segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

25ª rodada: Sobrevida

Na raça, o Levante triunfou em Barcelona contra o Espanyol e voltou ao quarto lugar (getty images)

Espanyol 1x2 Levante
Com o Real Madrid dando a cada rodada mostras de que não vai mesmo perder a Liga, a maior graça do Campeonato Espanhol fica na disputa por vagas na Champions League. E o Levante, numa demonstração à Brasileirão 2011, ganhou uma sobrevida na disputa e chutou os rumores de que não iria disputar mais nada. A excelente vitória em Barcelona ante um adversário direto que, há uma semana, havia roubado o quarto lugar despacha a sequência negativa de oito jogos sem vitória. A exemplo do Sevilla, os azulgrenás ressuscitaram no momento ideal: o gol da vitória saiu aos 44 minutos do segundo tempo, em falta cobrada por Rubén Suárez que, ironicamente, desviou em Verdú, um dos melhores em campo, e matou Casilla. Entretanto, vale deixar claro, que o futebol praticado pela equipe de Juan Ignácio Martínez pouco lembrou o do primeiro semestre. Pegado e abusando de faltas bobas, a vitória parece ter vindo na formalidade.

Enquanto isso, o Espanyol lamenta. Os quase 70% de posse de bola acabaram que não valeu por nada. Justamente quando a equipe parece ter feito uma de suas melhores partidas na temporada a vitória não veio. Ademais, os péricos, tão acostumado a pipocar na hora H (a temporada passada é um exemplo), ratificaram, pelo menos na rodada, a alcunha de Cavalo Paraguaio de La Liga que vem recebendo há algumas temporadas. O quarteto ofensivo (Coutinho, Verdú, Weiss e Álvaro) se comportou bem, com destaque para o eslovaco, que já há algumas rodadas vem rendendo em ótivo nível. A velocidade com a qual impõe em suas rodadas cansa o lateral direito adversário que, no caso de Pablo López do Levante, é obrigado a cometer faltas a todo momento. Em uma dessas, Verdú cruzou e Uche empatou a partida, que logo viria a ser desempatada. Pochettino lamentou, mas, de fato, é pensar nas próximas rodadas. O Espanyol vai pelo caminho certo, mas precisa parar de perder pontos bobos e matar a partida quando possível, se quiser disputar a próxima Champions League.

Valencia 1x2 Sevilla
O Valencia voltou a perder atuando no Mestalla e vê a terceira colocação à perigo. Hoje, pensar no Valencia junto com Barcelona e Real Madrid na próxima LC não é mais unanimidade nenhuma. Os chés chegaram a estar à frente do placar com um chutaço de Tino Costa, cada vez melhor, mas sucumbiram diante de um Sevilla que ofereceu sua melhor versão na temporada ao estádio valencianista. Unai Emery reconheceu a má partida de sua equipe na coletiva e definiu como "baque futebolístico" o que aconteceu após o gol de Medel. Enquanto isso, o Sevilla ressurge e volta a pensar em Liga Europa. As boas partidas de Rakitic, Jesus Navas, Reyes, Negredo e Kanouté, sobretudo, levaram pesadelo ao quarteto defensivo blanquinegro. Jordi Alba, por exemplo, pouco subiu e ajudou nas jogadas ofensivas a partir do controle total do jogo do Sevilla.

No duelo dos artilheiros convocados para a seleção, Soldado e Negredo, quem brilhou foi um outro convocado de Del Bosque: Jesús Navas. Alguns chegaram a criticar o treinador madrileño pela convocação do extremo direito, mas ele respondeu com o que melhor sabe fazer. A ótima atuação no Mestalla foi, acima de tudo, decisiva: assistência para Medel e gol que decretou a virada, após raça de Kanouté, que ganhou uma bola na linha de fundo quase perdida. O malinês recupera seu bom futebol num momento ideal. Míchel aposta no 4-4-2 e o camisa 12 será crucial para o andamento da tática. Entretanto, o treinador recebeu uma péssima notícia hoje de manhã. Álvaro Negredo sofreu uma ruptura no tendão esquerdo e fica de fora dos gramados por 4 semanas. Curiosamente, a nova lesão vem às vésperas de um compromisso da Fúria, assim como contra o Chile, em setembro passado.

