segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A "contratação" da temporada

Mais goleador do que nas temporadas anteriores, Iniesta venceu a luta contra as lesões e tem sido essencial para este Barcelona, formando uma dupla letal de meio-campo com Xavi (getty images)

Antes da partida contra o Racing Santander, no último sábado, Guardiola deu uma declaração curiosa, mas que faz bastante sentido ao se refletir em campo. O técnico catalão afirmou com todas as letras e sem hesitar que "Iniesta é a nossa grande contratação na temporada. Na temporada passada, se lesionou com frequência e perdeu muitos jogos importantes [contra a Inter, por exemplo, não jogou] e na atual, tem contribuído muito com gols". Após passa por um tratamento especial e diminuir suas lesões musculares, Iniesta tem sido importantíssimo neste atual Barcelona. A maior prova disso é de que, das 32 partidas disputadas pelo Barcelona na atual temporada, Iniesta participou de 29, tornando-se o terceiro jogador mais utilizado por Guardiola no elenco - perdendo apenas para Víctor Valdés -, e iniciou as 20 partidas do campeonato espanhol no time titular.

Desde que tornou-se herói de uma nação, no dia 11 de julho de 2010, com um chute que venceu Stekelenburg e deu o título mundial à Espanha, Iniesta teve uma margem de crescimento espetacular em todos os aspectos. Com a auto-estima nas nuvens após o gol que rendeu à Espanha seu primeiro e inesquecível título mundial, Andrés vive seu momento mais doce de suas sete temporadas como profissional. Até agora, o meia de Fuentalbilla tem conseguido jogar uma temporada completa, o que ajuda o Barcelona a não diminuiu seu ímpeto e seu poderio. Até o momento, Iniesta só não disputou quatro partidas na temporada, partida com as quais o Barcelona não teve um adversário à altura para Guardiola lançar El Albino no time titular.

Estimulado pela confiança que tem depositada de Guardiola e trás ser reconhecido pela Fifa e France Football o segundo melhor jogador do ano de 2010, o meio-campista tem encantado além das contas. Classudo, com uma técnica refinada e um bom passador, tem feito com Xavi uma dupla letal de meio-campistas (não só na atual temporada, diga-se de passagem). Ao anotar o terceiro gol do Barcelona ante o Racing Santander, El Albino chegou ao seu sétimo tento na temporada, superando seu melhor registro goleador até então (seis gols na temporada 2006-7). El Manchego não só quebrou o seu recorde de tentos como a cada jogo aumenta cada vez mais seus números. Nesta temporada, tem contabilizada oito assistências, o segundo melhor no quesito na Liga BBVA, perdendo apenas para seu companheiro de equipe Lionel Messi

A dois de seu melhor registro
Depois de superar seu número de gols na Liga e podendo aumentar ainda mais neste segundo turno, Iniesta tem em mente superar seu recorde de goleador numa única temporada, que, obviamente, também pertecente à temporada 2006-07, quando marcou nove gols. Além dos seis na Liga, somou dois na Champions daquela temporada e outro na Copa del Rey.

No momento, uma eventual lesão de Iniesta mudaria demais o jogo do Barcelona, tendo em vista que Keita não o substitui à altura no time de Josep Guardiola. Uma prova disso é saber que a falta de Iniesta foi essencial para que o Barcelona não quebrasse a retranca montada por José Mourinho na Champions da temporada passada, evitando o bi-europeu e, consequentemente, o título no Santiago Bernabéu. Fato é que Iniesta adquiriu um enorme protagonismo com Guardiola e com os aficionados. Ovacionado em qualquer estádio por onde passa, por questões óbvias, o meio-campista é adorado por todos e por isso houve uma maior comoção após "perder" o rótulo de melhor do mundo para Messi.

E não é só Guardiola que se derrete por Iniesta. Dois outros grandes personages no esporte têm dado a cara para Iniesta: o presidente da UEFA, Michel Platini, e o melhor jogador de basquete do mundo, Kobe Briant. O francês reconheceu que "adoraria ter jogador com Iniesta", enquanto que o americano se rendeu ao seu estilo de jogo, que é "capaz de fazer mágica dentro de campo. Junto com Messi, é o melhor jogador do mundo". Outro fato é que Iniesta é cada vez mais prestigiado e seu futebol aumenta cada vez mais, ajudando o Barcelona a se divertir em campo e dar show.

Um comentário: