sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Coragem para mudar

Del Bosque lamentou, mas foi obrigado a não convocar Fernando Torres, evidenciando que o jogador não é mais seu plano A na Euro (reuters)

Na Copa do Mundo, Vicente Del Bosque teve medo de constatar a óbvia superioridade de Pedro e Llorente sobre um Fernando Torres para lá de omisso. Em benefício de uma tática que desse mais espaço para Villa jogar pelos flancos do campo, onde mais brilhou na competição da África do Sul, relegou ao banco, injustamente, o centroavante do Athletic Bilbao, que havia feito uma temporada superior a de El Niño e, além disso, havia jogado melhor nos amistosos pré-Copa. A fase negra do à época atacante do Liverpool levou o treinador campeão europeu pelo Real Madrid a fazer algo que não estava em seus planos: mudar o posicionamento de Villa, escalando Pedro, e levando Torres ao banco de reservas.

Foi assim contra Alemanha e Holanda, nos dois jogos finais da Fúria no caminho à taça. Villa, antes com mais liberdade, passara a ser a referência de Xavi, Iniesta e Xabi Alonso, enquanto Pedro passara a atuar à Villa. O canário não decepcionou (excluindo o fato do lance individualista e com um toque de inexperiência contra a Alemanha - que, ironicamente, poderia acabar em gol de Fernando Torres, que acabara de entrar no lugar do Guaje), mas não fora tão decisivo quanto o camisa sete, autor do gol da classificação contra Paraguai e Portugal. O barcelonista, por sua vez, teve uma queda no rendimento. Muito preso aos zagueiros adversários, não marcou em nenhuma das duas partidas, tendo uma chance real de comemorar um tento somente na final.

Hoje, ao revelar a lista de convocados para o amistoso contra a Venezuela, que será disputada na quarta que vem, em Málaga, Del Bosque evidencia que Fernando Torres não é mais seu plano A. E, também, que o medo de não escalá-lo já passou: se for preciso, como contra Inglaterra, República Tcheca e Escócia, em 2011, até improvisar David Silva e Fàbregas como falso nove vale mais a pena. Na coletiva, comentou a não convocação do atacante do Chelsea. "Torres não está bem. Me doeu deixar de fora, mas não posso ser injusto com quem está melhor no momento e merece convocação", disse, referindo-se a Llorente, que já é convocado, e Soldado, este convocado pela primeira vez em cinco anos, a primeira com Del Bosque.

O treinador deixou claro que "a lista é uma base para a Euro, mas não é definitiva". Ou seja: a volta de Torres é plausível, mas El Niño terá que suar. Soldado e Llorente, atualmente, fazem temporadas totalmente superiores a um atacante de clube top que marcou apenas 3 gols na temporada. A moral com a torcida, que o idolatrava tanto, também está caindo por água abaixo. Em enquete do Marca, 89% concordaram com a ação do treinador de não convocar Torres. É a primeira vez que o jogador fica fora, sem ser por lesão, desde 2006, quando o técnico ainda era Luis Aragonés. Com 91 jogos pela seleção, Fernando Torres tem rendimento baixo no Chelsea, onde perdeu a posição de titular mais uma vez. O atacante está há 24 partidas consecutivas sem marcar um gol.

É cedo para projetar com exatidão o futuro do canterano colchonero na seleção, mas alguns pontos têm que ser destacados. A seleção parece não ter se adaptado ao 4-3-3 com Iniesta aberto pela esquerda, Villa na referência e Silva à direita; Busquets, Xabi Alonso e Xavi não emplacaram e sentiram a ausência de Iniesta no setor; e as improvisações de Fàbregas e Silva como falso centroavante não deu certo quando a Fúria enfrentou uma seleção de nível maior (Inglaterra). Um Torres em condições faz falta. A partida contra a Venezuela vai servir para Vicente Del Bosque testar Llorente. A indefinição tática ainda prossegue. Mesmo insistindo no 4-3-3, a tática que mais deu retorno no pós-Copa foi o 4-2-3-1. Sem Villa, Llorente seria o nome perfeito para fazer a função de referência numa tática com a qual está acostumada.

Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Victor Valdés (Barcelona), Pepe Reina (Liverpool-ING);
Defensores: Álvaro Arbeloa (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Gerard Piqué (Barcelona), Carles Puyol (Barcelona), Jordi Alba (Valencia), Andoni Iraola (Athletic Bilbao), Javi Martinez (Athletic Bilbao);
Meio-campistas: Xabi Alonso (Real Madrid), Thiago Alcântara (Barcelona), Cesc Fàbregas (Barcelona), Sergio Busquets (Barcelona), Santi Cazorla (Malaga), Xavi (Barcelona), Andrés Iniesta (Barcelona);
Atacantes: David Silva (Manchester City-ING), Iker Muniain (Athletic Bilbao), Roberto Soldado (Valencia), Fernando Llorente (Athletic Bilbao), Juan Mata (Chelsea-ING), Jesus Navas (Sevilla), Alvaro Negredo (Sevilla).

3 comentários:

  1. Explicação: estive ausente neste meio de semana devido ao carnaval. Mas as atividades já retornaram ao normal.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Interessante o Del Bosque convocar o Muniain. É uma grande promessa pra Euro, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Muniain é uma grata surpresa na lista e pode sim ir a EURO.

    Acredito que o Torres ainda vai voltar a ser "aquele Torres". Ninguém desaprende nada!

    ResponderExcluir