/40) e Uma Copa Presidente Federação Castellana (1941)

2 comentários:

  1. belo texto, Bruno. parabéns.

    ele chegou a jogar pela seçeção não?

    ResponderExcluir
  2. Jairo, jogou sim, esqueci de citar

    Foram apenas 6 jogos, com 5 gols marcados.

    abração

    ResponderExcluir