sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sob risco

Fernando Amorebieta brinca. O Athletic Bilbao tem treinado sob neve há dois dias (El País)

Num jogo de filiais, Villarreal B e Barcelona B abriram o "final de semana" de futebol espanhol. No Ciudad Deportiva de Villarreal, cerca de 800 espectadores assistiram ao empate de 0 x 0 entre as duas equipes, o que mantém o Submarino Amarelo com riscos de rebaixamento e os blaugranas, ainda que continuem sem triunfar fora do Mini Estádi, no meio da tabela. Pelo menos em Castilla e Leão o frio não impediu que o jogo fosse disputado, mas os jogos de sábado e domingo pela Liga BBVA, Liga Adelante e Segunda División B estão pendentes do termômetro.

O temporal previsto para as próximas horas abre a possibilidade de que algumas partidas sejam canceladas. À primeira vista, a intenção e previsão da LFP é que todos os encontros sejam realizados com normalidades, mas os diretores da federação estão esperando uma evolução (improvável, vale o adendo) das condições climáticas. Na Itália e Inglaterra, o problema já é antigo. No país da Bota, quatro jogos foram adiados devido ao forte frio que assola o norte e leva muita neve à região. Na Alemanha, por exemplo, para evitar esse tipo de "constragimento" há uma pausa no campeonato entre janeiro e fevereiro.

Apesar da neve que tem caído nos últimos dias, sobretudo no norte espanhol, não há previsão de fechamento de aeroportos ou cancelamentos de voos. Sendo assim, não há a menor preocupação dos clubes da primeira divisão de adiar seus compromissos. O único obstáculo será a neve. Nesse caso, a partida que mais preocupa é no San Mamés, entre Athletic Bilbao x Espanyol. Justamente um dos principais jogos da rodada. Os bascos, como mostrado na foto que inicia o texto, vêm treinado há dois dias sob neve, que deve continuar na hora do duelo (18h, horário de Madrid; 15 h, horário de brasília). Fontes do clube adiantaram que, se as condições climáticas não piorarem, o gramado estará em condições de disputa, devido ao magnífico trabalho de drenagem feito na Catedral.

Zaragoza e Madrid também são estados em alerta. Não pela neve, nesse caso, mas pelo frio. No La Romareda, no jogo entre Zaragoza x Rayo Vallecano, espera-se uma sensação términa de -25ºC, com fortes rajadas de ventos. No Coliseum, no mini dérbi entre Getafe x Real Madrid, a ameação é o gelo, já que o estádio azulón encontra-se "abandonado" em relação aos outros estádios da cidade. No Vicente Calderón, local de Atlético de Madrid x Valencia, preocupa o fato do gramado não estar em melhores condições. O árbitro, entretanto, é quem decidirá se haverá confronto ou não.

As situações mais críticas estão na Liga Adelante. Como a maioria das equipes viajam a outros estados pelas estradas espanholas, pode atrapalhar o fato de ter alguns acessos bloqueados ou o engarrafamento atrasar suas respectivas chegadas a tempo. Os três jogos em situação de perigo podem afetar duas equipes catalães: o Sabadell, que joga em Huesca, e o Gimnàstic de Tarragona, que viaja a Valladolid. O outro jogo sob risco de adiamento é Numancia x Alcoyano. Em 2010, um jogo entre Real Unión x Albacete foi cancelado devido aos -8ºC que fazia em Soria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário