domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pronto para o combate

Os aficionados rojiblancos nunca mostraram-se tão importante para apoiar seu time: a dois pontos do Valencia, quarto colocado, o Athletic Bilbao vê vaga na Champions League ficar próximo (getty images)

O Athletic Bilbao encerrou a última Liga BBVA com um gostinho de "quero mais". A campanha, uma das mais espetaculares dos últimos anos, só não foi tão especial pelo fato de a equipe terminar dois pontos atrás do Villarreal (7º colocado, 56) e impedir sua participação na Liga Europa pela segunda vez consecutiva. Naquele mês de maio, o lado rojiblanco do País Basco tinha três inquietações: saber se o Athletic Bilbao iria segurar seu principal jogador, Llorente; se o elenco daria mais opções que aquele enxuto da última última temporada, quando a equipe foi vice-campeão da Copa del Rey mas ficou apenas na 13ª colocação na Liga; e saber como se comportaria o substituto do ídolo Etxeberría, que aposentou-se após o término da temporada.

Pois nenhum dos principais jogadores saiu. A cúpula basca conseguiu resistir aos assédios do Liverpool para contratar Fernando Llorente e o atacante, um dos destaques da temporada espanhola, permaneceu em Vizcaya. O promissor Muniaín, que deve ter seu contrato renovado daqui a alguns dias, além do guerreiro Toquero ficaram, para serem importantes na atual campanha. Toquero mostra que potencial não é nada sem controle. Pode ser superestimado, mas a disposição que ele mostra em campo o transforma em um grande ícone para os aficionados rojiblancos. Quando mostra-se afinco a jogar, Toquero é uma "máquina mortífera". Nos últimos três jogos, marcou três vezes e jogou um futebol digno de aplausos.

A opção de Caparrós por jogar num 4-4-2 a rombo, ou seja, com um meia mais próximo do ataque, fazendo a ligação entre os setores, também tem papel importante no bom momento vivido pelos Leones. Gurpergui é o homem encarregado de fazer tal função e mostra-se importante: com sete assistências, o meio-campista é o líder do quesito da equipe.

Ontem, o Athletic Bilbao viu que o sonho de voltar a disputar uma Champions League está próximo. Os Leones venceram o Sporting Gijón por 3 a 0, aproveitaram o tropeço do Espanyol ante o Almería por 3 a 2 e assumiram a quinta posição, com dois pontos a menos que o Valencia, primeiro da zona da principal competição europeia. A vitória perante os asturianos foi a quarta consecutiva do Athetic, feito que não acontecia há 13 anos. Naquela campanha, os Leones terminaram a temporada com a tão sonhada vaga na Champions League, numa rara temporada em que as duas principais equipes do País Basco, Athletic Bilbao e Real Sociedad, se classificaram para a Champions. À época, atuações espetaculares de Etxeberría e Urzaiz fizeram a equipe sonhar até com o título, que não conquista desde a temporada 1983-94, mas o Barcelona de Figo e Rivaldo era mais time e ficou com a taça.

Hoje, sonhar com Champions é possível. O conjunto de Caparróz é uma equipe segura, coesa, onde todos os jogadores fizeram brilhantemente o seu papel. Llorente a cada jogo aumenta sua racha goleadora: com treze gols, só fica atrás de Messi, Cristiano Ronaldo e Villa na tabela de artilheiros e vai ganhando pontos com Vicente Del Bosque. El Rey León foi o destaque da seleção espanhola no início das eliminatórias para a Euro de 2012 e não é difícil pensar que o técnico madrileño possa preterir Fernando Torres para escalar o atacante do Athletic Bilbao.

Como Joaquín Caparrós avisou, o ponto temerário é o desgaste físico chegar em hora errada e a equipe começar a perder pontos, deixando a briga pela quarta vaga na Champions. Porém, o técnico andaluz tem um conjunto ambicioso e fará contra Valencia e Villarreal, adversários direto pela Uefa, jogos no San Mamés, o que pode ser um ponto a favor à equipe. Tarefa ingrata disputar dois jogos decisivos contra equipes que golearam o Athletic Bilbao no primeiro turno, mas realizável por um time que joga junto há tanto tempo e que mostra a cada partida ser ambicioso. Como diz o "ditado", "a Europa é logo ali".

3 comentários:

  1. o Athletic Bilbao tem que voltar a Liga dos Campeões, mas na vaga do Villarreal.
    Belo texto e abraços, Rodrigo!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Já eu estou torcendo ardorosamente para que o Athletic brigue por essa vaga até o final. Você sabe informar se o Ander Herrera já chega na atual temporada?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Daniel,

    Ander Herrera se apresenta apenas em julho, ou seja: na próxima temporada. Jogará o restante da atual ainda como propriedade do Zaragoza.

    ResponderExcluir