Atlético de Madrid 1x2 Barcelona
Historicamente, Atlético de Madrid e Barcelona costumam fazer jogos emocionantes e cheios de gols, principalmente no Vicente Calderón. O do final de semana teve três, mas não faltou emoção. A escalação inicial de Guardiola mostrou duas coisas: 1) o treinador parece disposto a brigar pela Liga (parecia, explico mais à frente); 2) Piqué é reserva. O onze de gala teve, após quase dois meses, Xavi, Iniesta, Fàbregas, Messi e Alexis Sánchez juntos, mas um fato chamou a atenção: Mascherano formou a dupla de zaga ao lado de Puyol, dando a entender que tornou-se o dono da posição. De fato, o argentino que virou de vez zagueiro faz uma temporada superior ao camisa 3. Porém, é só Guardiola relegar o namorado de Shakira ao banco para especulações serem criadas. O Marca, por exemplo, já diz que houve uma briga entre os dois no vestiário e que, insatisfeito, o zagueiro estaria à caça de um novo clube para a próxima temporada. O boato aparece no exato momento em que especulações fortes sobre uma possível contratação de Thiago Silva aparece na imprensa catalã.

Após a partida, definida por um golaço de falta de Messi, Guardiola jogou a toalha: "do Real Madrid, ninguém tira mais essa taça". Simeone, por sua vez, foi irônico e destacou a atuação do árbitro Pérez Lassa, que deixou de assinalar um pênalti claro de Busquets no final da partida e de expulsar Daniel Alves por um carrinho em Godín (logo após o lance, Guardiola substituiu o brasileiro por Cuenca para se precaver). Talvez o empate teria sido o resultado mais justo. O Barcelona controlou o Atléti no primeiro tempo, chegando a ter 82% da posse de bola, mas teve uma queda nítida de rendimento na segunda etapa, quando Falcão empatou no começo da partida. Simeone definiu bem: "o empate teria sido mais justo, mas uma genialidade (de Messi) definiu a partida".

Málaga 5x1 Zaragoza
Foi provisório, mas o Málaga sentiu um gostinho de ficar na zona de LC. Quando os malagueses pareciam que iam espanyolzar, deslancharam. O Zaragoza ratifica a má sorte que está tendo na maioria dos confronto. O comandados de Manolo Jiménez controlavam as ações da partida quando estava um a um, pareciam mais próximos do gol do que o adversário, mas um erro individual permitiu ao Málaga sair atrás da goleada. O gol contra de Da Silva foi sentido pela equipe, que não resistiu e sofreu mais três, em sequência: Demichelis, Isco Román e Rondón.

O jovem merece um capítulo à parte. Após iniciar a temporada num nível inferior, tornou-se incógnita e teve sua titularidade em xeque. Entretanto, os últimos jogos, em especial, mostram o porquê de Pellegrinni sempre ter apostado em Isco e tarimba o fato de, há dois anos, ter sido eleito pelo Marca como uma das maiores promessas do futebol espanhol. Centralizado na linha de três do 4-2-3-1, não tem deixado desperdiçar sua bom visão de jogo e seu chute. A assistência ao tento de Rondón, auxiliado pelo canterano valenciano, exemplifica isso.

Rayo Vallecano 0x1 Real Madrid
É no improviso que você vê que um jogador é craque. Cristiano Ronaldo não precisa provar mais nada, mas não se cansa. Quando Özil cobrou escanteio e a bola sobrou para o português, que estava de costas para o gol de Joel, haviam três jogadores protegendo a retaguarda do ex-Atlético de Madrid. Além disso, Pepe e Callejón estavam mais à frente do gajo e em melhores condições de finalizações. Numa genialidade, entretanto, o Pichichi do campeonato resolveu dar de calcanhar na bola. E, contando, também, com a sorte, venceu Joel, dando mais três pontos importantíssimo ao Real Madrid. Os franjiroyos tem o que lamentar. Jogaram bem, marcaram forte e duro, tiveram chances de marcar, mas pecaram ao extremo nas finalizações. Diego Costa, Michu e Armenteros erraram muitos chutes frente a Casillas.

