terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

23ª rodada: Game over, Barcelona?

Pamplona: na mesma cidade onde o Real Madrid perdeu o título na temporada passada, o Barcelona parece ter dado adeus à taça (getty images)

Osasuna 3x2 Barcelona
A fraca temporada do time de Pep Guardiola como visitante continuou em Pamplona, onde os azulgrenás foram derrotados. Depois de muitos jogos em poucos dias, Guardiola decidiu dar minutos aos mais jovens, mas o frio e o Osasuna fizeram com que a vitória virasse missão impossível. Em um excelente jogo deLekic, que marcou dois gols, e do volante Raúl García, que esteve espetacular o jogo inteiro, o Barcelona teve muitas dificuldades para impor seu jogo. Está claro que alguns jogadores, como Piqué ou Daniel Alves, estão longe de sua melhor forma, e isto tem custado caro ao Barcelona no torneio da consistência.

Real Madrid 4x2 Levante
Os merengues recebiam o Levante, time revelação no começo da temporada, mas que agora está passando por uma fase complicada. Os levantinistas marcaram primeiro e jogaram uma ótima partida, mas ficaram com 10 jogadores depois de um pênalti bobo ainda no primeiro tempo, e sofreram uma implacável atuação de Cristiano Ronaldo, que fez três gols fantásticos. Dado que o Real Madrid até agora apenas perdeu 8 pontos no campeonato, parece complicado que o Barcelona consiga vencer este título. Os madridistas teriam que errar muito nas próximas rodadas, o que parece pouco provável. A estas alturas de campeonato, a maior virada da história foi do Valencia sobre o Real Madrid em 2004, quando os chés estavam 8 pontos atrás dos merengues. Muito difícil para o Barça.

Espanyol 0x2 Zaragoza
Zebraça no Cornellá El-Prat. Com apenas 12 pontos em 20 jogos, o time aragonês era, além de o lanterna, o pior time dos sete principais campeonatos europeus esta temporada. Jogava fora de casa contra o Espanyol, que ocupa a quinta colocação e que vem jogando impressionantemente bem desde novembro. O jogo foi divertido, mas o Espanyol mostrou que o time, muito competente, é porém muito inexperiente também. Os mandantes perderam várias chances claríssimas no primeiro tempo, levaram um gol de bola parada na metade do segundo e não conseguiram superar os nervos de ir atrás no marcador. O Zaragoza recebe um pouco de oxigênio para seguir lutando, mas ainda está muito longe da salvação.

Valencia 4x0 Sporting Gijón
A boa temporada de Jonas foi reforçada com mais dois gols. Os valencianistas mantém a terceira posição com muito conforto, o que garante uma vaga para a Champions League da temporada que vem. Apesar dos contínuos questionamentos, Unai Emery consegue tirar muito do elenco atual, mas sabemos que os torcedores de Valencia não são fáceis de satisfazer. O Sporting Gijón, por sua vez, mostra uma imagem sofrível e não ofereceu resistência aos donos da casa. Ontem, a cúpula rojiblanca anunciou o nome do ex-treinador da seleção espanhol Javier Clemente para tentar tirar o time do descenso. Sobre o tema, falaremos mais ainda nesta semana.

Racing Santander 0x0 Atlético de Madrid
O time de Simeone poderia ter feito cinco gols. Uma chance após outra, o goleiro Toño ou as traves evitaram o gol, frustrando o torcedor colchonero, que viu como o time perdia uma excelente oportunidade de chegar perto das vagas que dão acesso às competições europeias. Levante, Athletic e Espanyol foram derrotados nesta rodada, mas o Atleti não conseguiu somar três pontos que realmente mereceu pelo jogo mostrado. Falcão García, muito ativo, perdeu um gol feito, que não costuma desperdiçar. Se Simeone acertar com o ataque, o Atleti dará muito trabalho, já que há seis jogos que ninguém faz gol na equipe do Manzanares.

Rayo Vallecano 2x0 Getafe
O terceiro time de Madrid é o Rayo Vallecano. No duelo contra o Getafe, os rayistas venceram com clareza mas com uma mãozinha do árbitro também, ultrapassando os azulones na classificação. O brasileiro Diego Costa, que estava esquecido no banco do Atlético, já mostrou que deve ser uma das melhores contratações da janela de inverno europeu, e com seu segundo gol e uma boa apresentação ajudou ao time de Vallecas a vencer e ficar na parte tranquila da tabela. O Getafe, que estava em uma sequência boa, não deve se preocupar por enquanto. Ambos os times estão fazendo uma temporada bem razoável. Agora, os torcedores do time de Vallecas já visam o dérbi de daqui a três semanas contra o Real Madrid, no estádio Vallecas.

Real Sociedad 2x0 Sevilla
Foi sem sorte a volta de Míchel. O ex-jogador do Real Madrid e ex-treinador do Getafe, que acabou de chegar a Sevilla, começou com pé esquerdo esta nova fase como treinador da equipe sevillista. Depois dos resultados ruins desta primeira metade da temporada, o clima está tenso entre os torcedores e o time, e já no primeiro treino Míchel teve que expulsar dois jogadores titulares (o volante chileno Medel e zagueiro Spahic) da sessão por brigarem. Punidos, eles não jogaram este domingo contra a Real Sociedad, o que não ajudou. Depois da derrota em San Sebastián, o Sevilla ficou ainda mais longe da parte nobre da tabela, enquanto a Real Sociedad, que mantém uma performance surpreendente desde o começo da temporada (nunca se sabe quando vai ganhar de cinco ou quando vai levar seis) está já em boa situação para levar a vida com mais calma.

Bétis 2x1 Athletic Bilbao
Os leones se classificaram para a final da Copa do Rei no meio da semana, mas a festa de comemoração foi das boas e isso ficou claro na partida em Sevilla. O primeiro tempo foi competido, mas no segundo o Athletic perdeu a energia, ficou metido no próprio campo tentando segurar um pontinho e terminou levando o gol da derrota no último minuto do jogo. Os bilbaínos podem se orgulhecer da temporada que o time de Bielsa está fazendo, mas ainda dá a impressão de que este elenco pode fazer mais.

Málaga 3x1 Mallorca
Pellegrini ganha tempo. O dia depois de o técnico chileno cumprir 50 anos, os jogadores deram um excelente presente para don Manuel, vencendo uma partida com clareza pela primeira vez em quase dois meses. Mais um gol importante do atacante argentino Seba Fernández, que finalmente está mostrando serviço. Foi chave no jogo e o Málaga finalmente se divertiu e curtiu um jogo em La Rosaleda. Agora devemos esperar para ver se os malaguistas atingem a consistência necessária para jogar em Europa na temporada próxima.

Villarreal 2x1 Granada
O Villarreal acordou. E derrotando o Mallorca em uma excelente partida de Borja Valero, mostra que não tinha esquecido de jogar bola. Um time com tanto talento não pode ficar todo esse tempo na zona de rebaixamento e parece que José Molina já fez bom progresso e recuperou a vontade de jogar dos amarillos.

Seleção da rodada
Toño (Racing Santander); Nelson (Bétis), Da Silva (Zaragoza), Mathieu (Valencia); Raúl García (Osasuna), Toulalan (Málaga), Beñat (Bétis), Isco (Málaga); Lekic (Osasuna), Michu (Rayo Vallecano), Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Treinador: José Luis Mendillibar (Osasuna).

Nenhum comentário:

Postar um comentário