quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A ilusão veste branco e azul

Reforços dos últimos dias de mercado deixam o Espanyol mais forte para brigar por Champions League (Diário Sport)

Na 5ª colocação do campeonato com 31 pontos, o Espanyol sonha. A equipe da Catalunha tem a mesma pontuação do Levante, que passa uma imagem a cada rodada que não irá suportar o ritmo do segundo turno. Enquanto os azulgrenás pontuaram duas vezes em janeiro, os péricos fizeram oito pontos, o que fez valer a ilusão de voltar a disputar a principal competição europeia 47 anos depois. À época, na extinta Copa dos Campeões, a segunda principal equipe de Barcelona caiu justamente para a principal. Nas quartas-de-finais da competição, o Espanyol foi eliminado pelo Barcelona, após perder por 1 x 0 tanto no Camp Nou quanto no ex-Montjuic.

O momento atual do Espanyol é semelhante ao vivido na temporada passada. Na ocasião, entretanto, a ambição blanquiazul caiu por água abaixo justamente no mercado de verão. Por motivos econômicos, a diretoria foi seduzida pelas propostas do futebol italiano e, sem escolhas, acabou tendo que vender duas peças importantes no esquema de Pochettino. Víctor Ruíz e Didac Vilà rumaram a Napoli e Milan, respectivamente, resultando nas entradas de Amat e Baena, que comprometeram em jogos importantes da equipe. Assim, o segundo turno dos periquitos foi abaixo da média, deixando o time fora da Europa mais uma vez.

Um ano depois, a diretoria agiu de maneira positiva. Aprendeu a lição de casa e reforçou a equipe bem. São três reforços, em especial, que ilusionam a torcida. Após perder Álvaro Vázquez, Sérgio García e Pandiani por lesão, Maurício Pochettino ficou sem centroavante no elenco por duas partidas. Contra Granada e Mallorca, o Espanyol venceu por 3 x 0 e 1 x 0. O presente veio no dia 30, penúltimo dia de mercado. A cúpula blanquiazul viajou até Milão para fechar um empréstimo de seis meses com o brasileiro Phillipe Coutinho, reforço mais comemorado pela torcida. O jovem tem talento e surgiu no Vasco como um meteoro. Ainda não explodiu, mas é jovem. O "nuevo Zico", como apelidou os aficionados em sua apresentação, chega para ser titular.

A diretoria também mostrou esperteza. Aproveitando o péssimo momento vivido pelo Neuchatel, clube da Suiça, trouxe outras duas peças importantes para setores carentes da equipe. Assim, fechou com Kalu Uche e Víctor Sánchez, canterano do Barcelona que fez uma boa Liga Espanhola com Xerez e Getafe nas últimas duas temporadas. Polivalente, pode atuar em qualquer setor da zaga, mas deve jogar na lateral esquerda, com Didac, que retornou no verão, sendo deslocado à zaga no lugar de Héctor Moreno.

Pochettino já tinha uma equipe guerreira em suas mãos, que chegou a parar o Barcelona no início do mês passado. Hoje, os péricos são fortes suficientes para disputar com Atlético de Madrid, Athletic Bilbao e Málaga, três dos concorrentes mais forte, a última vaga na próxima Liga dos Campeões (visto que Real Madrid, Barcelona e Valencia já estão praticamente garantidos). Sobretudo na parte ofensiva, há muita pólvora para queimar. Coutinho chega para ser (sem comparações) uma espécie de Iniesta para o Espanyol. "A bola no meio-campo vai rodar pelo seu pé. É um especialista em assistência", já avisou o treinador argentino. Kalu Uche, por sua vez, já demonstrou no Almería que é um goleador de confiança. Foram 34 gols em três temporadas. Vale lembrar que, quando os lesionados voltarem aos gramados, espera-se muita competência na briga por uma vaga.

O esquema utilizado por Pochettino é o 4-2-3-1 e mesmo com muitos jogadores de frente é difícil pensar no argentino abdicando do módulo tático que ele utiliza há quatro temporadas. Hipoteticamente, pode jogar no 4-4-2 ou no 4-3-3 quando Sérgio García e Álvaro Vázquez voltarem. Na parte defensiva, nada deve mudar. No primeiro esquema, o meio-campo ficaria com Romaric e Forlín protegendo a zaga, com o último saindo mais pro jogo, e Coutinho e Verdú mais à frente. Assim, Sérgio García, Uche e Álvaro disputariam duas posições. O esquema mais adequado, na opinião deste colunista, seria o segundo. Com três meio-campistas e três atacantes, Forlín sentaria no banco de reservas e, no ataque, García e Álvaro jogariam nos flancos com Uche enfiado entre os zagueiros rivais.

O diretor esportivo Ramón Planes destacou a paciência que o clube teve para se reforçar: "agimos como um caçador que espera pela sua presa. Com calma, fechamos com três excelentes reforços à custo-zero." O novo Espanyol, assim podemos dizer, cria uma expectativa que, há tempos, o torcedor, acostumado a ver o rival comemorar muitos títulos, não está acostumado. O primeiro teste de fogo já é no próximo final de semana. Vai ao País Basco visitar o Athletic Bilbao, num confronto direto pela Champions. Agora, falta cumprir às expectativas. A Europa, antes apenas um projeto, pode se converter em realidade ao final da temporada. Basta querer. Potencial a equipe tem.

4 comentários:

  1. Coutinho joga esse final de semana jah ?

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente, sim. Não li nada sobre falta de documentação, o que impede de jogar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, mas tanto o Bilbao, quando o Atlético, são times mais fortes que estão jogando um futebol mais atrativo. Dos 3, acredito mais no Bilbao.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. De fato, Athletic Bilbao e Atlético de Madrid têm elencos superiores ao do Espanyol. Vai ser difícil, mas os péricos têm condições de copar uma vaga.

    Mas minha aposta hoje seria o Atléti.

    Abraço!

    ResponderExcluir