segunda-feira, 7 de março de 2011

Resumo: 27ª rodada (2ª parte)

Vitória do Real Madrid sem Cristiano Ronaldo na Cantábria foi prova de força do elenco (AFP)

Para boa parte dos brasileiros, a 27ª rodada da Liga BBVA pode ter passado batida por causa da inclemente concorrência dos festejos de Carnaval. Porém, aqueles que se dedicaram a assistir às partidas do fim de semana não se arrependeram, certamente. Recheada de confrontos diretos seja pelas competições europeias seja para fugir do rebaixamento, a rodada foi absolutamente emocionante. Confira a segunda parte do resumo da vigésima sétima rodada. E, lembrando, terça e quarta é dia de espanhóis na Champions. Boa leitura!

Racing Santander1x3 Real Madrid
Desde que Marcelino Toral voltou ao comando técnico do Racing Santander, os verdiblancos ainda não haviam perdido no campeonato espanhol. Por essas e outras que, antes da bolar rolar, os aficionados montañeses estavam numa ótima expectativa, ainda mais porque o Real Madrid estava desfalcado de seu principal jogador, Cristiano Ronaldo, que não resistiu a um desconforto no tornozelo. Porém, bastou Ramírez Domínguez apitar o começo do jogo para toda confiança descer por água abaixo. Escalado no habitual 4-2-3-1, Mourinho apostou em Benzema para suprir a ausência do craque português. O francês, exercendo a função do camisa sete do time, foi um dos grandes destaques da partida (autor de um doblete) e vem animando a torcida: em uma semana, Benzema marcou seis gols em três partidas e fica notável que está na sua melhor fase desde que chegou a Chamartín. Benzema não fora só elogiado pelos seus gols, mas, sobretudo, pela sua vontade em campo, muitas vezes não vista. Se Karin passou a ser criticado - um dos motivos para o Real Madrid contratar Adebayor - por jogar muito paradão na frente, contra o Racing Santander o ex-Lyon atuou de maneira mais solta, dando muito trabalho para Pinillos, que não o achou durante os 90 minutos.

Pinillos devia estar tão preocupado com o carnaval que estava sofrendo do francês, que bateu de modo bizarro o pênalti que poderia recolocar o Racing Santander de volta à partida. Outro que merece - e muito - destaque pelo lado merengue é Özil. Sem Cristiano Ronaldo, o turco-alemão chamou para si a responsabilidade de conduzir o Real Madrid aos três pontos. Com duas brilhantes assistências para os gols de Adebayor e Benzema, respectivamente, o camisa oito chegou a onze assistências na Liga, ficando atrás apenas de Messi, com 18. Na atual temporada, Özil participou de 27 gols marcados pelo Real Madrid, o que já vale para Valdano, admirador reconhecido do futebol do alemão, fica bem entusiasmado: segundo o dirigente, o turco-alemão irá marcar época trajando a camisa blanca. Outro destaque que ficou evidenciado na partida foi um Real Madrid mais coletivo sem Cristiano Ronaldo. Jogando à Barcelona, as trocas de passes envolveram os cantabrianos, que sucumbiram diante dos merengues.

Athletic Bilbao 2x0 Sevilla
O Athletic Bilbao está, definitivamente, de volta à disputa por Uefa Champions League. Na raça, os leones derrotaram o Sevilla, que jogaram melhor que os anfitriões durante os 90 minutos, mas não foram tão incisivos quanto. A nove pontos do Villarreal, o que pode pesar pelo lado do Athletic Bilbao é o fato de ter sido goleado por 4 a 1 no jogo do turno, no El Madrigal. E, caso as duas equipes terminem empatados, para isso o time da Catedral terá que tirar uma boa vantagem no jogo do San Mamés. Pelo lado sevillistas, as péssimas notícias, além da derrota, vieram no pós-jogo. Para o confronto contra o Barcelona, na semana que vem, a equipe vai extremamente desfalcada.

Entre os tantos desfalques, o mais preocupante é Luis Fabiano. O brasileiro, que foi o nome mais falado do futebol espanhol nesta semana, havia declarado no sábado que o seu ciclo no Sevilla estava perto do fim e que, no momento, seu desejo era retornar ao Brasil. A diretoria, porém, demonstrou que pretende continuar mais tempo com o atacante ou pelo menos lucrar alto com sua saída: segundo o jornal "Diario de Sevilla", o clube acertou a compra dos 55% dos direitos do jogador que pertenciam a um grupo de investimento por € 7 milhões (R$ 16 milhões).No jogo, entretanto, o jogador se lesionou sozinho em um lance aos 20 minutos. Inicialmente, os médicos do Sevilla chegaram a temer que o brasileiro tivesse rompido os ligamentos do joelho. No seu site, porém, o Sevilla confirmou que o atacante ficará seis semanas afastado após a realização dos exames médicos. Pelo twitter, o brasileiro falou um pouco sobre o tempo fora dos gramados: "Acabei a ressonância. Dos males, o menor: estarei um mês e meio sem jogar. Graças a Deus, não foi grave.".

Levante 1x0 Espanyol
E, novamente, o equatoriano Caicedo foi importante em uma vitória do Levante. Três pontos chaves a equipe de Valencia, que vai a cada rodada vendo o rebaixamento ficar bem distante. Jogando um futebol eficiente, o maior mérito disso tudo é do técnico Luis García Plaza. Após começar a liga variando de módulos, achou no 4-2-3-1 a tática perfeita para fazer esta equipe andar. Mesmo atuando isolado, Caicedo é bem importante, sobretudo auxiliado por Xisco Muñoz, enganche que vem fazendo uma ótima Liga. Do lado catalão, a derrota veio em hora bem errada: na rodada em que o Villarreal tropeçou, os péricos tiveram a faca e o queijo na mão para retornar à disputa pela quarta vaga na próxima Champions, mas muito desfalcada, o Espanyol fez uma má partida e a Barcelona na sexta posição. Os blanquiazules até tiveram uma maior posse de bola, mas foram incapazar de levar algum perigo ao gol de Munúa. À medida que o tempo passava, principalmente após o gol de Caicedo, o controle das ações por parte do Espanyol aumentava, ainda que sem ameaçar a guarda-meta do goleiro uruguaio. Como o Marca destacou, o futebol exercido pelos comandados de Plaza em 2011 é digno de aplausos.

Deportivo 2x1 Real Sociedad
A Real Sociedad deu continuidade à má fase no Riazor, onde perdeu para um Deportivo que reecontrou o caminho do gol. Apesar da vitória, não há muito o que comemorar: Lotina teve que queimar três substituições por lesões (Lassad, Riki e Tomás). Antes da partida, aliás, Lotina já havia perdido Aythami, que se lesionou no aquecimento e deu a vez ao canterano Rochela (o titular da posição, Lopo, cumpre suspensão). Como não poderia deixar de ser em algo que tornou-se praxe na temporada, o principal jogador do Deportivo na partida foi Adrián. Autor da assistência para o gol de Riki e do gol que tranquilizou os blanquiazules, o jovem jogou com muita contudência no suporte a Riki. Como engache, ficou notável uma nova virtude do jovem, que mostrou-se passador na partida. A vitória foi muito comemorada após o final da partida, sobretudo porque serviu para afastar os galegos do descenso. Com 31 pontos, parece difícil imaginar o Deportivo na próxima Liga Adelante.

2 comentários:

  1. Muito bom o post, parabéns pela análise! Como jogou bem o Benzema aberto pela esquerda. Ozil muito bem também. Quem não rendeu muito foi o Di María. Mourinho achou a formação sem o Cristiano Ronaldo. O time jogou muito bem sem ele, muito mais coletivo.

    Se puder dá uma passadinha lá no meu blog Desenho Tático.

    Abraço!

    ResponderExcluir