segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Resumo: 18ª Rodada (2ª parte)

Enfim, galácticos? Kaká e Cristiano Ronaldo comandam vitória complicada do Real Madrid ante o Villarreal e animam os torcedores (getty images)


Real Madrid 4x2 Villarreal
Engana-se quem pensa que esta foi uma vitória de Cristiano Ronaldo, autor de um hat-trick, ou de Kaká, que entrou em campo e mudou a história da partida, com uma assistência e um gol. A vitória merengue hoje deve ser toda credenciada a José Mourinho, que mais uma vez na temporada não teve medo de arriscar e botar o Real Madrid pra frente do adversário. É claro que os dois têm totais méritos pela vitória. Ainda mais Cristiano Ronaldo. O português está imparável. Com o hat-trick de hoje (o seu quarto na carreira - terceiro no Real Madrid), CR7 chegou a uma incrível marca de 63 gols em 62 jogos com a camisa blanca, o que dá uma média de 1, 1 gol por partida. Nesta temporada, Ronaldo já marcou 23 gols em 18 jogos da Liga BBVA, o que dá uma média de absurda de 1, 27 gol por partida. Com os números incríveis, os 38 gols de Hugo Sánchez e Zarra, recorde absoluto em uma temporada, estão totalmente ameaçados (ver mais estatísticas de Cristiano Ronaldo no Real Madrid). Ambas equipes entraram em campo com homenagens. Pelo lado do Real Madrid, todos usavam uma camisa com mensagem de apoio ao argentino Higuaín que será submetido a uma cirurgia de hérnia nos EUA. Já pelo lado do Villarreal, braçadeiras negras como sinal de luto pela morte de Ángel Pedraza, ex-jogador do clube na década de 80 que faleceu neste domingo vítima de câncer.

Recuperado de lesão, Kaká já vai dando mostras de que pode ser muito essêncial para este Madrid daqui pra frente. Se desde sua reestreia o gol já estava maduro, hoje logo se definiu: após jogada de Cristiano Ronaldo, Kaká se jogou na bola para definir a partida a favor dos merengues. Na comemoração do gol, polêmica: José Mourinho correu em direção à torcida que estava atrás do banco de reservas do Villarreal, que interpretou de uma maneira errada. Cani, autor do primeiro gol da partida, chegou a atirar uma garrafa d'agua no técnico de Setubal, que, por sua vez, jurou aos prantos que foi comemorar com o seu filho. Com o placar favorável, Mourinho refez o 4-2-3-1, ao substituir Benzema por Gago. Kaká foi para a meia esquerda, Özil pelo meio e Cristiano Ronaldo na referência. Mourinho foi, mais uma vez, cirúrgico nas substituições e soube resolver a partida. A caça ao líder Barcelona continua.

Levante 0x1 Valencia
No dérbi valenciano, que já não acontecia há três temporadas, o grande protagonista foi Mata. O 10 ché passou de vilão a herói em um tempo. O espanhol perdeu um pênalti ainda no primeiro tempo, mas se redimiu e marcou o gol da vitória do Valencia sobre os granotes. Impussionados por sua fanática torcida, o Levante levou perigo à meta de Guaita durante todo o primeiro tempo, que viu Mata perder um pênalti.A partida caiu de ritmo no segundo tempo chegando a ficar sonolenta em alguns momentos. As duas equipes não se arriscavam muito e a defesa do Levante se destacava nas jogadas de bolas aéreas. Cientes do perigo de Soldado e Aduriz pelo alto, a zaga não deu chances e fechou os espaços. Mas ainda brilharia a estrela de Mata para apagar seu erro inicial ao vencer Reina no mano a mano e bater por baixo garantindo o triunfo do Valencia aos 39 minutos do segundo tempo.

Mallorca 4x1 Almería
Após ser eliminado pelo próprio Almería durante a semana pela Copa del Rey, o Mallorca deu a resposta na mesma moeda: com goleada. Laudrup, na coletiva pré-jogo, já havia avisado que o Mallorca iria para campo com sentimento de vingança. A revanche começou a ser construida logo aos 12 minutos, quando Iván Ramis já havia aberto o placar. Vale destacar que Laudrup não mudou nenhuma peça do time em relação àquele que, em apenas um tempo, saiu de campo humilhado por 4 a 0. De Guzmán segue mostrando que foi a melhor contratação feita pela cúpula balear. Se Diego Alves evitou por duas vezes o gol do meio-campista, De Guzmán passou desespero à zaga andaluza. Em três jogos entre as duas equipes nesta temporada, já saíram nada mais, nada menos que 19 gols. Se a derrota põe o Almería de volta à zona de rebaixamento, o Mallorca segue sonhando com uma competição europeia. Como Laudrup confirmou após o jogo, o 4 a 1 deu uma sensação de que o Mallorca ainda está vivo na temporada e que a eliminação sofrida na Copa del Rey não abalou o elenco.

Hércules 4x1 Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid deu mais uma amostra de como é um time estranho de ser entendido. Ano após ano, os rojiblancos montam um time promissor, gastam com contratações, mas nunca chegam ao meio da temporada, pelo menos, lutando pelo título. Pelo lado do Hércules, destaca-se a postura mostrada pelo time durante todo o jogo. Com mais intesidade, mais controle da bola e mais pegada, os herculinos construíram uma goleada história ainda no primeiro tempo, quando fizeram quatro gols (com Tote, Valdez, Thomert e Trezeguet). No meio-campo, Tote esbanjou toda sua classe. O espanhol orquestrou os alicantinos e, além de fazer seu gol, deu a assistência para o gol de Trezeguet. Filipe Luis e Domínguez não acharam uma fórmula para pará-lo. A única notícia animadora pelo lado rojiblanco é a contratação de Juanfran estar praticamente fechada. Enquanto a família Gil for dona do clube e Enrique Cerezo seu fantoche, o clube continuará sendo um "dragão adormecido". A Quique Sanchéz Flores, só restou pedir desculpas pelo medíocre primeiro tempo. A pergunta é: a goleada abalará o espirito do time ante o jogo mais importante da temporada, contra o Real Madrid, na quinta-feira, pela Copa del Rey?

Um comentário:

  1. Pô, Rodrigão, na legenda você fala que Kaká e CR7 comandaram a vitória do Madrid, mas logo no início do texto você diz que a vitória deve ser toda credenciada a José Mourinho. Não entendi, pô. =p

    Texto muito bom, Kaká tá voltando.
    abraços

    ResponderExcluir