sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Planificando-se cedo

Guardiola passa por uma experiência negativa e começa a planificar o Barcelona para a próxima temporada mais cedo do que o costume (AP Photos)

Especulações sobre o mercado de verão costumam começar a aparecer somente no fim de abril ou início de maio, quando a temporada está chegando ao seu fim. Muitas delas, claro, não passam de "notícias para vender jornal", como costumam a apelidar aquelas especulações baratas, que acabam dando em nada. Em relação ao Barcelona, começou cedo. No início da semana, o Marca deu destaque a uma possível negociação dos azulgrenás junto ao Milan por Thiago Silva. Chama a atenção o fato do periódico, que é conhecido por cobrir as equipes de Madrid, ter dado a notícia primeiro em relação ao Mundo Deportivo e Diário Sport, jornais da Catalunha.

Com poucas opções para a defesa, Guardiola vai atrás de reforços para o setor no mercado de verão e o primeiro nome da lista é justamente o do brasileiro do Milan. No entanto, a negociação não é nem um pouco fácil. O jogador é visto como fundamental no Milan e já foi apontado por diversos companheiros, ex-jogadores e até dirigentes como um possível novo Paolo Maldini ou Franco Baresi. Ainda assim, o Barcelona não desiste. O preço pedido para que as conversas se iniciem, no entanto, é alto: 30 milhões de euros.

Soa como curiosidade o fato do Barcelona ir atrás de Thiago Silva para, entre outros fatores, rejuvenescer sua defesa. De acordo com o Marca, Pep vê com bons olhos uma futura parceria do Monstro com Piqué. Paralelamente ao desejo do treinador, joga contra o fato do zagueiro espanhol estar fazendo uma temporada muito abaixo da média. Ainda não adaptado à linha de três, quando joga mais na cobertura e fica exposto ao contra-ataque e a velocidade do atacante rival, Piqué não parece nem de longe o zagueiro que por três temporadas consecutivas vem sendo eleito pela Fifa um dos três melhores do mundo. Além disso, Puyol faz uma temporada irretocável. Hoje, é o melhor zagueiro do elenco blaugrana.

A ideia de Guardiola é contratar um zagueiro de alto nível, já que, para a posição, ele conta apenas com seus dois titulares. Os outros que atuam por ali quando algum deles está machucado jogam improvisados, como Busquets, Mascherano e Abidal. Caso a transferência de Thiago não dê certo, o francês Adil Rami, do Valencia, é considerado o plano B. Outros dois nomes em pauta são Neymar e Gareth Bale, do Tottenham. Andrés Villas-Boas afirmou numa coletiva recente que o Chelsea foi atrás da contratação do brasileiro, mas que seu futuro já está selado. Não revelou o clube, mas este parece ser o Barcelona. O mistério é para quando. A cúpula azulgrená o quer para depois dos Jogos Olímpicos de Londres.

Talvez, o nome de Bale pode parecer como forçado. Atualmente, seja no 4-3-3 ou no 3-4-3, o destaque do Tottenham na temporada não teria espaços no onze inicial. Vale lembrar que o galês não joga mais de lateral há um bom tempo, tendo que, em uma iminente ida à Catalunha, disputar uma posição com Iniesta. Aí entra o porquê da preferência de Guardiola. É sabido por todos que El Albino convive com lesões musculares. Só em 2011/2012 foram três. Bale seria uma reposição de nome para suprir as ausências de Iniesta.

Trazer os três será difícil. Caso as duas contratações se concretizem, os culés gastarão cerca de 130 milhões de euros somente na dupla, fora o preço de Neymar, bastante alto. Mas a aposta é que o mercado vai ser bastante movimentado. Guardiola está passando por uma experiência negativa que pode servir de aprendizado: lesões à rodo redimesionando uma temporada que tinha tudo para ser perfeita (os 14 jogadores à disposição para uma semifinal de Copa do Rei é a prova). A Liga está indo por água abaixo a cada rodada e a UCL, apesar de favorito, vai depender do físico do elenco. Hoje, o Real Madrid está mais preparado.

Copa del Rey
O Barcelona venceu o Valencia por 2 x 0 e avançou à final. Os blaugranas se vingaram da eliminação de 2007/2008 e irão reencontrar o Athletic Bilbao, rival de três temporadas atrás. Ao contrário daquela noite de Valencia, onde o Barcelona era muito favorito, o atual momento das duas equipes diminui um pouco o favoritismo barcelonista. Mas até chegar o dia da final (ainda indefinido) muito água irá rolar.

2 comentários:

  1. Acho que poderiam ir atrás de opções mais baratas. Quem procura, acha!

    ResponderExcluir
  2. Ao meu ver, para reforçar uma equipe como o Barcelona, há poucas, ou remotas, opções baratas à disposição no mercado.
    Abraço!

    ResponderExcluir