quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Promessas: Jonathan Dos Santos

Jonathan é outra promessa da cantera culé e mais um talento da família Dos Santos (getty images)

Quem resolve seguir a mesma profissão de um parente famoso sabe que, ao menos enquanto não se afirmar, será mais conhecido pelo sobrenome que carrega do que pelo talento propriamente dito. E se esse tipo de dificuldade ocorre com quem tem um familiar conhecido, imagine então como deve ser seguir a mesma carreira do pai e dos dois irmãos mais velhos.

É o que fez o mexicano Jonathan dos Santos, meia do Barcelona. Ele é irmão de Giovani dos Santos, do Tottenham e da seleção do México, e do aposentado Éder dos Santos, ex-América mexicano. A linhagem de futebolistas começou com o pai, o brasileiro Geraldo dos Santos, que teve uma rápida passagem pelo São Paulo nos anos 80 e seguiu para o México, onde fez carreira, casou-se e ganhou o apelido de Zizinho. Mas, mesmo com apenas 20 anos de idade, Jonathan já está conseguindo se livrar da pecha de ser “o irmão do Giovani” (o mais famoso da família). Descoberto por olheiros do Barcelona quando disputava um torneio na França, ele está nas canteras desde a temporada 2001/2002. Atualmente, faz parte do time B do Barça, mas vez ou outra é chamado por Ped Guardiola para algumas partidas da equipe principal – já esteve em campo oito vezes em jogos oficiais.

Em 2009, foi convocado para cinco jogos pela seleção mexicana – o primeiro deles em 30 de setembro, na derrota por 2 a 1 para a Colômbia. Na época, criou-se até a expectativa de que ele pudesse ser chamado para disputar a Copa do Mundo da África do Sul, mas seu nome foi cortado da lista pelo técnico Javier Aguirre. O corte causou a irritação do pai do jogador, que deu declarações fortes, dizendo que o filho mais novo – mesmo com a carreira ainda no início – jamais voltaria a atuar pela seleção.

Se a convocação não veio, poucos dias antes do Mundial o Barcelona anunciou a renovação do contrato de Jonathan até junho de 2012. A medida de como o clube catalão enxerga o potencial do jovem pode ser dada pela multa rescisória: quem quiser tirá-lo do Barça terá de pagar 30 milhões de euros (algo em torno de R$ 67 milhões). Além do bom futebol que Jonathan vem apresentando, o fato dele ter conseguido o passaporte espanhol durante a temporada 2008-2009 também colaborou para a decisão dos dirigentes. Foi justamente por conta do documento que ele pôde integrar a equipe principal blaugrana, pois deixou de ser considerado estrangeiro.

O mexicano foi chamado por Guardiola pela primeira vez para a pré-temporada da temporada 2009-2010, feita na Inglaterra, e para uma turnê pelos Estados Unidos. Pouco tempo depois, quase sentiu o gostinho de estar pelo menos no banco de reservas durante um jogo oficial: foi relacionado para Barcelona x Athletic Bilbao, pela Supercopa da Espanha, em agosto de 2009, mas dispensado posteriormente. A estreia viria de fato ainda naquele ano, no dia 28 de outubro. Ele substituiu a Keita aos 35 minutos do 2º tempo na vitória por 2 a 0 sobre o Cultural Leonesa, na casa do adversário, pela Copa do Rei.

Quase um mês depois, no dia 24 de novembro, Jonathan entraria em lugar de Iniesta, já nos acréscimos (47’ da 2ª etapa) de uma partida da Liga dos Campeões da Europa. O jogo em questão é Barcelona 2 x 0 Inter de Milão, pela fase de grupos, no Camp Nou. Claro que não se deve deixar de lado o fato de que o jovem mal teve tempo de tocar na bola. Mas, certamente, ele passou a ser um dos poucos jogadores que atuaram no maior campeonato de clubes do mundo antes de estrear na liga nacional.

A terceira oportunidade do mexicano vestir a camisa principal do Barça ocorreu, finalmente, no Campeonato Espanhol. Em 2 de janeiro de 2010, ele iniciou como titular no empate por 1 a 1 diante do Villarreal, também no Camp Nou – foi substituído por Iniesta aos 12’ do 2º tempo. O interesse de Guardiola no futebol de Jonathan ficou provado mais uma vez na pré-temporada 2010/2011. O treinador o utilizou em vários dos jogos amistosos que o Barça disputou na Ásia.

Aposta blaugrana
O site oficial do Barcelona, que carinhosamente chama o jogador de “o menor dos Dos Santos” (numa referência à família de boleiros), destaca o bom toque de bola e o posicionamento de Jonathan em campo.

Em outras palavras, deixa claro que, familiares famosos e polêmicas com a seleção à parte, os torcedores do Barça devem estar começando a conhecer um futuro ídolo. Ou mais uma peça da máquina de revelar talentos, que parece nunca parar.

Texto de Rodrigo Gasparini

Jonathan dos Santos
Nome completo: Jonathan dos Santos Ramírez
Data de nascimento:26/04/1990
Posição: Meia-Atacante
Altura: 1m72
Peso: 74 kg
Clube: Barcelona

Um comentário:

  1. Lindos os dois irmaos, continuem a trabalhar que o vosso tempo chegara com muita força. ainda ouvirao os melhores jogadores, os irmaos SANTOS

    ResponderExcluir