quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Venceu, mas não convenceu

Jogada de Jesus Navas e gol de David Silva: mais uma vez, a Espanha joga mal após Copa do Mundo (reuters)

Após ser goleada por Portugal no último compromisso de 2010, a Espanha entrou em campo contra a Colômbia querendo justificar o título de campeã mundial. Contra os Cafeteros, a Fúria voltou a jogar um futebol de baixo escalão, mas conseguiu a vitória nos minutos finais com gol de David Silva, após cruzamento de Jesus Navas. Casillas ainda chegou a salvar a Espanha de um tropeço em Madrid no final da partida, após defender um belo chute de Rodallega, que deu um trabalho enorme a Piqué.

Villa perdeu novamente a chance de superar Raúl e tornar-se o recordista de gols com a camisa roja (El Guaje e Raúl têm 44 gols). O Guaje, em noite fraca tecnicamente, desperdiçou duas boas chances de fazer história, mas viu a trave e o goleiro Ospina evitarem seu tento. Se o atacante asturiano não conseguiu o que queria, Casillas cumpriu sua parte. O goleiro merengue foi titular durante os 90 minutos e superou Andoni Zubizarreta como o jogador que mais vezes vestiu a camisa roja - contando também as partidas disputadas nas divisões de base. Casillas não só superou mais um recorde, como foi um dos grandes nomes da partida. El Capitán evitou, pelo menos, três gols colombianos na segunda etapa, em constantes ataques de Guarín, Rodallega e o herculino Abel Aguillar.

Vicente Del Bosque foi a campo com a base que conquistou a Copa do Mundo. À exceção de Puyol, que está lesionado e foi substituído por Raúl Albiol, todos os outros 10 jogadores disputaram a final contra a Holanda. Porém, dessa vez, Del Bosque montou a Fúria num 4-3-3, com Iniesta e Pedro abertos pelas pontas. Pedro chegou até ser o destaque na primeira etapa, mas Iniesta fez uma partida abaixo da média (mas ainda assim, o único lance de perigo da Espanha no primeiro tempo foi em jogada do oito blaugrana). A Espanha priorizou muito a posse de bola (chegou a ter 76%), mas não conseguiu capitalizar essa alta posse em oportunidades de gols. Com um meio-campo técnico e criativo, mas não driblador, formado por Busquets, Xabi Alonso e Xavi, a Espanha pouco levou perigo ao gol de Ospina.

No segundo tempo, uma série de mexidas de Del Bosque começou a mudar a postura dos jogadores rojos. A começar pela trocas entre Cazorla por Xavi e Jesus Navas por Iniesta, que saiu ovacionado pelos aficionados presentes no Bernabéu. A entrada do jogador amarillo deu mais mobilidade ao jogo espanhol, que parecia preso com os maestros Xavi e Xabi Alonso juntos. Pedro passou a jogar mais na esquerda e Jesus Navas na direita, caindo nas costas de Pablo Armero, que subia ao ataque sempre com perigo na esquerda.

A mudança na postura foi nítido, mas faltava ainda ser mais incisivo. A Colômbia, por sua vez, crescia na partida e Piqué, Albiol e, principalmente, Casillas passaram a trabalhar em dobro. A mudança mais providencial foi quando Del Bosque sacou Xabi Alonso para colocar David Silva. Com gás novo em campo, a Espanha passou a jogar mais em contra-ataque e arriscar de fora da área. Mais participativo do que o jogador do Real Madrid, David Silva tornou-se o herói da partida. Após receber de Cazorla, Jesus Navas, em sua típica jogada individual, "sambou" na frente de Armero, levou para linha de fundo e cruzou para o desvio do jogador citizen, que venceu Ospina e aliviou a torcida roja, que já começava a ficar impaciente.

No final do jogo, Vicente Del Bosque foi seco ao ser perguntado por uma repórter da TVE sobre a postura de seus comandados na partida: "Não fizemos uma boa partida, mas o que importa é jogar bem nas eliminatórias", argumentou. A bem da verdade, o treinador madrileño tem parcela de razão, mas vale lembrar que os adversários enfrentados nas Eliminatóriras para a Euro de 2012 foram, com exceção da Escócia, de extremo baixo nível (Liechtenstein, Escócia e Lituania), diferentemente dos enfrentados nos amistosos pós-Copa (México, Argentina e Portugal), onde a a seleção só foi sair vitoriosa de campo hoje.

Um comentário: