sábado, 1 de maio de 2010

Pode carimbar

Após a vitória no dérbi contra o Real Madrid, eu usei como título da matéria do jogo, que "o título está mais perto". Mas não "estava" como "todos" esperavam. Duas rodada após o superclássico, o Barcelona disputou o derby barceloní e tropeçou na tática de Mauricio Pochettino. O clube azulgrená só empatou por 0 a 0 e viu o Real Madrid voltar a encostar, ao vencer o Valencia pelo placar de 2 a 0.

Neste sábado, o Barcelona viajou até a Comunidade Valenciana para disputar um dos jogos mais difíceis da reta final de campeonato: os blaugranas iriam enfrentar o Villarreal, no El Madrigal.

Contra o Villarreal, Pep Guardiola optou por Bojan no lugar de Ibrahimovic. E o garoto brilhou, ao lado de Messi (getty images)

A semana do Barcelona não era nada favorável para o confronto difícil contra o Villarreal. Na quarta-feira, o time havia sido eliminado em pleno Camp Nou da UCL. A participação de Xavi pro jogo contra o Villarreal foi uma icógnita. Ele se recuperou à tempo e entrou na lista de final, mas com dúvidas sobre se começaria ou não como titular.

Como disse Júlio Gomes, no blog dele, a escalação do técnico do Villarreal, José Garrido, contribuiu muito para a vitória do Barça. Ele escalou um time com Ibagaza, Cani, Cazorla, Nilmar e Rossi. Todos jogadores ofensivos. Jogar assim contra o Barcelona é a mesma coisa que se auto suicidar.

A ideia do Villarreal era surpreender, agredir e, claro, ganhar do Barcelona. Nilmar teve duas chances claríssimas nos primeiros minutos, perdeu as duas. E aí o Barça passou a dominar o meio-de-campo. Com uma diferença básica: contra um time sem jogadores pegadores, sem marcação dura. O resultado foram os três gols no primeiro tempo, todos eles saindo dos pés do melhor meio-campista do mundo: Xavi. A "icógnita", como citado no meio do post, brilhou muito e contribui veementemente para o resultado. Primeiro ele deixou Messi na cara do gol. Depois fez um golaço de falta. E ainda deu outra assistência, para Bojan marcar um que também foi um primor. Em um tempo, jogo decidido. Não à toa uma das chaves de Mourinho foi justamente anular Xavi. O Villarreal não passou nem perto de fazer isso.

No segundo tempo, os amarillos se acertaram. Entrou em campo Marcos Senna para deixar o meio mais sólido. Com a acomodação do Barça, o time da casa passou a jogar melhor e veio o gol. No momento de maior pressão, Xavi resolveu de novo, dando um passe magnífico para Daniel Alves cruzar e Messi marcar. No meio disso tudo, uma lambança do árbitro, que deu dois amarelos e não expulsou Busquets (vai dar uma polêmica danada). Segundo o jornal sport, Teixera Vitienes computou o cartão na súmula como dado para Llorente, que reclamou com o árbitro por causa da "cera" de Busquets. O Barça terá na reta final, apenas um jogo de risco, que é contra o Sevilla, no Ramon Sanchéz-Pizjuan, na próxima semana. Além deste confronto, irá encarar Tenerife, na terça-feira, e Valladolid, daqui a duas semanas, no Camp Nou.


Decidindo

Bojan: como titular no lugar de Ibrahimovic, marcou novamente (AP)

A escalação de Bojan no time titular não surtiu como um ato de surpresa no mundo barcelonista. Parte da torcida culé parece ter perdido a paciência com Ibrahimovic. Numa votação do Mundo Deportivo em que pedia o time titular ante o Villarreal, os mais votados foram: Valdés; Dani Alves, Puyol, Piqué, Maxwell; Touré, Busquets, Xavi; Pedro, Messi, Bojan. Com exceção de Keita no lugar de Touré, todos os outros 10 nomes eleitos na votação foram à campo.

Hoje, além do gol, Bojan participou diretamente de muitas jogadas de perigo do Barcelona. O garoto, que quase foi heroi da classificação do Barça na UCL, mas teve seu gol anulado, já soma, com o tenho de hoje, 9 gols na temporada. Todos no Camp Nou. Bojan parece ter recuperado o bom futebol que o mesmo apresentou na pré-temporada e no início da temporada, quando se lesionou e ficou de fora por 3 semanas.

Marcou o primeiro gol do Barça nesta Liga Espanhola, contra o Sporting Gijón, no dia 31 de agosto; marcou 2 gols contra o Cultural Leonesa pela Copa del Rey, no dia 10 de novembro; voltou a marcar durante muito tempo na vitória contra o Stuttgart, no dia 17 de março; 1 contra o Osasuna, no dia 24 de março; 2 contra o Athletic Bilbao, no dia 3 de abril; 1 contra o Deportivo, no dia 14 de abril; e por fim 1 no jogo de hoje contra o Villarreal.

Um comentário:

  1. Barça ira tropeçar e perder o titulo para Madrid , e CR será eleito o melhor do mundo. kkk

    ResponderExcluir