A partida colocou em evidência novamente o trabalho dos árbitros. Pelo menos um cartão vermelho era para ter aparecido no lado merengue. Sergio Ramos abusou das faltas e chegou a cotovelar o rosto de Diego Costa. Além disso, o brasileiro também sofreu um pênalti claro de Pepe que Fernando Borbalánz não assinalou. Para completar a trica, Michu foi injustamente expulso por falta em Khedira. À primeira vista, até pareceu uma falta dura, digna de vermelho, mas o replay revelou que o meio-campista tocou na bola e o volante alemão se jogou. Obviamente, o colegiado foi bastante criticado. Ramón Sandoval, treinador do Rayo, disparou: "assim fica muito complicado vencer o Real Madrid".

Osasuna 2x1 Granada
As atenções estão voltadas mais a Atlético de Madrid, Athletic Bilbao, Málaga e Espanyol, mas o Osasuna não pode ser subestimado. Comendo pelas beiradas, de grão em grão, os rojillos aproximam-se muito do quarto colocado. Com o triunfo ante o Granada, ficou a apenas 1 ponto da principal competição do velho continente. Surpreende, não só a classificação, como o rendimento rojillo. Mendilibar consertou a zaga, que mostra muito bom comportamento, e coloca a equipe para jogar no contra-ataque. A solidez defensiva chama a atenção em relação à equipe que foi a terceira mais vazada do campeonato passado. O Granada, que parecia num bom rumo com Abel Resino, sofre a segunda derrota consecutiva e volta a ver de perto o inferno do rebaixamento.

Villarreal 2x2 Athletic Bilbao
Num dos melhores jogos da rodada, Villarreal e Athletic Bilbao protagonizaram uma partida de grande nível. A volta às redes de Nilmar chega em momento ideal para o Submarino Amarelo. Mesmo dando mostras a cada rodada de que o desempenho no futebol melhora a cada jogo a equipe ainda passa sufoco. São três pontos apenas do Racing Santander, primeiro da zona de rebaixamento. O Athletic Bilbao, por um lado, ficou próximo de roubar a quarta colocação do Levante. Foi Susaeta virar a partida, aos 20 minutos, que Nilmar empatou dois minutos depois. Ontem, Molina surpreendeu. Seu 4-4-2 teve um Nilmar mais na preso na área adversário e Martinuccio saindo para o jogo, se movimentando. O argentino que foi emprestado pelo Fluminense fez uma boa partida e já parece adaptado à Liga BBVA.

Real Sociedad 1x0 Mallorca
Pela primeira vez na temporada, Vela e Griezmann iniciaram uma partida juntos. Não foi a melhor partida da Real Sociedad na temporada, longe disso, mas uma jogada em conjunto da dupla encerrou-se em gol de Agirretxe, que voltou a balançar as redes após seis jogos. Após a goleada ante o Villarreal, o Mallorca esqueceu do bom futebol e não levou perigo às redes de Bravo. Agora, a Real Sociedad se prepara para o duelo mais importante da temporada: o dérbi vasco ante o Athletic Bilbao, que pode mudar o rumo de sua temporada. Vencer e chegar aos 33 pontos significa brigar por Liga Europa.

Seleção da rodada
Andrés Fernández (Osasuna); Daniel Alves (Barcelona), Mascherano (Barcelona), Cata Díaz (Getafe), Casado (Rayo Vallecano); Iturraspe (Athletic Bilbao); Jesus Navas (Sevilla), Isco Román (Málaga), Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Jefferson Monteiro (Bétis), Messi (Barcelona). Treinador: Míchel (Sevilla).

2 comentários: